
Economia e mercado 15 Mar
Atualização (13/03/23) - JB
Agora é oficial: após muitos rumores e vazamentos, a Huawei finalmente confirmou que a linha Huawei P60 deve ser apresentada oficialmente no dia 23 de março.
A novidade foi revelada em um teaser que está sendo compartilhado pela companhia na China, sendo que a apresentação começa às 14h30 (3h30 da madrugada em Brasília).
O evento será transmitido pelas redes sociais e rumores ainda indicam que o dobrável Mate X3 também pode ser anunciado no mesmo dia.
Quanto aos smartphones em si, rumores indicam que a Huawei usará o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 no P60 e Snapdragon 8 Gen 2 no P60 Pro, sendo que ambos também devem compartilhar o sensor principal de 50 MP.
Além disso, também devemos ter a tecnologia XMAGE, baterias na casa dos 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido de até 100W. Por enquanto, o preço segue indefinido.
Atualização (10/03/23) - JB
De acordo com novas informações que estão circulando na China, a Huawei já iniciou o processo de produção em massa da linha P60. Isso também colabora com os rumores sobre um lançamento cada vez mais próximo.
Pessoas que trabalham na linha de montagem de smartphones da Huawei dizem que a fabricante tem todas as peças necessárias em estoque. Assim, a companhia chinesa conseguirá entregar milhares de unidades no lote inicial.
Fontes afirmam que os novos P60 e P60 Pro devem ser anunciados no dia 23 de março. Por isso, a produção acelerada deve fazer com que a Huawei inicie a distribuição dos aparelhos para o varejo na próxima semana.
Por enquanto, a Huawei não comenta o assunto. Assim, salientamos que tudo deve ser considerado apenas mais um rumor do mercado.
Quanto aos smartphones, é preciso lembrar que eles devem ter processadores Snapdragon 8 Plus Gen 1 e Snapdragon 8 Gen 2, além de tecnologia XMAGE para as câmeras traseiras.
Atualização (09/03/2023) - MR
A Huawei deve lançar a tecnologia XMAGE 2.0 junto da linha Huawei P60 ainda neste mês. Ela foi introduzida com a série Mate 50 e é a solução proprietária da chinesa para imagens de alta qualidade.
O sistema XMAGE é construído em quatro pilares: sistema óptico, estrutura mecânica, tecnologia de imagem e processamento de imagem.
Segundo o informante Classmateguan, a linha Huawei P60 terá novos recursos para captura de imagem com a nova tecnologia XMAGE 2.0. Entretanto, as novidades sobre as melhorias da XMAGE 2.0 são desconhecidas, mas é certo que os usuários podem esperar fotografia avançada.
Um dos principais recursos do XMAGE é sua câmera super óptica variável, que foi introduzida primeira na linha Mate 50. Ela utiliza tecnologia de abertura variável para chegar em níveis diferentes por três sistemas ópticos. Além disso, a XMAGE traz avanços nas cores, ideal para diversos cenários de fotografia.
Segundo o informante, a linha Huawei P60 terá hardware com abertura variável, o que aumentará consideravelmente a qualidade da imagem. A série deve ser composta por três modelos: Huawei P60, Huawei P60 Pro e Huawei P60 Ultra. Os dois últimos trarão especificações ainda mais avançadas, principalmente em câmeras.
A linha Huawei P60 tem previsão para ser lançada em 23 de março e os usuários esperam ver avanços significativos em tecnologia de imagem e outras mudanças de hardware que façam a fabricante chinesa se destacar no mercado novamente.
Atualização (08/03/23) - JB
Após os rumores não se cumprirem, a linha Huawei P60 ganhou nova previsão de lançamento. Desta vez, a informação é patrocinada pelo conhecido e confiável Digital Chat Station.
Segundo o vazador, os novos flagships da Huawei podem ser anunciados entre o meio e o fim deste mês. Ele não chega a cravar uma data exata, mas há outros rumores apontando para o dia 23 de março.
Quanto aos aparelhos em si, o DCS também aposta que a Huawei usará o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 no P60 e Snapdragon 8 Gen 2 no P60 Pro, sendo que ambos também devem compartilhar o sensor principal de 50 MP.
Contudo, como a Huawei ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, salientamos que tudo deve ser considerado apenas mais um rumor do mercado.
Atualização (01/03/23) - JB
Apesar de estar quase chegando ao fim, a MWC 2023 ainda pode ser palco de um evento surpresa da Huawei. De acordo com novas informações levantadas hoje, a fabricante chinesa está preparando os últimos detalhes para possivelmente lançar a linha P60 na feira de Barcelona.
Por mais que a chinesa se mantenha em silêncio sobre o assunto, muita gente tem percebido uma movimentação intensa nos bastidores para um possível evento da Huawei.
Com isso, caso deseje realmente usar a feira para apresentar seus próximos flagships, a empresa provavelmente fará uma apresentação amanhã (2). Ou seja, no último dia do evento.
Cabe lembrar que a linha P60 deve contar com câmeras poderosas e há rumores de que o P60 Pro tenha o processador Snapdragon 8 Gen 2 sem conexão 5G.
Já o P60 tradicional passou por teste de benchmark com Snapdragon 778G e isso deixou muita gente confusa. Por isso, só nos resta aguardar o que a empresa tem preparado para amanhã.
Atualização (10/02/2023) - LR
O Huawei P60 apareceu na última semana em rumores que tentam prever detalhes sobre o design, construção e especificações técnicas do futuro carro-chefe da marca chinesa. Ao que parece, o modelo mais acessível virá equipado com a plataforma Qualcomm Snapdragon 778G com a placa de vídeo (GPU) Adreno 642L e 8 GB de memória RAM.
Segundo informações recentes, tanto o P60 quanto o P60 Pro devem ser lançados no dia 27 de fevereiro na MWC 2023, evento realizado em Barcelona, na Espanha. Assim como em outros anúncios, a marca não confirmou nenhuma especulação sobre seus próximos telefones, no entanto, relatórios de plataformas de benchmark corroboras as teses de informantes.
No Geekbench, por exemplo, o P60 obteve 550 pontos no teste com um núcleo e 2.269 no de múltiplos. É esperado que esse dispositivo traga em sua parte frontal uma tela AMOLED curva e bateria de 5.000 mAh. Curiosamente, rumores passados apontavam para a presença do chipset Snapdragon 8 Gen 2 em vez do SD 778G.
Atualização (07/02/2023) - MR
A Huawei deve lançar sua linha de flagships P60 em breve. Nos últimos anos, a fabricante chinesa sofre com os impactos após ser banida pelo governo dos Estados Unidos de negociar com companhias americanas.
A companhia prepara o lançamento da série Huawei P60 para março de 2023 na China. Ela será composta pelo Huawei P60 e Huawei P60 Pro. Um dos aparelhos da fabricante chinesa foi listado no Geekbench com numeração MNA-AL00, trazendo alguns detalhes sobre suas especificações.
Segundo o banco de dados do Geekbench, o aparelho da linha Huawei P60 virá equipado com uma plataforma Snapdragon 778G da Qualcomm, junto da GPU Adreno 642L, trazendo velocidade máxima de 2,4 GHz.
Ela é fabricada em litografia de 6 nanômetros e traz 8 GB de memória RAM. Porém, é possível que a Huawei lance o celular com mais opções de memória, enquanto o armazenamento interno deve ser de 128 GB. Na pontuação, o celular obteve 550 pontos no teste com um núcleo e 2.269 no de múltiplos.
A listagem também revela que o celular virá de fábrica com o Android 13 sob uma interface personalizada da Huawei. Anteriormente, outros vazamentos indicaram módulo triplo de câmeras na traseira, além de tela AMOLED curva. Em energia, os aparelhos devem trazer unidade de bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 100W.
Nas próximas semanas, certificações e vazamentos devem trazer maiores detalhes sobre a linha Huawei P60.
Atualização (13/01/23) - JB
Segundo rumores, o lançamento da linha Huawei P60 está mais próximo que o imaginado, uma vez que os smartphones começaram a receber as suas primeiras certificações.
Um exemplo disso é que os P60 e P60 Pro foram encontrados no banco de dados da agência de telecomunicações da China. Os aparelhos carregam as numerações LNA-AL00 e MNA-AL00, sendo que ambos não contam com conexão 5G.
Como esperado, as sanções dos Estados Unidos ainda continuam impedindo a Huawei de utilizar a rede de quinta geração em seus smartphones.
Cabe lembrar que os flagships devem ser equipados com processador Snapdragon 8 Gen 2, câmera principal que tem sensor Sony IMX789 e bateria na casa dos 5.000 mAh.
Por enquanto, a Huawei permanece em silêncio sobre os vazamentos.
Atualização (10/01/2023) - por RS
Mais rumores a respeito das câmeras dos celulares da série Huawei P60 surgiram. Segundo os boatos, o smartphone da fabricante chinesa deve ter um módulo de câmera com sensores posicionados acima e abaixo da lente principal. Como você já deve saber, o componente deve se destacar na parte traseira do modelo devido ao seu tamanho.
A informação vem do portal Digital Chat Station e de acordo com o que vem sendo dito até então, o aparelho da empresa deve vir com um sensor Sony IMX858, que será utilizado para a câmera com sensor angular ultra-wide do dispositivo. Isso deve compor o módulo que causará um certo impacto visual para quem estiver usando o modelo.
No mais, vale citar que o produto não deve chegar ao mercado com sensor de 1 polegada, mesmo que seja considerado grande. Nesse sentido, algumas pessoas podem se mostrar frustradas, apesar de isso não significar que o desempenho das câmeras do Huawei P60 será inferior ao que a marca lançou até o momento.
Outro detalhe que deve fazer parte dos sensores fotográficos é a presença de uma abertura variável, como ocorre em câmeras digitais, além da tecnologia Huawei XMAGE. Nesse sentido, o resultado prometido pela fabricante é algo superior ao que se viu na série Mate 50 de aparelhos da empresa.
Até o momento, são vários os rumores acerca do novo celular da Huawei. Por exemplo, especula-se que o produto chegue ao mercado com câmera principal de 50MP e carregamento de 100W. Do mesmo modo, a variante Pro da linha pode receber uma câmera frontal sob o display.
Atualização (06/01/23) - JB
A linha Huawei P60 começa a ganhar importância nos principais canais de rumores e vazamentos. Ontem, tivemos o vazamento da ficha preliminar do modelo P60 Pro, sendo que hoje o Digital Chat Station resolveu se manifestar sobre o assunto.
De acordo com o vazador, os smartphones já estão em estágio avançado de desenvolvimento e eles devem usar uma combinação de sensores Sony IMX7 + IMX8.
A intenção da fabricante chinesa é entregar sensores grandes para ampliar a captação de luz, mantendo a cor e a exposição da fotografia.
O uso de sensores maiores também contribui para a entrega de fotos de alta qualidade nos mais diversos cenários, principalmente em ambientes pouco iluminados.
Para o DCS, a Huawei está trabalhando para entregar câmeras de alto nível e isso deve ser usado para atrair aqueles consumidores que deixaram de comprar seus smartphones em virtude do bloqueio comercial dos Estados Unidos.
Entretanto, ainda não há uma previsão de quando a linha P60 chegará ao mercado. A única certeza no momento é que os aparelhos devem usar processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 com conexão apenas 4G.
Atualização (27/12/2022) - FM
A Huawei está trabalhando em um novo celular top de linha que será lançado como sucessor do Huawei P50. Nesta terça-feira (27), após vários rumores em torno das especificações técnicas do Huawei P60, o vazador chinês Digital Chat Station revelou imagens que podem exibir como será o visual desse novo smartphone.
As fotografias divulgadas mostram uma capa de proteção que supostamente pertence ao Huawei P60. Com base nas imagens, é possível deduzir que o celular terá um novo design em seu bloco de câmeras. Colocando fim à ilha em formato de pílula utilizada no antecessor, o futuro modelo parece apostar em uma nova identidade visual.
Na capa de proteção vazada, há um total de cinco orifícios. Em destaque, é possível ver um grande círculo que deve abrir espaço para a câmera principal. Há dois furos de dimensões semelhantes que devem abrigar lentes auxiliares, além de um recorte na área superior direita para o flash e sensor de profundidade, e um pequeno furo para o microfone.
O vazamento sugere que o Huawei P60 manterá a configuração de câmeras triplas do P50. Cabe lembrar que o top de linha lançado em 2021 é equipado com uma câmera principal de 50 MP, uma lente ultrawide com sensor de 13 MP e uma lente teleobjetiva com zoom óptico de 5x e sensor de 12 MP.
Rumores afirmam que o Huawei P60 será equipado com Snapdragon 8 Gen 2, apesar de algumas fontes acreditarem que a fabricante chinesa optará por uma versão otimizada do chipset que deve ser lançada em meados de 2023, o Snapdragon 8 Plus Gen 2. De qualquer modo, as plataformas não devem suportar a rede 5G.
A Huawei deve lançar seu próximo flagship em meados do primeiro trimestre de 2023 — a maior aposta é para o mês de março. O Huawei P60 deve vir acompanhado do P60 Pro, um “irmão” mais poderoso com câmeras e hardware melhores.
Atualização (09/12/2022) - por LR
A impossibilidade da Huawei de utilizar a tecnologia 5G deve continuar no próximo ano com o lançamento da linha P60 Series, categoria que deve trazer modelos de última geração com o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 4G (SM8525) — o informante @RODENT950 sugere que a empresa usará o SD 8 Gen 1 Plus, mas isso é improvável.
Esse rumor não é tão plausível devido ao fato da Huawei ter inserido o processador de geração passada da gigante norte-americana na linha Mate 50, lançada no 3º trimestre deste ano. Considerando o histórico da marca chinesa, é esperado que os novos carros-chefes sejam apresentados entre janeiro e março de 2023.
Esse deve ser o primeiro smartphone da fabricante a rodar o sistema operacional HarmonyOS 3.1 de fábrica. Além do SoC parrudo, o P60 também deve trazer outros destaques em sua ficha técnica, como a tecnologia XMAGE e um sensor telefoto com resolução de 64 megapixels — a Huawei é bastante conhecida pelo alto nível de zoom de seus aparelhos.
Por ora, ainda não há muitos detalhes sobre o design e construção dos aparelhos, contudo, há uma renderização que aponta para um visual semelhante ao de seu antecessor incluindo duas grandes molduras circulares para as câmeras e as inscrições com o nome da empresa e recursos dos sensores.
Atualização (18/11/2022) - HA
Já com diversos detalhes sugeridos por rumores, o Huawei P60 aparece no centro de mais uma notícia. Segundo o informante Classmateguan, na rede social chinesa Weibo, a linha teve seu lançamento confirmado para o primeiro trimestre de 2023.
Além disso, o relato reafirma a presença do chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, mas com conectividade restrita ao 4G. O aparelho também deve ser o primeiro a rodar o sistema operacional HarmonyOS 3.1 de fábrica.
Atualmente, a Huawei está testando este software em fase beta para desenvolvedores e em janeiro lançará a interface em beta público. Por volta de março ou abril, a Huawei lançará o HarmonyOS 3.1 estável para o público, o que deve corresponder ao lançamento da série P60. O informante aproveita para sugerir que, na mesma época, teremos o anúncio de mais um smartwatch de marca chinesa.
O smartphone deve trazer novos recursos fotográficos e tecnologias de imagem XMAGE exclusivas, além de uma câmera telefoto com sensor de 64 MP.
Atualização (17/10/22) - EB
Na semana passada vimos mais informações sobre as câmeras e o design do Huawei P60 serem vazadas e hoje mais detalhes sobre o processador também estão chegando. Segundo um informante do Weibo, o celular realmente terá o processador Snapdragon 8 Gen 2.
O relato de hoje afirma que o Snapdragon 8 Gen 2 do Huawei P60 deve ser limitado ao 4G ao contrário de diversos rumores que circulam na China especulando sobre o suporte ao 5G.
Alguns dos argumentos citados incluem o bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos em relação à China, impedindo o fornecimento de chips com suporte a rede 5G e outros itens para fabricantes orientais.
Na publicação o informante diz:
Muitas pessoas dizem que a série Huawei P60 terá 5G, mas o que sei até agora é ele será 4G. Além disso, devido a algumas influências dos Estados Unidos, após alguns ajustes na cadeia de suprimentos, o progresso (de produção) da série P60 não foi atrasado.
Dessa forma, a Huawei deve manter o seu cronograma de lançamento para a linha, que deve ser anunciada no primeiro trimestre de 2023.
Por fim, também é dito que a Huawei está investindo em um novo algoritmo fotográfico para o Huawei P60, que deve receber novos recursos para as câmeras principais, bem desempenho aprimorado.
Atualização (13/10/22) - JB
O Huawei P60 começou a ganhar força nos principais canais de rumores e vazamentos na China. Nesta semana, fontes revelaram que o aparelho deve chegar ao mercado durante o mês de março de 2023.
Além disso, ele deve receber uma série de melhorias em relação ao seu antecessor e um exemplo disso é que a câmera telefoto deve usar um sensor de 64 MP.
O processador do P60 deve ser o Snapdragon 8 Gen 2, mas com conexão limitada ao 4G. Isso porque a Huawei ainda está sob sanção dos Estados Unidos.
Agora, quando o assunto é design, uma imagem vazada revela que o Huawei P60 pode ter duas câmeras frontais, enquanto a traseira aposta no visual de dois círculos para o módulo de câmeras.
O primeiro círculo abriga dois sensores grandes e o segundo traz uma lente extra, além de flash LED.
No momento, a fabricante chinesa não confirma a veracidade do vazamento. Ou seja, salientamos que tudo permanece como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Atualização (03/10/2022) - LR
Rumores divulgados por informantes nos últimos meses apontam para a possibilidade de os novos smartphones sucessores do Huawei P50 serem oficializados pela empresa no 1º trimestre de 2023 com importantes aprimoramentos no hardware interno, sendo possivelmente equipado com plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2.
Relatos indicam que o SD 8 Gen 2, chipset de próxima geração que deve ser apresentado pela Qualcomm nos próximos meses, será composto por oito núcleos, sendo 1 núcleo Cortex X3 de 3,2 GHz de altíssimo desempenho, 2 núcleos Cortex A715 de 2,8 GHz de alto desempenho, 2 núcleos Cortex A710 de 2,8 GHz e, por último, 3 núcleos Cortex A510 de 2,0GHz para economia de energia.
Em paralelo a isso, o processador deve contar com a placa de vídeo (GPU) Adreno 740 para proporcionar um alto desempenho gráfico em aplicativos e jogos. A expectativa é de que o desempenho desse SoC seja superior ao do Apple A16 Bionic que alimenta os modelos mais caros da família iPhones 14 Series.
Adiante, vazamentos recentes apontam para a possibilidade da próxima linha carro-chefe da marca chinesa ser compatível com a quinta geração de redes móveis (5G) usando o modem X70 5G, mas com ressalvas.
Por ora, não há informações sobre disponibilidade e preço da linha Huawei P60 Series, no entanto, é esperado que mais detalhes apareçam nas próximas semanas conforme nos aproximamos do evento de lançamento.
Original (05/09/2022)
A Huawei finalmente apresentará seus novos celulares tops de linha da série Mate 50 em evento na próxima terça-feira (06), mas os vazadores já criam expectativas para o sucessor do Huawei P50. De acordo com as últimas informações do Digital Chat Station, o Huawei P60 irá utilizar um chip fabricado pela TSMC, a maior fábrica de chips do mundo.
A última geração da linha conta com o Snapdragon 888 fabricado pela Samsung, e aparentemente, o Mate 50 terá o Snapdragon 8 Gen 1 também produzido pela sul-coreana, mas conforme revelado pelo vazador, “não há dúvidas” de que a chinesa voltará a trabalhar com a TSMC para produzir o chipset do Huawei P60.
O Digital Chat Station não revela o nome do processador que será equipado no Huawei P60, mas possivelmente estamos falando de uma plataforma da Qualcomm ou HiSilicon. Para o Mate 50, a expectativa é que a empresa utilize Snapdragon 8 Gen 1. A versão mais eficiente do hardware deve ficar reservada para o Mate 50 Pro.
Pertencente à Huawei, a HiSilicon sofreu queda livre no mercado de processadores para celulares nos últimos anos, de modo que atualmente se encontre em menor participação de mercado que a Unisoc.
A escassez global de componentes combinada aos problemas de relação comercial com o ocidente fez com que a empresa utilizasse soluções de terceiros, mas com ressalvas sobre a compatibilidade com a rede 5G.
Especula-se que as linhas P60 e Mate 60 serão apresentadas em 2023, caso a previsão de que a fabricante chinesa retomará seu ritmo de lançamentos esteja correta. Rumores prévios afirmam que a série “P” será a primeira a contar com uma nova geração de chips conhecida como “Kirin 9100”, mas a Huawei não comentou oficialmente sobre o assunto.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários