Feiras e eventos 19 Dez
A NVIDIA conquistou um grande salto de desempenho com a GeForce RTX 40 “Ada Lovelace”, sua nova geração de placas de vídeo anunciada em setembro, mas esse parece ser apenas um presságio do que o futuro reserva. Na segunda-feira (19), o vazador RedGamingTech do YouTube divulgou possíveis informações sobre a linha de GPUs RTX 50.
Após revelar dados preliminares sobre a Radeon RX 8000 com RDNA 4 da AMD, o leaker falou também sobre o que podemos esperar da próxima geração de placas de vídeo da NVIDIA, e as expectativas são resumidas em uma frase: “o maior salto de desempenho da história da marca”, segundo os detalhes que obteve por fontes da indústria.
Fontes afirmam que a NVIDIA está “muito determinada” em manter sua liderança no mercado. Rumores dizem que as placas de vídeo com arquitetura RDNA 3 da AMD causaram uma certa preocupação na rival, portanto, a concorrência estimulará o grande salto de desempenho.
Segundo os vazadores, as placas de vídeo para jogos da próxima geração serão baseadas na arquitetura “Blackwell”, prevista para ser introduzida em 2024. A NVIDIA confirmou que essa arquitetura é sucessora da “Hopper” utilizada em suas soluções para servidores e centros de dados, mas não comentou sobre seu uso no segmento para consumidores.
É possível que a “Blackwell” compartilhe semelhanças com a arquitetura que será utilizada na GeForce RTX 50, como uma estrutura de multiprocessadores de fluxo totalmente redesenhada e novas versões de núcleos de inteligência artificial, por exemplo. Esse rumor é dado em sinergia com a expectativa de que a próxima geração terá design de chiplets.
Isso significa que vários chips serão interligados com padrões de velocidade extremamente alta para garantir melhorias no aproveitamento de área da GPU. Os chips devem ser fabricados com processo de 3 nanômetros da TSMC, permitindo grandes aumentos na contagem de transistores e, por consequência, mais desempenho.
Independente do nome selecionado para a arquitetura de GPU, é fato que o desempenho de ray tracing, inteligência artificial e outras áreas cruciais será elevado ao extremo com a próxima geração, assim como deve ser seu preço. A GeForce RTX 4090 é a mais avançada da atual linha, e custa nada menos que US$ 1.599 (cerca de R$ 8.299).
Comentários