LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8cx Gen 4: chip vaza com CPU poderosa, suporte a GPUs externas e mais

23 de janeiro de 2023 13

A Qualcomm anunciou o Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs em dezembro de 2021 e agora o leaker Kuba Wojciechowski revelou o que podem ser as especificações do seu sucessor: o Snapdragon 8cx Gen 4, que deve ser lançado nos próximos anos, provavelmente em 2024.

Segundo o leaker, o Snapdragon 8cx Gen 4 deve ser equipado com 8 núcleos de desempenho de 3,4 GHz e 4 núcleos de eficiência energética de 2,5GHz. Todos eles devem ser baseados na arquitetura Phoenix da Nuvia, empresa adquirida pela Qualcomm em março de 2021.

Os novos núcleos devem ser nomeados como Oryon ao invés de Kryo. Além disso, o processador deve ter suporte para até 64 GB de RAM LPDDR5X na configuração de 8 canais com até 4,2 GHz, uma configuração que lembra servidores, pois eles sempre têm suporte a muita memória RAM.

Wojciechowski ainda detalha que o chip deve ter 12 MB de cache L2 compartilhado para cada bloco de 4 núcleos, 8 MB de cache L3, 12 MB de cache a nível de sistema e 4 MB extra para gráficos.

Imagem: GSMArena

A GPU deve ser a Adreno 740, a mesma do Snapdragon 8 Gen 2, mas o novo chip terá suporte a GPUs externas com até 8 canais PCIe 4.0 e mais 4 extras que podem ser utilizados em SSDs NVMe ou armazenamento UFS 4.0 de dois canais com até 1 TB. O Adreno 740 poderá ser utilizado em tarefas com Machine Learning com o Processador Hexagon Tensor com 45 TOPs em INT8.

Falando em conexões, o Snapdragon 8cx Gen 4 deve suportar até duas portas USB 3.0 de 10 Gbps, 3 portas USB 4 (Thunderbolt 4) com DisplayPort 1.4a para conectar até três monitores, um de resolução 5K e dois 4K.

Além das conexões tradicionais, o chip ainda terá suporte para mais entradas PCIe 3.0 para periféricos como antena WiFi e modem, visto que ele não terá um modem 5G integrado.

Traduzindo para termos mais simples, é dito que o Snapdragon 8cx Gen 4 terá suporte para decodificar vídeos em 4K a 120 fps ou a 60 fps em vários codecs como o AV1, o que pode colocá-lo em vantagem, pois a Apple não oferece suporte a este formato nos chips Silicon M.

A Qualcomm garantiu que revelará mais detalhes sobre o Snapdragon 8cx Gen 4 ainda em 2023, mas ainda não marcou uma data para um evento dedicado a ele.


13

Comentários

Snapdragon 8cx Gen 4: chip vaza com CPU poderosa, suporte a GPUs externas e mais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços