Economia e mercado 13 Set
A AMD parece estar preparando a estreia de uma nova geração de processadores da família “Threadripper”, voltados para desktops de alto desempenho e aplicações profissionais. Neste sábado (16), um vazamento revelou a imagem do suposto Ryzen Threadripper PRO 7985WX, que será um dos modelos mais poderosos da futura linha.
Cortesia do vazador @yuuki_ans do X (Twitter), a fotografia exibe a amostra de engenharia de um processador que deve suceder ao Threadripper PRO 5975WX, lançado no último ano com 32 núcleos. O Threadripper PRO 7985WX pode dobrar a quantidade de núcleos e passará a contar com a nova arquitetura Zen 4, segundo o informante.
Outra especificação sugerida pelo leaker é o novo soquete SP6, que é baseado no layout do LGA 4844, portanto, trata-se de uma versão compacta do SP5 utilizado pelos processadores EPYC de 4ª geração com suporte limitado para 64 núcleos.
Esse rumor conflitava com vazamentos anteriores que sugerem uma linha com chips que terão até 96 núcleos, contudo, novas informações apontam que a família Threadripper PRO 7000WX — tratada pelo codinome “Storm Peak” — será fabricada em duas versões:
- Processadores com 8 canais: compatível com SP5 (LGA 6096)
- Processadores com 4 canais: compatível com SP6 (LGA 4844)
Essa configuração possibilitaria a existência do Threadripper PRO 7995WX, que apareceu em um vazamento de benchmark com 96 núcleos baseados em Zen 4 que seriam distribuídos em 12 complexos. O tamanho avantajado desse processador seria incompatível com a plataforma SP6, portanto, a AMD pode adotar dois soquetes diferentes para a linha.
A fabricante não confirmou uma data de lançamento para os novos processadores, portanto, é necessário aguardar pelas informações oficiais da empresa para compararmos seu desempenho com os modelos de Intel Xeon W-3400 e Xeon W-2400, também dedicados aos desktops de alto desempenho e estações de trabalho.
Comentários