Jogos 19 Dez
O departamento de gráficos da Intel parece estar a todo vapor para rivalizar com a AMD e NVIDIA em 2024. Conforme divulgado na terça-feira (19), o HWiNFO, um aplicativo de diagnóstico e monitoramento de sistemas muito utilizado por fabricantes de hardware, recebeu uma atualização que inclui suporte para as futuras gerações de GPU Arc.
Isso pode significar que a empresa está pronta para começar a testar novas placas de vídeo dedicadas e processadores com gráficos integrados baseados nas futuras iterações da arquitetura Xe. Entre os novos componentes incluídos no HWiNFO, o site oficial menciona suporte preliminar às placas de vídeo “Battlemage” e “Celestial”.
“Battlemage” e “Celestial” são os codinomes das futuras gerações de placas de vídeo Arc, tais que devem ser baseadas nas arquiteturas Xe2 e Xe3, respectivamente. Cabe lembrar que a primeira geração era conhecida como “Alchemist”, sugerindo que a empresa deve adotar uma nomenclatura alinhada com a ordem alfabética.
Além das placas de vídeo dedicadas, a plataforma também passou a incluir suporte para a GPU integrada dos novos processadores “Panther Lake” e “Nova Lake”, que também devem ser equipados com núcleos baseados nas arquiteturas Xe3 e Xe4, respectivamente.
A Intel confirmou que as placas de vídeo “Battlemage” serão introduzidas em 2024, mas sem revelar quaisquer detalhes sobre os modelos. No entanto, rumores indicam que a meta de desempenho é entregar performance comparável à GeForce RTX 4070 Ti, uma das placas de vídeo mais poderosas da atual geração da NVIDIA.
No lado dos gráficos integrados, é esperado que os processadores “Arrow Lake” sejam apresentados no próximo ano com uma GPU Arc baseada na mesma arquitetura Xe-LPG da família “Meteor Lake”, mas com pequenas otimizações no nível do silício.
Comentários