Tech 03 Mar
A AMD está planejando o retorno de sua linha de processadores com gráficos integrados para desktops que, segundo rumores, será apresentada como “Ryzen 8000G” durante a CES 2024. Na terça-feira (02), um dos modelos que farão parte da série fez sua primeira aparição em um teste de benchmark no Geekbench, revelando suas especificações.
De acordo com sua ficha de teste, o Ryzen 5 8600G será um dos processadores mais baratos da linha, trazendo 6 núcleos baseados na arquitetura Zen 4 e funcionando com clock máximo de 4,9 GHz. Junto à CPU, a plataforma contaria com uma GPU integrada Radeon 760M, baseada em RDNA 3, que alcança 30.770 pontos em Vulkan e 24.842 pontos em OpenCL.
As pontuações obtidas na plataforma sugerem que a GPU integrada ao processador será capaz de entregar desempenho comparável às placas de vídeo dedicadas da série GTX 10 da NVIDIA, especificamente entre a GTX 1060 e GTX 1630. Segundo um ranking da Valve, essas são algumas das placas de vídeo mais populares entre os usuários da Steam.
A GPU Radeon 760M conta com oito unidades de computação. Trata-se de uma opção intermediária no portfólio de gráficos integrados da AMD, portanto, é esperado que o processador mais veloz da linha, o Ryzen 7 8700G, seja ainda mais poderoso em termos de desempenho gráfico para jogos, edição de imagens, vídeos e muito mais.
Um vazamento anterior sugeriu que a AMD utilizará matrizes de revisão B2 para a produção da linha Ryzen 8000G, sugerindo que, assim como os processadores para notebooks da família Ryzen 8040, os chips para desktops terão núcleos de IA embarcados.
Falando na CPU, é esperado que a AMD amplie o uso de seu design híbrido e combine núcleos Zen 4 e Zen 4c. O segundo é apenas uma versão mais compacta que possui capacidade de memória cache reduzida e clock mais baixo, mas suportando as mesmas instruções. Infelizmente, o Geekbench não é capaz de revelar esses detalhes.
O Ryzen 7 8700G, Ryzen 5 8600G e Ryzen 5 8500G devem ser anunciados na CES 2024, evento que ocorrerá entre 9 e 12 de janeiro. É possível que a fabricante aproveite a ocasião para o anúncio de novos processadores de custo-benefício baseados na arquitetura Zen 3, a fim de ampliar seu portfólio de chips compatível com o soquete AM4.
Comentários