LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 5 8600G terá GPU integrada com desempenho de NVIDIA GTX 1060, segundo rumor

03 de janeiro de 2024 11

A AMD está planejando o retorno de sua linha de processadores com gráficos integrados para desktops que, segundo rumores, será apresentada como “Ryzen 8000G” durante a CES 2024. Na terça-feira (02), um dos modelos que farão parte da série fez sua primeira aparição em um teste de benchmark no Geekbench, revelando suas especificações.

De acordo com sua ficha de teste, o Ryzen 5 8600G será um dos processadores mais baratos da linha, trazendo 6 núcleos baseados na arquitetura Zen 4 e funcionando com clock máximo de 4,9 GHz. Junto à CPU, a plataforma contaria com uma GPU integrada Radeon 760M, baseada em RDNA 3, que alcança 30.770 pontos em Vulkan e 24.842 pontos em OpenCL.

(Imagens: Capturas de tela/Geekbench)

As pontuações obtidas na plataforma sugerem que a GPU integrada ao processador será capaz de entregar desempenho comparável às placas de vídeo dedicadas da série GTX 10 da NVIDIA, especificamente entre a GTX 1060 e GTX 1630. Segundo um ranking da Valve, essas são algumas das placas de vídeo mais populares entre os usuários da Steam.

A GPU Radeon 760M conta com oito unidades de computação. Trata-se de uma opção intermediária no portfólio de gráficos integrados da AMD, portanto, é esperado que o processador mais veloz da linha, o Ryzen 7 8700G, seja ainda mais poderoso em termos de desempenho gráfico para jogos, edição de imagens, vídeos e muito mais.

Um vazamento anterior sugeriu que a AMD utilizará matrizes de revisão B2 para a produção da linha Ryzen 8000G, sugerindo que, assim como os processadores para notebooks da família Ryzen 8040, os chips para desktops terão núcleos de IA embarcados.

Falando na CPU, é esperado que a AMD amplie o uso de seu design híbrido e combine núcleos Zen 4 e Zen 4c. O segundo é apenas uma versão mais compacta que possui capacidade de memória cache reduzida e clock mais baixo, mas suportando as mesmas instruções. Infelizmente, o Geekbench não é capaz de revelar esses detalhes.

(Imagem: AMD)

O Ryzen 7 8700G, Ryzen 5 8600G e Ryzen 5 8500G devem ser anunciados na CES 2024, evento que ocorrerá entre 9 e 12 de janeiro. É possível que a fabricante aproveite a ocasião para o anúncio de novos processadores de custo-benefício baseados na arquitetura Zen 3, a fim de ampliar seu portfólio de chips compatível com o soquete AM4.

Ofertas em processadores da AMD

11

Comentários

AMD Ryzen 5 8600G terá GPU integrada com desempenho de NVIDIA GTX 1060, segundo rumor
  • Continuem sonhando, e sonhando beeeeeeeeeem alto... essa pontuação aí não quer dizer nada no mundo real. A Radeon 780M perde / empata com a 1050 Ti, a 1060 tá em um patamar muito acima...

      • Gráficos integrados engatinhando por falta de concorrência, se amd consegue fazer um ps5/X series rodar jogos 4k com uma apu, pq ela ainda já não fez o msm no pc?

          • Pode ser, pior que faz sentido, mas temos que considerar um fator importante que é o principal diferencial entre um PC Gamer e um Console é a otimização de sistema, essa pauta de otimização já é discutida a bastante tempo, mas aparentemente, o pessoal ainda ignora esse importante fator.

            • Gráfico integrado evoluindo a passos de tartaruga e pela falta de concorrência

                • Tem concorrência sim. O objetivo é conseguir vender pra pessoas que não iam comprar por falta de dinheiro pra placa de vídeo ou pessoas que não precisa de bastante quando em cpu gastando em um processador com CPU bem melhor do que faria. Isso atrai pessoas que iam pegar intel e compram esses com GPU integrada. Pode ganhar menos dinheiro na verda dos kit próprio AMD mas rouba o público da Intel o que ganha muito mais no final das contas. Em questão de evolução olhe pra os celulares que só tem essa opção. A evolução no mobile é bem inferior sendo que eles só tem GPU assim. Além de que a temperatura de GPU e CPU são diferentes sendo que a GPU no próprio processador faz ele aquecer muito e a GPU aquece normalmente bem mais que a CPU fazendo ela perder desempenho. O que limita o desenvolvimento bom.

                • Tenho r3 3200g que faz desmantelo em jogos com 32gb de RAM desbloqueado imagine isso aí....

                    • AMD ainda é encaixe com pinos?

                      • Se for graças ao DDR5 é 0 avanços

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                          Software

                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                          Tech

                          PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                          Economia e mercado

                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa