LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA GeForce RTX 5090 pode ser única GPU da linha a trazer avanço no barramento de memória em 2025

15 de março de 2024 10

A NVIDIA deve introduzir sua próxima geração de placas de vídeo em 2025, e os primeiros rumores em torno da linha começaram a aparecer na web. Um dos vazamentos que chamou atenção é a possibilidade de o modelo mais caro, supostamente chamado de GeForce RTX 5090, contar com barramento de memória de 512 bits.

Contudo, de acordo com informações divulgadas pelo vazador kopite7kimi do X (Twitter), a placa de vídeo mais cara da linha será a única com um barramento mais largo, o que deverá conferir uma transferência de dados mais rápida. Com isso, os modelos de entrada e intermediários poderão trazer as mesmas interfaces da atual geração.

O vazador afirma que a suposta GPU GB203, que supostamente será utilizada nos modelos sucessores da GeForce RTX 4080 e GeForce RTX 4070 Ti, continuará suportando barramento de 256 bits. Já a GPU GB205, teoricamente voltada para modelos de entrada e intermediários, deve suportar barramento de apenas 192 bits.

Os rumores sugerem que não haverá placas de vídeo com interface para 384 bits na próxima geração da NVIDIA. Atualmente, o único modelo com essa especificação de barramento é a GeForce RTX 4090, que possui incrível largura de banda máxima de 1 TB/s.

(Imagem: Reprodução)

Apesar de não haver melhoria no barramento dos modelos abaixo do top de linha, é esperado que todos passem a contar o padrão de memória GDDR7, que promete entregar velocidades altíssimas de 32 Gbps. Para comparar, a GeForce RTX 4090 possui módulos GDDR6X com transferência máxima de 24 Gbps.

Rumores indicam também que a GeForce RTX 5090 terá um aumento de desempenho de até 70% em comparação com a GeForce RTX 4090. A nova geração deve trazer chips gráficos baseados na arquitetura “Blackwell” e fabricados com litografia de 3 nanômetros da TSMC. A expectativa é que os primeiros modelos sejam lançados no segundo semestre de 2025.

Veja mais!


10

Comentários

NVIDIA GeForce RTX 5090 pode ser única GPU da linha a trazer avanço no barramento de memória em 2025
  • Geral falando bobagem e nem placa da nvidia deve ter KKKKK

      • Essa daí vai ser uma placa de vídeo monstra

          • A diferença da 3090 para 3080 não era muito grande , agora a diferença da 4090 para 4080 foi muito grande mesmo , e ficou maior ainda comparado a RTX 4070 , acredito que a série 5000 da nvidia vamos ver a RTX 4090 ficar com desempenho pouca coisa pior que uma rtx 5080 e nas placas de entrada como a rtx 5060 o aumento de desempenho seja bem baixo , talvez nem supere a RTX 4070 e fique com desempenho de uma rtx 4060ti

            • As GPUs mais antigas já trabalhavam com barramentos de 512bits. Se comparado com as gpus mais antigas, para se ter dobro de performance teria que usar duas GPUs em crossfire e Sli, hoje em dia não precisa mais por termos placas tão fortes no mercado de hardware. Rtx 4090 é um canhão de guerra, a melhor placa de vídeo do mundo.

                • Nem as saudosas Titan eram tão Titan quanto essas 90 a partir da Ada Lovelace, comparando com o resto do lineup. Em compensação nunca se teve placas tão gastonas de energia no segmento top de linha

                    Economia e mercado

                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos