LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 9000 "Strix Halo" pode ter GPU com desempenho de GeForce RTX 4070 Mobile

19 de abril de 2024 4

A AMD deve lançar sua nova geração de processadores para notebooks ainda em 2024, trazendo uma nova arquitetura de CPU e GPU, além de grandes melhorias de desempenho em inteligência artificial. Nesta sexta-feira (19), um vazamento revelou possíveis detalhes sobre a performance gráfica da GPU RDNA 3 Plus, que será utilizada na linha “Strix Halo”.

Prevista para ser anunciada como a série “Ryzen 9000”, essa família deve trazer uma CPU baseada na arquitetura Zen 5 com litografia de 4 nanômetros da TSMC, possivelmente com matrizes de 16 e 12 núcleos operando com TDP entre 45 W e 175. Haverá também uma GPU baseada em RDNA 3 Plus, que será uma pequena atualização da arquitetura RDNA 3.

(Imagem: Reprodução/Chiphell)

Especula-se que a GPU RDNA 3 Plus integrada aos processadores “Strix Halo” terá configurações de 40 e 32 núcleos, o que poderia torná-las incrivelmente poderosas. Além disso, é esperado que a GPU alcance clock de 3,0 GHz.

De acordo com vazadores, os processadores que receberem a GPU Radeon de 40 núcleos terão desempenho gráfico próximo da NVIDIA GeForce RTX 4070 Mobile, uma placa de vídeo intermediária dedicada para notebooks. Já a GPU Radeon com 32 núcleos alcançaria o desempenho de uma GeForce RTX 4060 Mobile.

Essas afirmações são baseadas em testes de benchmark do 3DMark TimeSpy. No entanto, analisando resultados de testes realizados no Speedway e Port Royal, que levam em consideração o desempenho em ray tracing, a vantagem continuará sendo das placas de vídeo dedicadas da NVIDIA, que ainda seriam em torno de 20% mais poderosas.

Apesar disso, o vazamento destaca a evolução de desempenho das placas gráficas integradas da AMD. Apesar de supostamente ocupar uma área de cerca de apenas 200 mm², a GPU integrada seria capaz de entregar alto desempenho em notebooks que não possuem uma placa de vídeo dedicada, economizando também no sistema de resfriamento.

(Imagem: AMD)

O Ryzen 9000 “Strix Halo” deve utilizar o soquete FP11, suportando entrega de energia mais eficiente ao processador e permitindo que a CPU alcance clock de até 5,8 GHz — isto é, segundo os rumores. A NPU evoluirá para a nova arquitetura XDNA 2, que deve entregar máximo de 50 TOPS (trilhões de operações por segundo) para IA.

A AMD não confirmou uma data de lançamento exata para sua nova geração de processadores de alto desempenho para notebooks, mas é possível que mais detalhes sejam revelados durante a Computex 2024, evento que acontecerá a partir de 3 de junho em Taiwan.

Veja mais!


4

Comentários

AMD Ryzen 9000 "Strix Halo" pode ter GPU com desempenho de GeForce RTX 4070 Mobile
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos