Curiosidade 09 Mai
A Intel parece estar preparando o lançamento de uma nova linha de processadores com baixo consumo de energia para suceder à família “Alder Lake-N”. Nesta quinta-feira (16), descobrimos indícios de que a fabricante já possui um modelo em fase de testes chamado de “Intel N250”, que poderia ser uma pequena atualização do Intel N200, lançado em 2023.
O vazador InstLatX64 identificou uma máquina de testes da Intel que possui um processador com o nome de Intel N250. O modelo pertence a uma linha de produtos tratada internamente pelo codinome “Twin Lake”, contudo, os dados sugerem que essa CPU será apenas uma “atualização” da família Alder Lake-N. Veja nas capturas de tela abaixo:
There is a #TwinLake (CPUID B06E0, 4c/4th, 1.2GHz, w/o HTT) among the #Intel test machines:https://t.co/v6qc33SzVD
— InstLatX64 (@InstLatX64) May 14, 2024
Brand string is "Intel(R) N250" https://t.co/N0Km0vgdgt pic.twitter.com/qqHTcXMAFy
Os códigos identificados mostram que o Intel N250 é equipado com uma CPU de apenas 4 núcleos e conta com 4 threads, portanto, não oferece suporte para hyperthreading. Isso sugere que ele é formado pelos núcleos da categoria “E” da Intel, que são caracterizados pela falta de suporte para múltiplas threads e clock reduzido.
Considerando que esse modelo será parte de uma simples atualização da família Alder Lake-N, é possível deduzir que a microarquitetura de seus núcleos continuará sendo a “Gracemont”, tecnologia que é utilizada em vários chips da Intel desde 2021 — incluindo o Core de 12ª geração (Alder Lake), 13ª geração (Raptor Lake) e 14ª geração (Raptor Lake Refresh).
Outra especificação do Intel N250 que pode ser encontrada na máquina da fabricante é o clock de 1,2 GHz, ou seja, estamos falando de um pequeno aumento de 200 MHz em comparação com o Intel N200. Sua baixa frequência reforça que estamos falando de um processador cujo foco é economizar energia e, possivelmente, operar sem um ventilador.
A Intel não divulgou qualquer detalhe sobre o possível lançamento de uma nova linha de chips de baixo consumo, mas caso os rumores sejam verdadeiros, é possível que o Intel N250 ganhe espaço no mercado equipando notebooks básicos e mini PCs.
Comentários