Economia e mercado 06 Jun
A AMD lançou sua nova geração de processadores baseados em Zen 5 na Computex 2024, prometendo grandes melhorias no desempenho da CPU. No domingo (09), um famoso vazador compartilhou os resultados de benchmark do Ryzen 5 9600X, que é o processador mais “básico” da linha com 6 núcleos e 12 threads.
De acordo com as capturas de tela divulgadas pelo usuário @9550pro do X (Twitter), a largura de banda da memória cache do Ryzen 5 9600X é quase duas vezes maior em comparação com o Ryzen 5 7600X, seu antecessor.
O hardware passou pelo teste Cache & Memory do AIDA64, que avalia o desempenho da memória cache da CPU. Segundo os resultados, o novo processador tem um grande avanço na velocidade de cache L2 e L1. Compare os resultados:
É importante observar que o modelo testado é uma amostra de engenharia, isto é, um processador fabricado para fins de teste que pode não apresentar o mesmo desempenho da versão final do produto que chegará ao mercado em breve. De qualquer modo, os dados estão alinhados com as promessas feitas pela AMD.
O benchmark indica também que o Ryzen 5 9600X é apenas 5% mais rápido que o Ryzen 5 7600X em seu clock padrão nas avaliações de desempenho em single-core (único núcleo) e multi-core (todos os núcleos), mas novamente, estamos falando de testes sintéticos feitos antes mesmo do lançamento da versão final da CPU.
A AMD afirma que os novos processadores para desktops baseados em Zen 5 serão disponibilizados em lojas varejistas e parceiros integradores de sistemas a partir de julho de 2024. Eles serão compatíveis com o mesmo soquete AM5 que chegou ao lado do Ryzen 7000. Os preços sugeridos dos novos modelos não foram divulgados.
Comentários