Tech 12 Jun
A AMD está disponibilizando uma rara atualização para seu driver otimizador para processadores com 3D V-Cache, tecnologia que “empilha” módulos de cache para dobrar a capacidade de memória da CPU. A nova versão do software poderia sugerir que a fabricante está próxima de lançar novos produtos da linha “X3D”.
Cabe lembrar que a última atualização feita pela empresa no driver 3D V-Cache Performance Optimizer ocorreu pouco antes do lançamento da família Ryzen 7000X3D, baseada em Zen 4, em 2023. Agora, há expectativa para o anúncio de uma nova geração de processadores com essa tecnologia e, desta vez, baseados na nova arquitetura Zen 5.
A fabricante já confirmou que está desenvolvendo novas versões dos processadores Ryzen 9000 equipadas com V-Cache 3D, e está preparando “inovações” para a própria tecnologia, que se mostrou fundamental para ampliar o desempenho do hardware em jogos.
Tais inovações não foram detalhadas, mas cabe lembrar que os primeiros testes de benchmark com o processador Ryzen 5 9600X indica que a AMD otimizou o desempenho do cache L2 e L3 da CPU, alinhando-se às suas promessas de dobrar a largura de banda da memória embarcada dos chips baseados na arquitetura Zen 5.
É possível que melhorias semelhantes sejam implementadas nos processadores Ryzen 9000 com 3D V-Cache, além das demais vantagens oferecidas pela nova arquitetura, como um salto de desempenho com aumento de IPC de 16%, maior eficiência energética graças à litografia de 4 nanômetros e mais.
Outra possibilidade é que a “equipe vermelha” utilize uma nova litografia para o bloco controlador do 3D V-Cache. Desde o lançamento da tecnologia, seus processadores têm um chiplet de cache fabricado em 7 nanômetros. Uma possível atualização na tecnologia poderia render bons ganhos de desempenho aos processadores.
Ainda não há informações sobre a data de lançamento do Ryzen 9000 com 3D V-Cache, mas é possível que esses processadores fiquem reservados para o final de 2024 ou, no mais tardar, para a CES 2025.
Comentários