Rumores 02 Jul
A Intel pode estar preparando o lançamento de um novo processador dual-core para desktops básicos, projetados para estudantes e usuários econômicos. O Intel 310, como deve ser chamado, apareceu em um teste de benchmark realizado nesta quinta-feira (11) no Geekbench, revelando algumas de suas especificações técnicas.
O hardware parece ser equipado com dois núcleos baseados na microarquitetura “Raptor Cove” da Intel — a mesma utilizada nas famílias Core de 13ª e 14ª geração. Ele deve ser uma versão ligeiramente mais potente do Intel 300, que chegou às lojas como sucessor das descontinuadas linhas “Pentium” e “Celeron”.
Seus dois núcleos têm uma velocidade de clock padrão de 4,10 GHz — pouco mais alto que o Intel 300, que alcança 3,9 GHz. Além disso, o Intel 310 possui cache L3 de 6 MB e cache L2 de 2,5 MB. Ele é compatível com o soquete LGA 1700, que suporta todos os processadores para desktops lançados pela Intel entre 2021 e o início de 2024.
No teste de benchmark, o processador foi testado na placa-mãe H610M K DDR4 da Gigabyte, que é uma plataforma básica. O hardware rodou o benchmark com 8 GB de RAM DDR4-3200, reforçando que estamos falando de uma opção de baixo custo.
Observando as pontuações no benchmark, o Intel 310 alcançou 2.152 pontos nos testes de único núcleo (single-core) e 4.252 pontos em todos os núcleos (multi-core).
Considerando sua pontuação em single-core, ele está à frente do AMD Ryzen 7 5800X. Já nos testes com todos os núcleos, o modelo dual-core chama atenção por conseguir superar o Core i3-10100, um processador de 4 núcleos.
A Intel ainda não confirmou o lançamento do novo processador, mas é possível que o hardware tenha um lançamento discreto, uma vez que a fabricante está preparando a estreia de vários produtos notáveis para este ano.
Para os desktops mais poderosos, a fabricante está preparando o lançamento da família “Arrow Lake-S”, que deve trazer arquitetura e litografia e renovadas, novos recursos e fim de suporte para tecnologias notáveis, como hyperthreading e memória RAM DDR4. Esses processadores devem ser lançados já no segundo semestre de 2024.
Comentários