
Asus 20 Ago
Atualização (20/08/24): WM
Pouco depois de publicarmos o texto abaixo, a Qualcomm anunciou em seu site oficial o Snapdragon 7s Gen 3, divulgando todas as características do chip e dando um spoiler bastante importante: ele "chegará nos próximos meses em modelos de Xiaomi, realme, Samsung e Sharp". É realmente raro ver a Samsung sendo citada em comunicados deste tipo, então podemos esperar por um lançamento importante na linha Galaxy A ou M com a plataforma.
Já a primeira a usar o Snapdragon 7s Gen 3 será realmente a Xiaomi, com um modelo a ser apresentado já no próximo mês de setembro. Não foi confirmado que se trata do Redmi Note 14 Pro, mas tudo aponta para isso, considerando que tivemos até mesmo um comunicado do gerente geral da Redmi sobre o assunto:
"Nossa colaboração com a Qualcomm Technologies nunca foi tão forte, e estamos entusiasmados por sermos os primeiros a adotar o Snapdragon 7s Gen 3 em um próximo dispositivo móvel. "O Snapdragon 7s Gen 3 estabelece novos padrões de desempenho em sua classe e estamos animados para que nossos clientes experimentem seus recursos abrangentes, incluindo recursos avançados de IA no dispositivo, experiências de jogo envolventes e fotografia impressionante." — Thomas Wang, Gerente Geral da Redmi na Xiaomi.
Sobre as especificações técnicas do Snapdragon 7s Gen 3, foi confirmada sua arquitetura em núcleos de CPU 1+3+4, bem como as frequências usadas. O chip é feito em processo de fabricação de 4 nm, oferecendo suporte a RAM LPDDR4X ou DPDDR5 de até 16 GB, armazenamento UFS 3.1, carregamento rápido Quick Charge 4+, câmera de até 200 MP, tela FHD+ até 144 Hz, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4 LE, GPS de banda tripla (L1, L2 e L5), e 5G nos padrões Sub-6GHz e mmWave.
Atualização (20/08/24): WM
Em publicações em suas redes sociais, a Qualcomm oficializou na manhã desta terça-feira (20) o Snapdragon 7s Gen 3. O chip chega como a versão mais simples da série 7, focando em modelos intermediários potentes, mas ainda focados em custo-benefício.
Curiosamente, até o momento a empresa ainda não liberou um comunicado de imprensa ou o datasheet do componente, limitando-se a informar alguns destaques como o suporte a câmeras de 200 MP, vídeos em 4K com HDR e funções de IA generativa.
Preparem-se para um novo patamar de desempenho com a nova plataforma mobile Snapdragon 7s Gen 3! 🚀
— Snapdragon Brasil (@snapdragon_BRA) August 20, 2024
Com IA generativa integrada, captura de fotos em 200 MP e vídeos em 4K HDR, a Snapdragon 7s Gen 3 oferece eficiência em tudo! pic.twitter.com/TrBkgd1opA
Por meio de uma publicação no LinkedIn, o Presidente LATAM da Qualcomm também deu algumas informações sobre o Snapdragon 7s Gen 3, apontando para um aumento de 20% na performance da CPU, até 40% em GPU, e 30% de melhoria no desempenho de IA, tudo com um aumento na eficiência energética na casa dos 12%. Ele também comentou sobre uso de "conectividade 5G e Wi-Fi avançada", mas não foi informado o padrão usado.
Mais detalhes sobre o Snapdragon 7s Gen 3, como configuração dos núcleos, litografia usada e modelos que serão apresentados com a plataforma, devem ser liberados ao longo das próximas semanas.
Vazamentos anteriores apontam que o chip fará sua estreia no Redmi Note 14 Pro, trazendo CPU de oito núcleos em configuração 1+3+4, onde são vistos um núcleo de máxima performance a 2,5 GHz, três de desempenho a 2,4 GHz e quatro de eficiência a 1,8 GHz. Ainda não há uma data de lançamento oficial para o Redmi Note 14 Pro.
Atualização (20/08/2024) - MR
Em setembro do ano passado, a Qualcomm oficializou a plataforma Snapdragon 7s Gen 2. Aparentemente, a companhia prepara o lançamento de seu sucessor, que deve ser intitulado Snapdragon 7s Gen 3.
Em meados de julho, o SoC surgiu no Geekbench e teve o seu desempenho revelado. Agora, o informante Evan Blass compartilhou um pôster vazado que traz os principais detalhes do Snapdragon 7s Gen 3.
O Snapdragon 7s Gen 3 terá CPU e GPU com desempenhos 20% e 40% superiores, respectivamente. Além disso, há um salto de 30% no desempenho de tarefas de inteligência energética, com o chipset consumindo 12% menos energia.
Para conectividade, a plataforma irá incluir Modem-RF 5G, sistema FastConnect Mobile e Bluetooth 5.4. Já na câmera, é mencionado ISP tripla, AI Remoasic e o recurso de retoque de vídeo.
Em jogos, o Snapdragon 7s Gen 3 virá com a Adaptive Perf Engine 3.0 e AFME. Na parte sonora, haverá Áudio Espacial, Aqstic Speaker Max Hi-Fi DAC e o aptX Lossless Audio da Qualcomm. Conforme a tendência na indústria, a plataforma terá diversos recursos de inteligência artificial, como suporte a Gen AI e tradução para diversos idiomas.
A Qualcomm ainda não revelou a data de lançamento do Snapdragon 7s Gen 3. Como o seu antecessor foi oficializado em setembro de 2023, é provável que a nova plataforma seja anunciada no próximo mês.
Texto original - 16/07/2024
A plataforma intermediária Snapdragon 7s Gen 3 da Qualcomm surgiu no Geekbench, indicando que deve ser anunciada pela empresa em breve. No resultado, obteve 1.157 e 3.157 pontos nos testes single-core e multi-core, respectivamente.
Em desempenho, ela é virtualmente idêntica ao Snapdragon 7 Gen 3, sendo composta por oito núcleos, com quatro de desempenho e quatro de eficiência.
Esse valor coloca o chipset no nível do Snapdragon 7 Gen 3 (1.147/3.129 pontos). Em comparação ao seu antecessor, o Snapdragon 7s Gen 2 (998/2.813, há um desempenho 15% e 12% superiores no single-core e multi-core.
Nas especificações, o Snapdragon 7s Gen 3 possui um núcleo principal com frequência máxima de 2,5 GHz, três de desempenho a 2,4 GHz e um de eficiência a 1,8 GHz. Aparentemente, os de performance devem ser o Cortex-A720.
No caso da GPU, a plataforma utiliza a Adreno 810 em 480 Hz. Como o Snapdragon 7s Gen 2 equipou o Redmi Note 13 Pro, é provável que a Xiaomi repita a parceria trazendo o Snapdragon 7s Gen 3 no Redmi Note 14 Pro.
Até o momento, a Qualcomm não confirmou oficialmente a existência do Snapdragon 7s Gen 3 ou deu uma previsão de lançamento. Como a plataforma já foi listada no Geekbench e a linha Redmi Note 14 deve chegar ao mercado nos próximos meses, é provável que o anúncio oficial ocorra ainda neste trimestre.
Em outubro, ela deve anunciar a sua plataforma Snapdragon 8 Gen 4, que irá equipar os diversos flagships. Segundo rumores, a linha Xiaomi 15 será a primeira a contar com o chipset.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários