Lançamentos 25 Jul
A AMD está preparando importantes lançamentos para sua linha de processadores móveis. Após o lançamento de seus primeiros chips para notebooks baseados em Zen 5, a fabricante deve introduzir a família “Strix Halo”, que incluirá modelos ainda mais poderosos para jogos, produtividade e inteligência artificial no PC.
Sam Jiun-Wei Hu, engenheiro térmico que está trabalhando no desenvolvimento da próxima geração do tablet gamer ROG Flow Z13 da ASUS, compartilhou várias informações sobre os próximos modelos de processadores que serão lançados pela AMD, incluindo dados específicos quanto ao design desse hardware.
É informado que os processadores da família “Strix Halo” possuem três chiplets — isto é, blocos dedicados ao processamento de áreas específicas. Haverá dois complexos de núcleos (CCD) baseados na arquitetura de CPU Zen 5 e um único bloco de GPU RDNA 3.5, que incluirá também os controladores de memória e entrada e saída.
Os complexos de CPU terão área de 66,345 mm² (cada). Haverá oito núcleos em cada CCD, portanto, teremos processadores com até 16 núcleos e 32 threads.
Já o bloco de processamento gráfico será gigantesco, com área total de 307 mm². Isso significa que a GPU integrada dos processadores “Strix Halo” será maior que os próprios chips para notebooks da família “Strix Point”, lançada em junho, que medem apenas 232,5 mm².
Faz sentido que a placa de vídeo integrada desses processadores seja tão espaçosa. Rumores indicam que esses modelos terão até 40 núcleos de GPU com desempenho próximo da GeForce RTX 4070 Mobile. Para comparar, os chips da linha atual contam com até 16 núcleos e já conseguem disputar com a GeForce GTX 1650 Ti de 60 W.
O bloco maior é listado com uma temperatura máxima de operação de 86,6 °C, o que significa que não será a CPU, e sim a placa de vídeo integrada que mais consumirá energia e gerará calor. Toda a matriz dos processadores medirá 24,04 x 19,78 milímetros, o que equivale a 475,31 mm² — quase duas vezes maior que os modelos da família “Strix Point”.
Hu detalha ainda que ambos os CCDs têm potência nominal máxima de 15 W cada (total de 30 W). O bloco que abriga a GPU e controladores tem potência avaliada em 72 W, além de 13 W na memória SO-DIMM. No total, o pacote terá potência nominal de até 115 W.
A expectativa é que a família “Strix Halo” seja lançada no início de 2025. Ela deve ser apresentada como rival dos processadores Intel Core “Arrow Lake-H”, também previstos para 2025.
Comentários