Tech 06 Ago
A NVIDIA parece estar enfrentando desafios na fabricação de suas placas de vídeo mais avançadas devido a uma escassez de memórias GDDR6X, segundo uma reportagem anterior. Com isso, a gigante de hardware estaria preparando o lançamento de uma nova versão da GeForce RTX 4070 com módulos GDDR6, que são mais lentos.
Nesta segunda-feira (12), um vazamento revelou o que parece ser uma GeForce RTX 4070 com memória GDDR6 customizada pela GALAX. O nome oficial do produto é “RTX 4070 OC 2X”, segundo fontes do VideoCardz. Além de uma suposta renderização da placa de vídeo, o material vazado inclui suas possíveis especificações. Confira a seguir.
A placa de vídeo deve ter um gabinete com dois ventiladores e será alimentada por um único conector de 8 pinos. A GPU utilizada na nova versão é chamada de “AD104-251” e tem exatamente a mesma quantidade de núcleos da AD104-250, que equipa a versão original da GeForce RTX 4070 com GDDR6X.
A diferença, portanto, é a velocidade de transferência de dados de cada tipo de memória. Enquanto a versão original da placa de vídeo tem chips de memória de 21 Gbps, a nova versão conta com módulos de 20 Gbps, o que impacta sua largura de banda — com base no vazamento, a GeForce RTX 4070 com GDDR6 entrega apenas 480 GB/s.
É importante observar que o uso de memória GDDR6 será limitado à GeForce RTX 4070 e não afetará a GeForce RTX 4070 SUPER, segundo fontes da indústria. O motivo por trás do lançamento da nova versão da placa de vídeo pode ser uma falha na verificação de qualidade em um dos lotes de memória da Micron, uma das fornecedoras da NVIDIA.
Chips de memória GDDR6 são mais baratos que os módulos de GDDR6X. Isso significa que é possível que a nova versão da placa de vídeo seja lançada por preços mais baixos em comparação com o modelo original, que chegou ao Brasil custando R$ 4.999. No entanto, a NVIDIA ainda não confirmou o lançamento do novo modelo de GPU.
Comentários