LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Gen 4: DLSS pode ser o vilão ao invés do herói em jogos de celulares Android

15 de agosto de 2024 27

Várias fontes dizem que o Snapdragon 8 Gen 4 pode ser mais poderoso até que o Apple A17 Pro e até ter suporte a upscaling similar ao NVIDIA DLSS. Entretanto, uma fonte do Android Police acredita que esta capacidade pode se tornar a vilã da bateria nos celulares Android ao invés de aprimorar a experiência do usuário.

O argumento é que o Deep Learning Super Sampling (DLSS) pode gerar falhas nas imagens em taxas de quadros mais baixas, pois a inteligência artificial utilizada neste recurso comete erros que são mais perceptíveis em títulos que não estão otimizados para rodar em, no mínimo, 60 ou 90 fps, como vários jogos Android.


Desta forma, o trabalho adicional do DLSS pode não trazer os resultados esperados, apenas gerando maior gasto energético para o chip. Segundo o Android Police, celulares com Snapdragon 8 Gen 4 devem precisar de uma bateria de, no mínimo, 6.000mAh para uma carga completa durar o dia todo.

O problema é que a maioria dos smartphones dificilmente passa dos 5.000mAh, raras excessões têm mais de 5.500mAh, o que pode resultar numa autonomia decepcionante para os usuários.

Desta forma, a melhor ideia seria otimizar a eficiência energética do chip e dos jogos para elevar a autonomia dos aparelhos e rodá-los em taxas de quadros mais altas, pois o gasto adicional de energia do DLSS pode não valer a pena.

Além disso, o chip deve precisar de sistemas de dissipação de calor maiores, o que disputará espaço com a bateria, impossibilitando a criação de um celular fino e que não sofra com superaquecimento, o que reduz o desempenho do aparelho.

Saiba mais


27

Comentários

Snapdragon 8 Gen 4: DLSS pode ser o vilão ao invés do herói em jogos de celulares Android
  • Para smartphone gamers não vai ter essa dor de cabeça, eles tem o modo de desvio de energia, que é quando seu smartphone se alimenta do carregador ao invés de usar. Bateria, O Red Magic tem esse recurso e provavelmente o Red Magic 10 pro não vai ter esse problema de eficiência energética.

      • Eu não me preocupo com bateria do aparelho, tenho um S24Ultra e uso tudo no talo.Brilho no máximo com brilho extra ativo, bluetooth sempre ativo por conta do Watch 5, tela 2k com 120Hz adaptativo e por ai vai.

          • Esse processador é um verdadeiro lixo, Fritadeira Gourmet.

            • Todos aqui concordam que já passou da hora das empresas de celulares começarem a investir em melhorar as baterias, não em desempenho pra jogar...

                • Agora investir em baterias maiores seria uma boa coisa

                    • Na verdade não é interessante para as empresas mexer na bateria, logo se você faz um smartphone que a bateria não desgasta como os de agora, você cria problemas para a própria empresa, pois um smartphone que dure mais de 10 anos, pode criar a falência da própria empresa, com autonomias maiores dos smartphone, você desgasta mais lentamente, o que faz a vida da bateria ser maior, não se esqueça que os smartphone já vem de fábrica pra torrar mesmo a bateria. Já que falando de Samsung ou iPhone, eles não duram 1 dia de bateria ou raramente faz 9 horas de tela ligada, mas quando você pega um Samsung, faz desbloqueio, usa root, faz undervolt no Kobaness, instala uma custom ROM, e usa uma kernel otimizada, você praticamente dobra a duração e o tempo de tela do seu aparelho. E porque não sai de fábrica assim? Porque não é interessante para eles. Simples assim. O iPhone já deixa de dar suporte para iOS12 em seus aplicativos, forçando a maioria deles ter no mínimo o iOS15, então, mesmo que você ainda tenha uma boa bateria, vai ficar defasado no sistema. Entende? Não vão arrumar solução para isso.

                        • Pior que quem faz o Chipset que leva a responsabilidade de ser muito eficiente, enquanto as baterias não mudam faz tempo em tecnologia.

                            • Muda sim, só que bateria é muito mais complexo, depende de anos de pesquisa de matéria prima e muitos testes de segurança e eficiência. A Xiaomi por exemplo no 11t pro foi o primeiro smartphone deles que a bateria mesclou o grafeno em sua produção, o foco foi garantir que os 120w não prejudicassem a vida útil e tivesse um declínio de ciclos inferiores a uma recarga de 50w.

                            • Não faz sentido essa matéria, uma tecnologia como DLSS é implementada nos jogos, e só seria implementada em jogos que suportam 60fps ou mais. O fato do novo 8 gen 4 gastar mais bateria não tem a ver com isso, o próprio processador é que vai ser mais gastão mesmo

                                • Faz sim pq depende da solução, por exemplo, se você ativa o FG da Nvidia em qualquer GPU, ela vai ficar 99% de uso o tempo todo, enquanto sem ela pode ficar entre 80% e 99% dependendo do momento, com o FG é 99% pois tenta extrair o máximo para gerar.

                                    • Ai vai depender da taxa se quadros que o usuário quer, da taxa de atualização da tela, de quantos fps cada jogo permite. Títulos mais pesados sempre gastaram mais bateria, mas vc pode reduzir qualidade ou limitar os fps. E a matéria ainda faz um associação errada com quadros com defeito e consumo de energia. Todo quadro intermediário extra gerado (FG) tem pequenos erros, mas são quase imperceptíveis.

                                      • Na verdade esse tipo de tecnologia pode ser implementada a nível de driver. Então sim faz sentido.

                                        • Mano nada a ver, a grande maioria dos jogos bons mobile tem suporte a 60fps no mínimo, claro vai gastar mais bateria? Sim, mais vai ter melhores gráficos e performance, é melhor ter o suporte a tecnologia do que não ter né, a própria qualcoom tem 2 tecnologias de upscalling de resolução e um gerador de quadros mais nenhum estúdio de jogo mobile usa, já que 90% das pessoas que jogo os jogos dela tem smartphone fraco.

                                          • Fsr 3 e dlss poderia rodar até em um snapdragon 625, mas a ganância não vai permitir...

                                            • kkkkkk coitados dos galaxys q as bateriam duram 8 horas, vao ter q continuar no exynos mesmo

                                              Economia e mercado

                                              Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos