Rumores 12 Ago
A AMD parece ter começado a fornecer amostras de sua próxima geração de placas de vídeo baseadas em RDNA 4 — nova arquitetura que promete ganhos de desempenho e eficiência — às suas fabricantes parceiras. Nesta segunda-feira (26), um teste de benchmark no Geekbench revelou o que poderia ser um modelo de Radeon RX 8000.
A misteriosa placa de vídeo não teve seu nome revelado na plataforma, mas é identificada pela numeração “gfx1201” que, como descobrimos em atualizações do Linux, refere-se aos processadores gráficos baseados em RDNA 4. O modelo surgiu ao lado de um processador Intel Core i7-13700K em uma placa-mãe TUF B660M-Plus WiFi da ASUS.
Graças à numeração “gfx1201”, sabemos que esta é uma GPU Navi 48, que deve ser a mais poderosa da próxima geração. Ela é mostrada no benchmark com apenas 28 unidades de computação — o que deve equivaler a 56 unidades de computação, uma vez que a nova geração deve ter sombreadores com unidades de computação duplas.
Também é possível observar que a GPU tem clock de 2.101 MHz. A geração atual inclui modelos que podem chegar a 2,6 GHz, mas é possível que, graças a uma nova litografia com maior eficiência de energia, as novas placas de vídeo consigam entregar desempenho semelhante ao de suas respectivas antecessoras consumindo menos energia.
Finalmente, o benchmark indica que o modelo é equipado com 16 GB de VRAM — o que está alinhado a modelos como a Radeon RX 7800 XT e RX 7900 GRE. Com isso, é possível deduzir que a placa de vídeo em questão será uma opção “premium”, entregando um desempenho próximo dos modelos mais avançados da linha.
Cabe lembrar, no entanto, que a AMD pode não lançar placas de vídeo de altíssimo desempenho baseadas em RDNA 4. Rumores indicam que a fabricante priorizará modelos básicos e intermediários nesta geração, deixando os modelos com performance absurda para 2025 ou 2026. Com isso, o modelo testado poderia ser o mais potente da linha.
Atualmente, não há informações sobre o tipo de memória usada na próxima linha de placas gráficas da AMD, mas rumores sugerem que a “equipe vermelha” continuará apostando na memória GDDR6 com clock em torno de 18 Gbps. A NVIDIA, por sua vez, deve adotar o GDDR7 com velocidades de até 28 Gbps para a GeForce RTX 50.
Fontes da indústria dizem que nenhuma fabricante parceira da AMD está desenvolvendo novas placas de vídeo baseadas em RDNA 3 — tampouco as supostas Radeon RX 7400 ou RX 7300. Isso significa que a empresa está totalmente focada na nova geração e pode apresentar os primeiros modelos no início de 2025.
Comentários