LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Gen 5 pode ter clock de até 5,0 GHz e usar litografias da Samsung e TSMC

24 de setembro de 2024 17

Atualização (24/09/2024) - FM

A Qualcomm está próxima de lançar o Snapdragon 8 Gen 4, seu próximo chipset para smartphones e tablets de alto desempenho que deve chegar em breve, mas já circulam rumores sobre seu sucessor. Na segunda-feira (23), um vazador comentou sobre as possíveis especificações dos núcleos de CPU do Snapdragon 8 Gen 5.

De acordo com o usuário @reikaNVMe do X (Twitter), a fabricante está testando uma variante do processador com clocks significativamente mais altos que seus produtos atuais. Segundo ele, o Snapdragon 8 Gen 5 pode contar com dois núcleos de alto desempenho de até 5,0 GHz e seis núcleos de alta eficiência de 4,0 GHz.

(Imagem: Reprodução)

O usuário que divulgou a informação afirma que os dados foram fornecidos por uma das fontes de Revegnus, um vazador que costuma revelar detalhes precisos sobre produtos relacionados ao mercado de hardware ainda não lançados.

Para fins de comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 conta com clock máximo de 3,4 GHz. Já o Snapdragon 8 Gen 4 é esperado com clock de 4,32 GHz nos núcleos de alto desempenho e 3,53 GHz nos núcleos de baixo consumo de energia. Isso significa que os núcleos de baixo consumo poderão ter clock ainda mais alto que os núcleos de alta potência.

Essa melhoria será possibilitada pelo uso da litografia de 3 nanômetros da TSMC, que renderá uma importante melhoria de eficiência energética, portanto, o chipset poderá trabalhar em frequências mais altas sem gastar muita bateria.

Rumores preliminares indicam que a Qualcomm pretende fabricar o Snapdragon 8 Gen 5 utilizando litografias da Samsung e TSMC. Especificamente, é esperado que os processos adotados sejam o Samsung SF2 e TSMC N3P, caso não haja problemas de rendimento nas fábricas da sul-coreana, segundo uma reportagem do DCInside.

(Imagem: Reprodução)

A Qualcomm não costuma revelar especificações sobre seus futuros lançamentos e, considerando que o Snapdragon 8 Gen 5 está previsto para o final de 2025, é possível que seu projeto sofra grandes mudanças até o lançamento, portanto, é importante tratar todas as informações vazadas no campo de especulações.

Texto original (09/09/2024)

Snapdragon 8 Gen 5: Qualcomm pode reduzir custos ao usar litografias da Samsung e TSMC

A Qualcomm pode adotar uma nova estratégia para a produção de chips que serão lançados em 2025, segundo informações divulgadas por uma fonte da indústria no domingo (08). Uma pessoa supostamente relacionada ao assunto disse, em publicação no DCInside, que o Snapdragon 8 Gen 5 terá versões fabricadas pela Samsung e TSMC.

Previsto para 2025, o Snapdragon 8 Gen 5 será uma futura geração do processador para celulares topos de linha da Qualcomm. A plataforma deve ter duas versões: “AB”, que seria fabricada exclusivamente com o processo “N3P” da TSMC; e “AC”, que teria unidades fabricadas com o processo da TSMC e com o “SF2” da Samsung.

(Imagem: Reprodução)

Com isso, a variante mais poderosa seria produzida em massa utilizando apenas as tecnologias da TSMC, enquanto a versão menos potente sairia das fábricas da Samsung.

Há, no entanto, uma condição. Especula-se que a Qualcomm somente utilizará o processo SF2 se houver um bom rendimento nas fábricas da Samsung — área em que a sul-coreana enfrentou desafios nas gerações mais recentes de suas litografias.

Cabe lembrar que a taxa de rendimento na produção de chips é a porcentagem de chips funcionais que podem ser extraídos de um wafer de silício após o processo de litografia. Historicamente, a Samsung teve rendimentos abaixo da TSMC, que possui uma cadeia de produção mais segura para chips avançados, atraindo clientes como a Apple e Qualcomm.

Rumores indicam que a Qualcomm deseja incluir a Samsung em sua cadeia de fornecimento para reduzir o custo de produção do Snapdragon 8 Gen 5, que será a aposta da Qualcomm para celulares topos de linha de 2025 e 2026.

Cabe lembrar que o Snapdragon 8 Gen 4, plataforma que será lançada em outubro de 2024, é esperado como um dos processadores mais caros já feitos pela empresa. Este deve ser o primeiro lançamento da fabricante para o segmento de celulares e tablets com a CPU Oryon, um design de hardware renovado que já está presente no Snapdragon X Elite.

Veja mais!


17

Comentários

Snapdragon 8 Gen 5 pode ter clock de até 5,0 GHz e usar litografias da Samsung e TSMC
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho