LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Elite: Qualcomm lança teaser confirmando nome e data de lançamento do novo chip

09 de outubro de 2024 19

Atualização (09/10/2024) - EB

Ontem (8), o usuário Digital Chat Station do Weibo disse que a Qualcomm mudaria a nomenclatura dos seus chips. Com isto, o Snapdragon 8 Gen 4 na realidade se chamaria Snapdragon 8 Elite. Agora a Qualcomm publicou um teaser confirmando esta mudança e indicando o design do primeiro celular com este chipset.

No vídeo promocional, a Qualcomm mostra um celular com estrutura transparente para evidenciar o chip Snapdragon 8 Elite dentro dele. Embora ela não indique qual a marca e modelo do aparelho, é possível supor que este seja o Xiaomi 15 Ultra, pois ele é idêntico ao aparelho mostrado em vazamentos recentes.

No vídeo, a Qualcomm reforça que o chip será revelado durante o evento Qualcomm Summit 2024 em 22 de outubro. O destaque deste novo modelo serão os núcleos Oryon, personalizados para a fabricante com o objetivo de elevar a potência e a eficiência energética dos celulares equipados com ele.

E a Qualcomm não será a única a apresentar um novo chipset em outubro, pois a MediaTek já anunciou o seu novo Dimensity 9400 com a segunda geração do design "All Big Core" que inclui um poderoso núcleo ARM Cortex-X925 de 3,62 GHz. Além disso, ele traz uma GPU 41% superior com eficiência energética 44% maior.

Atualização (08/10/2024) - FM

Snapdragon 8 Elite: Qualcomm deve unificar linhas de chips e renomear Snapdragon 8 Gen 4

A Qualcomm deve anunciar sua nova plataforma de alto desempenho para celulares durante a Snapdragon Summit, conferência que será realizada a partir de 21 de outubro. Esperava-se que o sucessor do Snapdragon 8 Gen 3 mantivesse a nomenclatura e fosse chamado de Snapdragon 8 Gen 4, mas a fabricante parece estar preparando uma nova estratégia.

De acordo com o vazador Digital Chat Station, a nova geração do processador será chamada de “Snapdragon 8 Elite”. Em um vídeo promocional divulgado na rede social chinesa da Qualcomm, a empresa reforça que este será o primeiro chipset para smartphones com a CPU Oryon — que também é utilizada no Snapdragon X Elite.

Teaser da "próxima geração do Snapdragon" divulgado pela Qualcomm (Imagem: Captura de tela/Qualcomm)

A mudança na nomenclatura do chipset pode ser uma forma de refletir seus grandes avanços tecnológicos. Além da CPU Oryon, também é esperado que o Snapdragon 8 Elite seja fabricado com a segunda geração da litografia de 3 nanômetros da TSMC — a mesma utilizada na produção do A18 e A18 Pro, que equipam os modelos de iPhone 16.

Em uma de suas publicações, Digital Chat Station afirma que o Snapdragon 8 Gen 4 “foi oficialmente renomeado para Snapdragon 8 Extreme Edition”, o que poderia ser um problema de tradução, uma vez que a fabricante nunca utilizou essa nomenclatura em um chipset. Por ora, não há qualquer confirmação das especulações por parte da Qualcomm.

Rumores indicam que o Snapdragon 8 Elite apresentará dois núcleos de alto desempenho com clock superando 4,0 GHz, além de seis núcleos de alta eficiência rodando a 2,8 GHz.

Benchmarks preliminares sugerem que o novo processador renderá um aumento de 35% no desempenho em single-core e 30% no desempenho em multi-core em comparação com o Snapdragon 8 Gen 3. A GPU também deve ser significativamente mais poderosa e suportar novas tecnologias, como um algoritmo de compressão de memória otimizado.

(Imagem: Reprodução)

O primeiro celular equipado com o Snapdragon 8 Elite poderá ser o Xiaomi 15, que poderia chegar ainda este mês ou em meados de novembro. Um recente vazamento da marca chinesa também reforça a mudança de nome do processador. Outros modelos que devem ser equipados com o novo hardware incluem o OnePlus 13, realme GT 7 Pro e mais.

Texto original (01/10/2024)

Snapdragon Elite: Qualcomm pode unificar chips de celulares e notebooks em uma só família

O Snapdragon X Elite para PCs já surgiu em alguns vazamentos, mas a Qualcomm pode adotar uma nova estratégia para seus chips, unificando todos em uma só linha. Desta forma, novos chipsets da empresa podem adotar a marca Snapdragon Elite em um segmento inédito.

O relato vem do confiável informante Digital Chat Station do Weibo. Segundo ele, a Qualcomm está seguindo a mesma estratégia da Apple, que vem unificando o desenvolvimento e nomenclatura dos seus chips Silicon M e A para computadores e celulares, respectivamente.

O benefício desta abordagem é a maior eficiência de fabricação de chips com um ecossistema unificado, onde aplicativos para celulares e PCs são mais parecidos e otimizados. Um possível exemplo seria um Xiaomi 15 com um chip Snapdragon 8 Elite ao invés de Snapdragon 8 Gen 4.

Imagem: Digital Chat Station

Além disso, esta estratégia reduz o custo de fabricação e desenvolvimento dos chips, o que pode tornar os notebooks com chipsets Snapdragon X mais populares entre os usuários que precisam de mobilidade em suas tarefas.

Por fim, esta mudança também pode ajudar a desenvolver novos recursos de inteligência artificial para computadores, pois a Qualcomm tem destacado que seus chips são os melhores para estas tarefas em PCs, mas ainda falta adesão dos usuários para que mais empresas embarquem nesta tendência.

Saiba mais


19

Comentários

Snapdragon 8 Elite: Qualcomm lança teaser confirmando nome e data de lançamento do novo chip
  • Tudo para pular o número 4

      • Espero que dê certo esse projeto deles, agora faltam desenvolver um jeito de nos poder expandir armazenamento tipo micro ssd sei lá algo do tipo

          • Tanto poder e sem jogo pra aproveitar. Parece até o ps5 e xbox series x que tem muito poder mas rodam jogo de ps4 kkk

              • ou seja mesma estratégia da xiaomi de mudar MIUI pra HyperLixoOS, pra enganar e tentar limpar o nome dessa bomba kkkkkkk

                  • Péssima estratégia

                      • Interessante.....

                        Mas readequar dessa forma é um tiro no pé

                          • Vai mudar o forma de nomear de novo, meu Deus.

                            • Então a próxima geração de Chips para Celular também pode ser chamado de Elite X? Principalmente para os Tops de Linha? Porque depois do Snapdragon 8 Gen 4 não faço ideia do que a Qualcoom poderia lançar

                              • O que faltando é ANDROID MODO DESKTOP pra entrar na jogada e trazer algo de RELEVANTE nessa cansada e arrastada briga de câmeras e apps IGUAIS sem evolução alguma. Nem em jogos traz muita coisa de diferente. Seria ótimo ter uma evolução de GPU de vdd para rodar legal no windows e no Android um modo desktop pra acirrar com Apple e Windows, trazendo um botão adicional nos apps com funções avançadas em layout desktop. O VERDADEIRO PC de bolso. Teclado, mouse e USB-C todos com saída para monitor, basta encaixar em Dock e pronto. Motorola é ah que melhor faz isso e trouxe o conceito em 2011 com seu lapdock, depois Samsung e Huawei e Motorola de novo em software. GOOGLE precisa unificar logo seu FUCHSIA com Android ou já ir mudando pra ele.

                                  • A ideia é muito boa, mas a execução disso não vai ser fácil não.

                                      • Vão ter q melhorar bastante os tops de linha de celular pra isso, n sei o quanto ainda as pessoas estão dispostas a ter de aumento visto q o nó de 3nm já tem previsão de subir os preços. Qualcomm ignorou completamente as GPUs NVidia quando disse q tem o melhor pra ia nos PCs, talvez o melhor SOC, oq é ainda questionável agora com os Lunar Lake.

                                          • Mas aí depende do que você considera melhor. As GPUs NVIDIA são mais performáticas para IA? Sim, mas o consumo de energia é absurdamente maior, e o custo benefício já não vale mais a pena

                                              • Depende do q vc considera valer a pena. Performance em IA pra gerar imagens onde já fazem isso na nuvem? Performance em IA pra jogos é muito mais relevante e nisso não existe comparação Nvidia ainda é imbatível. Que a Qualcomm saiba aproveitar essa dianteira pq quando a Nvidia lançar seu SOC ARM Windows com a Mediatek em 2025 quero ver.

                                                  • Não digo que precisa implementar um OS de desktop nos celulares, haja bateria.
                                                    Mas que as empresas como Google, Motorola, Huawei e principalmente Samsung viesse a demonstrar uma vontade maior em querer apresentar o seus Modo Desktop,
                                                    As empresas, principalmente a Samsung tem um baita Modo Desktop, mas faz tão pouco caso que não vejo ser mencionado no lançamento dos seus Galaxy Tab e S.
                                                    Tanto que um colega de trabalho só ficou sabendo do Modo Dex depois que mostrei pra ele.

                                                    Sobre GPU, aí está um ponto que a ARM, Qualcomn, MediaTek e Samsung finalmente estão começando a dar uma melhor ênfase. Porque, apesar de estarem muito boas e mesmo sabendo de suas limitações por conta do gasto energético. Mas sabemos que tbm não precisa ser tão capada, já que ultimamente os celulares tbm tem a tecnologia de entregar energia diretamente ao SoC ao invés de carregar a bateria.

                                                      • Quanto mais concorrência, melhor.

                                                    • Teoricamente então o chip de celular serviria em um laptop.

                                                        • Isso vai ficar perfeito.

                                                            Software

                                                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                            Tech

                                                            PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                            Economia e mercado

                                                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho