Economia e mercado 08 Out
Atualização (09/10/2024) - EB
Ontem (8), o usuário Digital Chat Station do Weibo disse que a Qualcomm mudaria a nomenclatura dos seus chips. Com isto, o Snapdragon 8 Gen 4 na realidade se chamaria Snapdragon 8 Elite. Agora a Qualcomm publicou um teaser confirmando esta mudança e indicando o design do primeiro celular com este chipset.
No vídeo promocional, a Qualcomm mostra um celular com estrutura transparente para evidenciar o chip Snapdragon 8 Elite dentro dele. Embora ela não indique qual a marca e modelo do aparelho, é possível supor que este seja o Xiaomi 15 Ultra, pois ele é idêntico ao aparelho mostrado em vazamentos recentes.
No vídeo, a Qualcomm reforça que o chip será revelado durante o evento Qualcomm Summit 2024 em 22 de outubro. O destaque deste novo modelo serão os núcleos Oryon, personalizados para a fabricante com o objetivo de elevar a potência e a eficiência energética dos celulares equipados com ele.
E a Qualcomm não será a única a apresentar um novo chipset em outubro, pois a MediaTek já anunciou o seu novo Dimensity 9400 com a segunda geração do design "All Big Core" que inclui um poderoso núcleo ARM Cortex-X925 de 3,62 GHz. Além disso, ele traz uma GPU 41% superior com eficiência energética 44% maior.
Atualização (08/10/2024) - FM
Snapdragon 8 Elite: Qualcomm deve unificar linhas de chips e renomear Snapdragon 8 Gen 4
A Qualcomm deve anunciar sua nova plataforma de alto desempenho para celulares durante a Snapdragon Summit, conferência que será realizada a partir de 21 de outubro. Esperava-se que o sucessor do Snapdragon 8 Gen 3 mantivesse a nomenclatura e fosse chamado de Snapdragon 8 Gen 4, mas a fabricante parece estar preparando uma nova estratégia.
De acordo com o vazador Digital Chat Station, a nova geração do processador será chamada de “Snapdragon 8 Elite”. Em um vídeo promocional divulgado na rede social chinesa da Qualcomm, a empresa reforça que este será o primeiro chipset para smartphones com a CPU Oryon — que também é utilizada no Snapdragon X Elite.
A mudança na nomenclatura do chipset pode ser uma forma de refletir seus grandes avanços tecnológicos. Além da CPU Oryon, também é esperado que o Snapdragon 8 Elite seja fabricado com a segunda geração da litografia de 3 nanômetros da TSMC — a mesma utilizada na produção do A18 e A18 Pro, que equipam os modelos de iPhone 16.
Em uma de suas publicações, Digital Chat Station afirma que o Snapdragon 8 Gen 4 “foi oficialmente renomeado para Snapdragon 8 Extreme Edition”, o que poderia ser um problema de tradução, uma vez que a fabricante nunca utilizou essa nomenclatura em um chipset. Por ora, não há qualquer confirmação das especulações por parte da Qualcomm.
Rumores indicam que o Snapdragon 8 Elite apresentará dois núcleos de alto desempenho com clock superando 4,0 GHz, além de seis núcleos de alta eficiência rodando a 2,8 GHz.
Benchmarks preliminares sugerem que o novo processador renderá um aumento de 35% no desempenho em single-core e 30% no desempenho em multi-core em comparação com o Snapdragon 8 Gen 3. A GPU também deve ser significativamente mais poderosa e suportar novas tecnologias, como um algoritmo de compressão de memória otimizado.
O primeiro celular equipado com o Snapdragon 8 Elite poderá ser o Xiaomi 15, que poderia chegar ainda este mês ou em meados de novembro. Um recente vazamento da marca chinesa também reforça a mudança de nome do processador. Outros modelos que devem ser equipados com o novo hardware incluem o OnePlus 13, realme GT 7 Pro e mais.
Texto original (01/10/2024)
O Snapdragon X Elite para PCs já surgiu em alguns vazamentos, mas a Qualcomm pode adotar uma nova estratégia para seus chips, unificando todos em uma só linha. Desta forma, novos chipsets da empresa podem adotar a marca Snapdragon Elite em um segmento inédito.
O relato vem do confiável informante Digital Chat Station do Weibo. Segundo ele, a Qualcomm está seguindo a mesma estratégia da Apple, que vem unificando o desenvolvimento e nomenclatura dos seus chips Silicon M e A para computadores e celulares, respectivamente.
O benefício desta abordagem é a maior eficiência de fabricação de chips com um ecossistema unificado, onde aplicativos para celulares e PCs são mais parecidos e otimizados. Um possível exemplo seria um Xiaomi 15 com um chip Snapdragon 8 Elite ao invés de Snapdragon 8 Gen 4.
Além disso, esta estratégia reduz o custo de fabricação e desenvolvimento dos chips, o que pode tornar os notebooks com chipsets Snapdragon X mais populares entre os usuários que precisam de mobilidade em suas tarefas.
Por fim, esta mudança também pode ajudar a desenvolver novos recursos de inteligência artificial para computadores, pois a Qualcomm tem destacado que seus chips são os melhores para estas tarefas em PCs, mas ainda falta adesão dos usuários para que mais empresas embarquem nesta tendência.
Comentários