Tech 08 Out
A Intel deve introduzir uma linha de chips para notebooks básicos e intermediários com a família Core 200 “Raptor Lake”, esperada como uma pequena atualização do Core de 13ª geração. Nesta terça-feira (08), um teste de benchmark revelou os possíveis detalhes de um dos processadores que farão parte da linha: Core 7 250H.
O processador apareceu em um teste realizado com o notebook MSI Katana 15 no Geekbench 6.3. De acordo com os dados do benchmark, o Core 7 250H é equipado com uma CPU de 14 núcleos e 20 threads, isto é, 6 núcleos de alto desempenho e 8 núcleos de baixo consumo de energia. Os clocks variam entre 2,5 GHz e 5,2 GHz.
Essas são as mesmas especificações do Intel Core i7-13800H, um modelo lançado no início de 2023. Isso significa que ainda não está claro se a “nova” linha terá apenas renomeações dos processadores antigos ou contará com mudanças na qualidade do silício que garantirão uma otimização — mesmo que discreta — no desempenho.
O benchmark mostra que, apesar de contar a nova nomenclatura de produtos da Intel, o novo processador ainda é baseado na família “Raptor Lake”. Isso poderia significar que ele será fabricado com a mesma litografia “Intel 7” utilizada desde 2021.
Em termos de desempenho, o Core 7 250H alcança 2.415 pontos em único núcleo (single-core) e 13.201 pontos em todos os núcleos (multi-core). Isso é aproximadamente o mesmo desempenho do Core i7-13800H, embora diferentes notebooks possam levar a um desempenho variado devido às configurações de energia e resfriamento.
É dito que o MSI Katana 15 com Intel Core 7 250H também é equipado com uma placa de vídeo GeForce RTX 4050 da NVIDIA, que é uma opção básica. Isso reforça que o processador atenderá à faixa de preços mais acessíveis no segmento de notebooks gamers. Modelos mais potentes serão equipados com Core Ultra 200 “Lunar Lake”.
A Intel não revelou planos para expandir sua linha de processadores para notebooks, portanto, é necessário aguardar os próximos anúncios da fabricante para obtermos mais informações. Cabe lembrar que a empresa também está preparando o lançamento da família “Arrow Lake” de chips para desktops com até 24 núcleos.
Comentários