Tech 28 Nov
Atualização (29/11/2024) - PF
Após rumores indicarem que a Intel poderia apresentar suas novas placas de vídeo da série Battlemage no final deste ano, novas informações confirmam o lançamento, apontando para o próximo dia 03 de dezembro.
Com isso, a empresa deverá lançar as suas novas GPUs B580 e B570 na primeira terça-feira do último mês de 2024, já na semana que vem. As informações são do portal internacional VideoCardz e, supostamente, foram comentadas pela própria Intel à parceiros.
O comunicado revela não apenas a data de lançamento, como também a provável data para início das vendas: 12 de dezembro. Nesse mesmo dia, seriam publicadas as análises dos novos modelos, mas a Intel parece planejar dividir o embargo dos reviews em dois momentos.
As avaliações de uma nova Edição Limitada, que marca o design de referência da marca, seriam liberadas no dia 12, enquanto os reviews de modelos personalizados, desenvolvidos por parceiros, ficariam para o dia seguinte (13), junto com o lançamento destes últimos.
Com isso, o calendário para as novas placas estaria organizado da seguinte forma:
- 3 de dezembro: anúncio
- 12 de dezembro: lançamento e queda do embargo para reviews da Edição Limitada da Intel
- 13 de dezembro: lançamento e queda do embargo para reviews dos modelos de parceiros
Até o momento, a marca não revelou seus planos para as faixas de alto e baixo desempenho, já que as novas Arc Battlemage devem ficar em um espaço intermediário de performance (principalmente quando comparado aos modelos de outras marcas).
Informações vazadas sugerem que a B580 deverá contar com 20 núcleos Xe2, enquanto a B570 poderá vir com 12 núcleos Xe2. Confira:
A Intel, como de costume, não fez nenhum comentário sobre as possíveis especificações das placas e nem sobre a sua estratégia de mercado com o lançamento das novas GPUs. No entanto, esperamos que todas essas dúvidas sejam sanadas no possível evento da empresa na próxima semana.
Texto original - 06/09/2024
Reforçando rumores que apontavam um anúncio em dezembro, menções às placas de vídeo Arc Battlemage foram encontradas no site oficial e em diversos documentos da Intel. Segunda geração das GPUs para games da gigante, a linha deve focar no segmento intermediário, começando com a Arc B580, também vista em sites de varejistas internacionais.
Os registros foram encontrados pelo portal VideoCardz e pelo perfil do X (antigo Twitter) Haze, com citações explícitas ao que a Intel chama de "Arc B-Series" — a letra B refere-se ao codinome "Battlemage". Foram encontradas três menções no total, começando pelo site dedicado à oneAPI (interface de código unificado da Intel para programar uma única vez para CPUs, GPUs e outros aceleradores).
Ao descrever componentes compatíveis, um dos tópicos descreve a "Intel Arc B-Series" e os gráficos integrados da linha Intel Core Ultra Série 2 (Arrow Lake e Lunar Lake). Na manhã desta terça-feira (26) a companhia já havia removido o texto.
A segunda é encontrada em um PDF dedicado às ferramentas de telemetria e monitoramento de hardware, em uma seção preparada para a geração de relatórios de erros das placas da linha, mais uma vez citada pelo nome "Intel Arc B-Series".
O último registro, também com o nome "Intel Arc B-Series", foi encontrado por Haze e pode ser um dos mais interessantes, por estar presente na página de suporte da empresa. Ao buscar pelo componente de hardware que precisa de assistência, a lista de peças traz o nome da família de placas de vídeo.
Intel Arc B-Series Graphics Cards (Battlemage) soon... #IntelArc #Intel pic.twitter.com/a22ydQLEeg
— Haze (@Haze2K1) November 23, 2024
Assim como no site da oneAPI, essa citação parece já ter sido removida, possivelmente em resposta às diversas publicações e postagens. Seja como for, os múltiplos registros oficiais reforçam que a Intel pode mesmo ter planos de anunciar a próxima geração de placas de vídeo gamer em dezembro, como apontado por rumores recentes.
Em paralelo, foram vazados ainda detalhes da primeira placa da família Battlemage: a Intel Arc B580. Sucessora da Arc A580, a novidade focaria no segmento intermediário, e já foi listada na Amazon norte-americana em dois modelos da ASRock: a Steel Legend e a Challenger. Ambas também já foram retiradas do ar, mas confirmaram que o modelo contará com 12 GB de VRAM.
Complementa as listagens o vídeo mais recente do canal Moore's Law is Dead (MLID). Segundo ele, a B580 será entre 5% e 15% mais veloz que a Arc A770, topo de linha da 1ª geração Alchemist. Na prática, a GPU ficaria posicionada entre a RTX 4060 da NVIDIA e a RX 7600 XT da AMD.
O informante diz que a estreia inicial realmente ocorreria em dezembro, mas seria bem limitada, compreendendo apenas modelos customizadas da ASRock, Biostar e Gunnir. Para completar, a topo de linha Arc B770, que utilizaria o chip G31, ainda não teria qualquer previsão de estreia, podendo até mesmo ser cancelada.
MLID acredita que o lançamento da família Battlemage pode ser tão conturbado quanto da linha Alchemist, especialmente considerando que os atrasos farão as novas placas da Intel competir com as próximas gerações da AMD e NVIDIA (RDNA 4 e Blackwell), mais poderosas.
Resta saber se o time azul conseguirá praticar preços competitivos para atrair o público que busca por placas robustas mais acessíveis, em um período em que a companhia passa por complicações financeiras. Devemos saber mais em breve, com o anúncio no próximo mês.
Comentários