
Rumores 09 Jun
Atualização (10/06/25) - JB
Ao que tudo indica, o lançamento do Huawei Mate XT 2 está cada vez mais próximo. Isso porque o vazador Super Dimension trouxe mais detalhes sobre o smartphone de dobra tripla.
Com base em fontes que possuem acesso aos planos da Huawei, o informante levantou que o nome comercial do smartphone será Mate XT 2 Ultimate Design fora da China, uma vez que no país ele será conhecido como Mate XT 2 Extraordinary Master.
Além disso, o Mate XT de segunda geração deve ser apresentado ainda neste segundo semestre de 2025 ao lado do Mate X7.
Ambos chegam primeiro no mercado chinês, com lançamento global previsto para o fim do ano.
Em termos de especificações técnicas, o Huawei Mate XT 2 Ultimate Design deve ser lançado com a mesma tela dobrável de 10,2 polegadas do seu antecessor. A dobradiça também será a "Tian Gong" da geração passada.
Contudo, o chipset Kirin será atualizado para o Kirin 9020hh, que tem clock máximo de 2,5 GHz e deve trabalhar com variantes que tem até 16 GB de RAM com 1 TB de armazenamento interno.
Outra melhoria esperada é o fim do chip SIM físico, uma vez que o XT 2 deve adotar apenas a modalidade eSIM para garantir mais espaço interno para a bateria.
Assim, a Huawei poderá apresentar um componente maior, algo capaz de garantir mais autonomia no dia a dia.
O sistema operacional será o novo HarmonyOS 5, que é totalmente independente do Android.
Atualização (05/06/2025) - MR
Diversos rumores indicam que a segunda geração do dispositivo com três telas da Huawei está em desenvolvimento e será lançada ainda neste ano. A expectativa é que o dobrável tenha chipset Kirin atualizado e câmeras superiores.
Anteriormente, especulações sugeriram que a Huawei não planejava lançar o Huawei Mate XT 2 neste ano, mas apenas em meados de 2026. Digital Chat Station traz informações que indicam mudanças no cronograma da fabricante chinesa.
Em uma postagem na rede social chinesa Weibo, Digital Chat Station diz que a segunda geração do dispositivo dobrável com três telas chegará no segundo semestre deste ano. Infelizmente, ele não revela qual trimestre ou mês isso irá ocorrer.
O informante ainda alega que a nova geração do dobrável trará um chipset Kirin atualizado. O Mate XT foi lançado com o Kirin 9010 5G, SoC que estreou no Huawei Pura 70 Ultra e equipa outros modelos da marca.
Para o Huawei Mate XT 2, a marca pode utilizar um chipset inédito baseado na tecnologia N-1. Logo após a postagem, alguns usuários especularam que o dobrável poderia trazer o SoC Kirin 9020, mas com núcleos de desempenho otimizados. Além do processador, é esperado que o celular tenha conjunto fotográfico avançado.
A Huawei pode utilizar ferramentas novas com IA com edição de fotos e novos sensores de câmera na segunda geração do dobrável. Além disso, carregamento, bateria, design e dobradiça devem ser refinados.
Enquanto o modelo pode vir com novidades em diversos departamentos, o display deve ser o mesmo de seu antecessor. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Atualização (05/01/25) - JB
A Huawei já iniciou o desenvolvimento do novo Mate XT 2, que deve ser lançado ainda neste ano com três telas e duas dobradiças.
Conforme o vazador Fixed Focus, esse aparelho está em estágio avançado e pode ser produzido a partir do segundo semestre, sendo que ele terá como grande novidade a plataforma Huawei Kirin 9020.
Ou seja, o mesmo chipset encontrado na atual família Huawei Mate 70, uma vez que esse é o processador mais avançado da fabricante chinesa neste momento.
Outras especificações esperadas para o Mate XT 2 incluem a presença de variantes com até 24 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, enquanto há também atualizações de conectividade para Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.
No entanto, a Huawei não deve mexer no design do smartphone ao manter o tamanho de 10,2 polegadas quando o celular está aberto e 6,4 polegadas quando fechado.
Por fim, uma das grandes novidades do Mate XT 2 pode ser a presença de HarmonyOS Next com características de PC, fazendo com que esse smartphone dobrável seja um dos mais completos da categoria.
Contudo, como a Huawei não comenta os vazamentos, é preciso salientar que ainda estamos falando apenas de mais um rumor do mercado.
Texto original (18/12/24)
Enquanto outras marcas supostamente planejam o lançamento do seu primeiro smartphone com dobra tripla, um novo rumor indica que a Huawei já estaria se preparando para anunciar seu segundo smartphone dobrável com três telas.
Ainda no último mês de setembro, a gigante chinesa anunciou o primeiro smartphone do mundo com três dobras, o Huawei Mate XT. E até agora, o dispositivo tem reinado solitário como o único do globo a contar com esse status.
Embora outras marcas já estejam se preparando para embarcar nesse navio – a exemplo de Xiaomi, Honor e Samsung –, pode ser que a Huawei surpreenda mais uma vez e já lance uma segunda geração do seu dispositivo com três telas no próximo ano.
De acordo com um novo rumor ventilado na China pelo famoso leakster SmartPikachu, a Huawei deverá continuar a atualizar a sua linha de aparelhos de dobra tripla. Alguns especulam que a suposta atualização seria a chegada do Huawei Mate XT 2, sucessor direto do lançamento do último mês de setembro.
Até o momento não temos nenhuma confirmação dessa informação. A única lógica seria pensar que, por ter anunciado um dispositivo do tipo esse ano, a Huawei poderia voltar a repetir essa dose no ano que vem, dando sequência a linha de aparelhos assim como faz com várias outras séries de smartphones.
Com isso, ainda não há nenhum outro detalhe sobre o dispositivo. Mas como sempre, espera-se que a nova geração traga especificações técnicas atualizadas, acompanhadas de melhorias na própria estrutura. Então, podemos especular que a Huawei investirá em mais resistência física para essa – suposta – segunda geração.
Sobre possíveis preços, o cenário é o mesmo. Por se tratar de um dispositivo único e por trazer uma nova tecnologia, o Mate XT foi lançado na China por valores convertidos acima de R$ 15 mil. Logo, é de se esperar que um sucessor chegue por um valor aproximado.
No entanto, com a entrada de possíveis novos concorrentes no setor e a esperada redução dos custos de produção, a expectativa é que os valores para esse tipo de aparelho caiam com o tempo. De qualquer forma, enquanto uma nova geração não é anunciada e outros grandes jogadores não aparecem com suas próprias versões, ainda esperamos o lançamento global do Mate XT.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários