
Tech 15 Jan
17 de janeiro de 2025 2
Um novo rumor indica que a arquitetura UDNA da AMD pode trazer de volta as placas de vídeo Radeon premium, após uma pausa na estratégia nesta geração para reconquistar usuários, conforme afirmou o próprio time vermelho. A solução já traria uma nova litografia de 3 nm, e até estaria presente no ainda inédito PlayStation 6, acompanhada da tecnologia de empilhamento 3D de chips.
A arquitetura UDNA (Unified DNA, ou DNA Unificado em tradução livre) foi apresentada pela AMD em setembro do ano passado, sendo o próximo passo da gigante no desenvolvimento de GPUs e outros aceleradores. A ideia é unificar (motivo do nome "Unificado") as arquiteturas RDNA (Radeon DNA) das placas de vídeo gamer com a CDNA (Compute DNA) dos aceleradores de data center para facilitar o desenvolvimento e obter melhores resultados.
Na época, a empresa apenas confirmou a proposta e disse que ainda levaria um tempo para a estratégia tomar forma, ainda que as expectativas fossem de vermos a UDNA já estrear como a sucessora da atual RDNA 4, apresentada neste mês durante a CES 2025. Esse deve mesmo ser o plano considerando o mais novo rumor publicado no fórum Chiphell, conhecido por vazamentos importantes no mundo do hardware.
As informações são do perfil zhangzhonghao, que possui um bom histórico de vazamentos, e citam não apenas a UDNA, como ainda a arquitetura Zen 6 de CPUs e até o PS6. De acordo com o leaker, tanto os processadores Ryzen com Zen 6 quanto as placas de vídeo com UDNA serão fabricados pela TSMC usando a litografia N3E da classe de 3 nm, já vista no chip Apple M4 dos MacBook Pro e no Snapdragon 8 Elite da Qualcomm.
Mais do que isso, com a estreia da UDNA, a AMD traria de volta as GPUs para entusiastas (categoria da RTX 5090, por exemplo), que deixaram de ser a prioridade da companhia nesta geração — com as novas Radeon RX 9000, a gigante decidiu focar no custo-benefício para "reconquistar os usuários".
Ainda segundo zhangzhonghao, veríamos uma nova mudança no I/O Die (IOD), o chip dedicado às conexões presente dentro dos processadores Ryzen. Com a chegada da arquitetura Zen 6, o IOD passaria dos atuais 6 nm (N6) da TSMC para 4 nm em um processo inédito, o N4C, que seria uma versão mais barata do N4P presente nos Ryzen 9000.
Talvez o trecho mais curioso do rumor esteja relacionado às APUs (os processadores que combinam CPU e GPU em um pacote), que fariam uso de uma nova tecnologia de empilhamento 3D, apesar de não estar claro se esse empilhamento seria de cache, como visto no Ryzen 7 9800X3D, ou dos próprios circuitos de CPU e GPU um sobre o outro.
Independente de qual seria a solução — que aparentemente seria revelada na segunda metade de 2025 —, a família que sucederá os Ryzen AI MAX 300 "Strix Halo" adotaria essa novidade para melhorar ainda mais o desempenho. Mais importante, a Sony também apostaria no empilhamento 3D em "futuros consoles", o que sugere que o PS6 empregaria a tecnologia, com a Microsoft ainda estudando as possibilidades para os próximos Xbox.
Levando em conta que quase todas essas novidades seriam apresentadas apenas entre o fim de 2026 e o início de 2027, muitas coisas podem mudar, ou mesmo nem sair do papel. Ainda assim, caso tudo se confirme, o futuro da AMD é promissor. Mais vazamentos devem surgir nos próximos meses esclarecendo melhor os projetos do time vermelho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários