
Curiosidade 13 Mar
14 de março de 2025 0
Novos rumores sugerem que a Intel deve resgatar a suposta família Arrow Lake Refresh, especulada anteriormente para ter sido cancelada. As novidades, que estenderiam a vida útil do soquete LGA1851, apostariam principalmente em melhorias no processamento de Inteligência Artificial, trazendo aos desktops a Unidade de Processamento Neural (NPU) da marca com arquitetura atualizada.
As informações são do leaker Golden Pig Upgrade Pack (em tradução via máquina), cujo histórico de vazamentos é confiável no geral, e sugerem que a Intel retomou os planos de relançar a família Arrow Lake, atuais Core Ultra 200S, com leves melhorias, estratégia que também foi adotada com as 13ª e 14ª gerações Raptor Lake e Raptor Lake Refresh.
A possibilidade é curiosa frente a antigos rumores que indicavam que a gigante já teria considerando preparar uma eventual linha Arrow Lake Refresh, mas que os planos haviam sido cancelados. Caso esses detalhes sejam verídicos, as mudanças constantes podem ser reflexo da fase complexa que a empresa enfrenta, tendo encontrado um novo CEO apenas nesta semana.
Detalhes a respeito das especificações ainda são escassos, mas o principal foco do relançamento seria a adição de uma NPU mais poderosa nos processadores, turbinando a capacidade da geração atual, limitada a 13 TOPS. Também não se sabe exatamente o quão mais rápida a nova NPU seria, mas os drivers da gigante, bem como outros rumores e famílias de CPUs podem nos dar uma ideia.
Reunindo informações de ambos, a Intel trabalha com a arquitetura NPU 4 nos Core Ultra 200V Lunar Lake, para notebooks, oferecendo até 48 TOPS de IA. Em preparação, estariam as gerações NPU 5 e NPU 6, com até 50 e 75 TOPS, respectivamente, sendo a NPU 5 esperada para ser adotada nos chips Panther Lake, seguida pela NPU 6 nos Nova Lake.
Para se tornarem uma porta de entrada para o mundo da IA, os Arrow Lake Refresh poderiam trazer a arquitetura NPU 4, já oferecendo um aumento considerável no desempenho de Inteligência Artificial frente aos Arrow Lake originais. Dito isso, dependendo do período de lançamento, há a chance de vermos uma versão mais moderna.
NPU2.7:
— Jaykihn (@jaykihn0) February 6, 2025
11-13 TOPS, 2 tiles
NPU4:
40-48 TOPS, 5-6 tiles
NPU5:
18-50 TOPS, 1-3 tiles
NPU6:
75 TOPS, 4 tiles
Já em relação a outras melhorias, é possível que o time azul foque em aumentar as frequências de operação e a contagem de núcleos dos modelos mais simples (Core Ultra 5 e Ultra 7). Diante do desempenho abaixo do esperado visto na família Arrow Lake padrão, há de fato margem para aprimoramentos. Outra notícia bem-vinda é que a existência de um Refresh poderia estender a vida útil do soquete LGA1851, lançado junto com os Core Ultra 200.
Um prazo mais específico para vermos os supostos relançamentos segue desconhecido, mas é provável que a estreia possa ocorrer ainda neste ano. Mais informações devem surgir em novos vazamentos nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários