
Windows 02 Abr
07 de abril de 2025 0
Esperada como o próximo grande lançamento da NVIDIA, a GeForce RTX 5060 Ti foi encontrada em novos benchmarks, reforçando algumas das possíveis características da placa de vídeo de entrada. Mais do que sinalizar o desempenho, que pode ser diferente em usos mais práticos, os resultados sinalizam que a placa já está em testes, forte indício de que o lançamento está próximo.
Os registros foram encontrados pelo usuário Richard Huynh (@OyashokuDesu no X/Twitter) no banco de dados do FurMark, conhecido benchmark usado para verificar o comportamento de placas de vídeo sob estresse intenso, identificada pelo código de identificação 10DE-2D04.
Segundo Huynh, trata-se de uma das variantes da RTX 5060 Ti, ainda que não se saiba se esta seria a versão com 8 GB ou 16 GB de memória. A numeração também sinaliza que a placa em questão utiliza o chip GB206, como esperado, mas não há detalhes mais específicos da configuração desse chip, como a contagem de núcleos.
Here's what appears to be a 5060 Ti benchmark. Judging by the score (since this is run at 4k), it appears to sit just under where a 3080 Ti would score.
— Richard Huynh (@OyashokuDesu) April 5, 2025
That aside, I can confirm that the device ID does indeed match a 5060 Ti. Not sure if 16 or 8gb SKU though... pic.twitter.com/HGflctXbDp
O outro ponto interessante é o consumo (TDP) identificado pelo teste, que bate com o que rumores já haviam apontado: as unidades da RTX 5060 Ti atingem 180 W, valor de 10 W a 15 W maior que o visto na RTX 4060 Ti, a depender da quantidade de memória. Há uma única exceção entre os registros, com uma das placas chegando aos 190 W, sinal de que esta pode ser um modelo customizado com overclock de fábrica.
Em relação ao desempenho, as supostas RTX 5060 Ti atingem performance pouco acima da RTX 3080 Ti, não sendo tão mais rápidas que a RTX 4060 Ti. No entanto, o FurMark não é o melhor teste para se observar a performance — como citado, o benchmark é geralmente usado apenas para estressar as GPUs, e observar as temperaturas que diferentes modelos podem atingir.
Fora isso, os registros são antigos, com datas entre dezembro de 2024 e março deste ano, e utilizam versões diferentes dos drivers da NVIDIA, que ainda não devem estar otimizados para a nova placa. Mais do que isso, o desempenho ao jogar pode ser completamente diferente do observado, havendo a chance de vermos números melhores no uso prático.
Ao que se sabe, além do chip GB206 com 4.608 núcleos CUDA, a NVIDIA GeForce RTX 5060 Ti terá como principal melhoria o sistema de memória, trazendo 8 GB ou 16 GB de VRAM GDDR7 com velocidade de 28 Gbps, trabalhando em uma interface de 128-bit para oferecer 448 GB/s de largura de banda, um salto de mais de 60% em relação à geração anterior.
Seja como for, os resultados também atuam como mais um indício de que o lançamento da solução de entrada do time verde está próximo — rumores indicam que a novidade será apresentada em 15 de abril, chegando então às lojas no dia 16 com o mesmo preço das antecessoras. Mais vazamentos devem ocorrer até lá.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários