
Jogos 02 Jul
02 de julho de 2025 0
A NVIDIA estaria preparando uma nova versão da GeForce RTX 5090D para o mercado chinês, para atender às sanções mais recentes impostas pelos EUA ao país asiático. Ao que parece, a novidade chegaria com o nome "RTX 5090D v2" e curiosamente manteria a maior parte da ficha técnica da 5090, mas teria o sistema de memória bem mais limitado, o que a tornaria menos atraente para usos relacionados à Inteligência Artificial.
Nos últimos meses, o governo norte-americano tem fechado o cerco em torno de produtos de empresas que utilizem tecnologia desenvolvida nos EUA lançados na China, na tentativa de atrasar mais os esforços do rival da Ásia em segmentos como o de IA. A NVIDIA é uma das companhias afetadas pelos embargos, inclusive na linha de placas para games, que estariam sendo usadas como uma rota para contornar as sanções.
A forma encontrada pela empresa para manter as GPUs à venda foi adaptar suas soluções top de linha com limitações para certos usos, o que resultou no lançamento de modelos como a RTX 4090D e RTX 5090D, exclusivas para o mercado chinês. No entanto, novas sanções podem forçar a gigante a aplicar modificações mais profundas.
Rumores apontaram que a NVIDIA estaria preparando a suposta "RTX 5090DD" para atender a esses embargos. No entanto, vazamentos sugerem que a marca pode ter optado por um nome mais simples — a novidade pode chegar em breve como a GeForce RTX 5090D v2.
As informações são do leaker MEGAsizeGPU, que possui um histórico confiável relacionado à NVIDIA, e contam com um logo em PNG que deve ser impresso nas caixas da GPU, além de terem sido reforçadas pelo portal HKEPC. O vazamento também indica que a solução embarcaria modificações no sistema de memória.
Em vez de empregar 32 GB de VRAM GDDR7 em uma interface de 512-bit, a RTX 5090D v2 traria "apenas" 24 GB de VRAM GDDR7 em interface reduzida de 384-bit. Os ajustes diminuiriam de forma considerável a largura de banda da placa, que cairia dos 1,79 TB/s para 1,34 TB/s.
Curiosamente, as especificações da GPU não sofreriam mudanças e continuariam com os 21.760 núcleos CUDA e o consumo de 575 W. Dessa maneira, a novidade praticamente não sofreria impactos em games, mas seria muito menos eficiente em tarefas que demandam muito da memória, em que se enquadram justamente o treinamento e a inferência de modelos de IA.
Ainda de acordo com o vazamento, a placa modificada quase não teria ajustes no preço, o que a tornaria pouco atraente, especialmente com a facilidade pela qual a RTX 5090 pode ser adquirida em lojas de importação da China. Devemos saber mais do componente quando o lançamento ocorrer em agosto, conforme sugerem os rumores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários