
Acer 03 Jul
Novos rumores sugerem que os processadores AMD Ryzen baseados na arquitetura Zen 6 (no momento conhecidos como Ryzen 11000) podem trazer versões X3D com um grande upgrade em relação à geração anterior. Ao que parece, caso deseje, o time vermelho poderia disponibilizar variantes com até 240 MB de cache L3, quase dobrando o limite atual. As novidades também trariam diversas melhorias pensadas para os games.
As informações são do leaker Tom, do canal Moore's Law is Dead, cujo histórico de vazamentos se mostrou verdadeiro na maior parte, e começam reforçando os ganhos de desempenho que os núcleos Zen 6 oferecerão. De acordo com o informante, o número de Instruções por Clock (IPC), que de forma resumida é a quantidade de instruções processadas para cada pulso do clock (os GHz), seria entre 6% e 8% maior para dados no formato FP (Ponto Flutuante, os números com casas decimais).
Tom destaca como esse número se refere ao IPC de dados em FP, e não o total, mais importante para os jogos, e lembra como a arquitetura Zen 4 dos Ryzen 7000 ofereceu um aumento similar. O leaker espera que o aumento total supere a casa dos 10% e cita novamente os núcleos Zen 4, cujo ganho de IPC total foi de 14%, valor bem elevado para ser obtido de uma geração para outra.
Os rumores então mencionam outro grande upgrade que a arquitetura Zen 6 trará: um aumento considerável na quantidade do 3D V-Cache, a tecnologia presente em CPUs como o Ryzen 7 9800X3D que tem grande impacto nos games e algumas tarefas profissionais por manter mais dados próximos da CPU, evitando o acesso à memória RAM, mais lenta.
Conforme indicam as informações, o 3D V-Cache passaria de 64 MB para 96 MB, e até poderia trazer múltiplas camadas para totalizar 192 MB adicionais. Em um exemplo hipotético, já que a AMD ainda não estaria certa de lançar um modelo do tipo, seria possível desenvolver um eventual "Ryzen 7 11800X3D" com 240 MB de cache L3 total (48 MB próprio + 192 MB de 3D V-Cache).
O canal também reforça como a nova arquitetura parece ser desenhada com foco nos jogos — cada CCD (os pequenos chiplets que compõem a CPU) aumentaria a contagem de núcleos de 8 para 12, beneficiando títulos que utilizem muitas threads. Além disso, haveria novas bridge dies (espécie de pontes entre os chiplets) para acelerar a comunicação, e um novo I/O Die (o chip em que estão concentradas as conexões e controladores de memória) que suportaria RAM DDR5 de maior velocidade.
Espera-se que a nova família Ryzen com núcleos Zen 6 traga ainda a litografia N2X da classe de 2 nm da TSMC, e ofereça um total de 24 núcleos com a CPU mais completa. Dito isso, a linha deve ser apresentada apenas no fim de 2026, e muitas mudanças podem ocorrer até lá. Podemos ainda esperar por novos vazamentos durante esse período.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários