LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S9 Plus é freado pela Samsung Experience com desempenho de Note 8

03 de abril de 2018 23

Análise preliminar dos novos Galaxy S9 e S9 Plus revelou que a atualização da principal família de smartphones Samsung não evoluiu muito este ano. O teste de desempenho anterior e incompleto mostrou que a velocidade no uso prático não surpreendeu.

Agora temos a prova oficial para tirar qualquer duvida, que porventura tenha ficado, quanto a velocidade de operação dos oito núcleos do Snapdragon 845 com sua GPU Adreno 630 e mais 6 GB de RAM no novo dispositivo Samsung, especificamente, na variante com tela de 6,2 polegadas.

Teste de velocidade

O Galaxy S9 Plus possui o processador mais rápido da atualidade e 6 GB de RAM, mesma quantidade de RAM do Galaxy Note 8, mas em nosso teste prático isso não foi o suficiente para conseguir destronar o irmão com S-Pen, na verdade, o novo top de linha da Samsung foi 1 segundo mais lento.

Esse resultado de 43 segundos na primeira volta e mais 15 segundos para um tempo total de 58 segundos, são incapazes de ameaçar o iPhone X (54 segundos) na terceira posição no ranking de mais rápidos do TudoCelular e muito menos o OnePlus 5 (54 segundos) e o OnePlus 5T (53 segundos) que lideram usando o Snapdragon 835 e uma boa otimização do sistema OxygenOS.

AnTuTu

Nas ferramentas de benchmark, iniciando com a mais conhecida de todas, AnTuTu, o S9 Plus alcançou o resultado mais alto já visto em nossos testes. Os 263 mil pontos estão bem acima do iPhone X, ex-primeiro colocado com 217 mil pontos.

Esse primeiro teste já nos mostra algo muito sério, a Samsung Experience trava o desempenho do smartphone. A coreana até tentou apagar essa fama trocando o nome TouchWiz, mas ainda é preciso evoluir para que essa interface se iguale em velocidade a OxygenOS da OnePlus, a MIUI da Xiaomi e até mesmo o Android enxuto da Motorola, já que entre o S9 Plus e o OnePlus 5T nós temos o OnePlus 5, Mi Mix 2 e até mesmo o Moto Z2 Force.

GeekBench

No GeekBench, que avalia o poder de processamento do dispositivo móvel de forma mais profunda, medindo o desempenho individual e coletivo dos núcleos do processador, além da GPU. O Galaxy S9 Plus com Snapdragon 845 conseguiu 1985 pontos no teste single-core e 8254 pontos no multi-core. E para a GPU Adreno 630 a pontuação alcançada foi de 13763 pontos.

À semelhança do AnTuTu, aqui também temos números expressívos, quando comparados a outros smartphones Android de geração passada, mas perdendo para o iPhone X e família iPhone 8.

GFX Bench

O benchmark seguinte é o GFX Bench, que foca ainda mais na parte gráfica com seus vários testes para a GPU. Aqui tomamos para referência e comparação os números dos testes Manhattan (que usa a API gráfica Open GL 3.0 na resolução padrão do dispositivo e também em FullHD), além do T-Rex (com API OpenGL 2.0). E os resultados foram de 5068 frames na primeira prova e 8375 frames na segunda. Números que não estão tão superiores ao dos smartphones com mais tempo de vida no mercado.

3D Mark

O último benchmark utilizado foi o 3D Mark, também voltado para o teste gráfico que interessa a quem compra um novo smartphone high-end pensando também na jogatina móvel. E aqui o Galaxy S9 Plus conseguiu marcar 4661 pontos no teste Sling Shot Extreme para OpenGL ES 3.1 e 3750 pontos na versão Vulkan. Com 4586 pontos de média, o S9 Plus é o mais rápido a passar por esse teste, superando até mesmo o Razer Phone, campeão anterior.

GameBench

No teste prático com jogos, nós utilizamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de frames por segundo. Os títulos utilizados foram Asphalt 8, Vainglory, Modern Combat 5, Injustice 2, Clash Royale e Subway Surfers.

Em Asphalt 8 o S9 Plus precisou de 580MB de RAM, 5% da CPU e 18% da GPU para entregar média de 30 frames por segundo. No Vainglory a exigência foi de 637MB de RAM, 4% de CPU, com 22% da GPU para entregar também 30 fps.

No Modern Combat 5 temos média de 60 fps em um uso de 527MB de RAM, 6% de CPU e 21% da GPU. Em Injustice 2 a média ficou em 30 fps, com uso de 836MB de RAM, 5% de CPU e 36% da GPU.

Para Clash Royale nós tivemos média de 59fps para um uso de 335MB de RAM, 3% da CPU e 21% da GPU. Enquanto Subway Surfers manteve média de 60fps para um consumo de 301MB de RAM, 5% da CPU e 16% da GPU.

FPS CPU GPU Memória
Asphalt 8 30 5% 18% 580 MB
Vainglory 30 4% 22% 637 MB
Modern Combat 5 60 6% 21% 527 MB
Injustice 2 30 5% 36% 836 MB
Clash Royale 59 3% 21% 335 MB
Subway Surfers 60 5% 16% 301 MB

Como não poderia ser diferente, o Snapdragon 845 conseguiu garantir jogos rodando com fluidez, mas sendo um pouco exigido do que o Snapdragon 835, um ponto importante para que haja melhor autonomia.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Galaxy S9 Plus possui o processador mais rápido do mercado, mas a Samsung não conseguiu aproveitar esse potencial para tornar seu novo dispositivo um exemplo a ser seguido em questão de desempenho. A culpa é claramente da Samsung Experience (TouchWiz para os íntimos), interface da coreana que precisa de muita otimização para mostrar a mesma fluidez de rivais como a OxygenOS da OnePlus ou a MIUI da Xiaomi.

Se o objetivo é ter o dispositivo mais rápido do mercado, como já adiantamos em nossa análise prévia, o S9 Plus (bem como o S9) não é a melhor opção nesse momento. É claro que aqui estamos isolando o teste de desempenho e desconsiderando demais fatores que pesam na decisão de compra. Nesse caso, recomendamos que você aguarde a nossa análise completa, mas já pode ir conferindo outros testes em separado, como o comparativo de câmeras com votação cega que já está no ar.

O Samsung Galaxy S9 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

23

Comentários

Galaxy S9 Plus é freado pela Samsung Experience com desempenho de Note 8
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista