LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy J7 Prime ou J7 Pro? TudoCelular compara modelos com especificações parecidas

29 de março de 2018 36

No segundo semestre de 2017, a Samsung atualizou a linha Galaxy J com o lançamento do J7 Pro. O novo modelo trouxe algumas inovações em relação ao seu antecessor, o J7 Prime, lançado em 2016, e criou uma dúvida em muitos consumidores entre os dois dispositivos.

Para ajudar, o TudoCelular segue a série de comparativos, agora colocando frente a frente dois modelos mais potentes da família mais básica da Samsung. Para isso, vamos mostrar aqui os resultados em nossos testes de desempenho, bateria, tela e câmeras, e também repassaremos algumas características de design e interface. Ao final, uma breve conclusão, resumindo cada tópico.

Design e acabamento

75 x 151.7 x 8 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

O Galaxy J7 Prime expandiu o acabamento metálico de seu antecessor, o J7 Metal, para todo o corpo do dispositivo - tirando a parte frontal, em vidro com curvatura 2.5D. O modelo é o primeiro da linha Galaxy J a contar com leitor de impressões digitais, posicionado na parte da frente, também com função Home e em meio aos capacitivos Apps recentes e Voltar.

O J7 Pro tem construção bastante parecida. A diferença fica mais pelo formato, com quinas mais arredondadas, e com as bordas superior e inferior levemente maiores. No entanto, o modelo mais recente é um pouco menos largo, o que indica redução das bordas laterais.

A parte traseira tem design diferente entre os dois dispositivos, com a câmera posicionada no centro em ambos os casos, mas em um quadrado que apenas abriga o sensor no J7 Prime, enquanto o J7 Pro tem um vidro em formato de retângulo com os cantos arredondados, que abriga o sensor e também o flash. As linhas da antena também são diferentes nos dois dispositivos.

Outra semelhança importante está na parte frontal: o J7 Pro conta com um flash para selfies, assim como o J7 Prime. Em linhas gerais, são smartphones bastante parecidos, especialmente no que diz respeito à construção.

Hardware e desempenho
Galaxy J7 Prime Galaxy J7 Pro
Chipset Samsung Exynos 7870
8x 1,6 GHz
Samsung Exynos 7870
8x 1,6 GHz
Placa gráfica Mali-T830 MP2 Mali T-830 MP2
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento 32GB + micro SD até 256 GB 64 GB + micro SD até 256 GB

Você pode ver na tabela acima que o hardware do J7 Prime e do J7 Pro é exatamente o mesmo, exceto pelo armazenamento interno, que é de 32GB no modelo de 2016 e 64GB no modelo brasileiro de 2017 - a Samsung tem oferecido mais espaço para o brasileiro em seus smartphones.

Aí entra a questão da otimização de software. O J7 Prime, que vem com o Android 6.0.1 Marshmallow e é anterior à Samsung Experience, realizou o nosso teste de desempenho em 3min11s, contra 2min20s do J7 Pro. Uma redução bem considerável no modelo mais novo. Mas é legal apontar aqui que ambos não conseguiram segurar os apps na segunda volta.

Se você está em dúvida, o J7 Pro tem o Android 7.0 Nougat com a Samsung Experience 8.1 de fábrica. A diferença nos tempos mostrados no gráfico e o final se dá por conta da somatória dos milésimos de cada volta. Abaixo, você pode comparar os resultados nos testes de benchmark.

Em jogos, o J7 Pro se mostrou um pouco melhor para lidar com títulos mais pesados e até mesmo em opções mais leves. No entanto, ambos são um pouco fracos em termos de taxa de quadros, mesmo no Subway Surfers, que ficou em 57 fps no J7 Pro e 41 fps no J7 Prime.

Galaxy J7 Prime Galaxy J7 Pro
AnTuTu 44.634 48.073
GeekBench CPU 672 / 2.746 730 / 3.701
GeekBench GPU 1.603 2.331
3D Mark 222 241
GFX Bench (Manhattan off) - 201,6
GFX Bench (T-Rex off) - 679,7
Bateria

Mesmo hardware, tela de mesmo tamanho, mas tecnologias diferentes, e bateria com capacidades distintas. É, dá para esperar um bom embate em duração da bateria. O J7 Prime tem menos carga, com 3.300mAh, enquanto o J7 Pro chega a 3.600mAh. E o modelo mais antigo tem tela PLS TFT, contra Super AMOLED do mais novo.

Mas o J7 Prime é que mostrou duração superior em nossa simulação de uso real. Na verdade, não foi muita coisa: 20 minutos a mais apenas, o que nos leva a crer que foi um empate técnico. Os tempos foram de 18 horas e 25 minutos contra 18 horas e 05 minutos no J7 Pro.

Curiosamente, nos testes específicos, o modelo mais novo só não conseguiu tempo melhor na recarga - por trazer capacidade maior - e nas videochamadas, possivelmente por conta da mudança no aplicativo Skype, que foi reformulado desde que realizamos os testes no J7 Prime. Os resultados está todos na tabela abaixo.

Galaxy J7 Prime Galaxy J7 Pro
Uso real TC 18:25 18:05
Recarga 0% a 100% 2:22 2:29
Reprodução de vídeo 11:08 14:29
Gravação de vídeo 5:07 6:54
Chamadas de voz 25:39 26:08
Videochamadas 9:04 5:53
Tela
Galaxy J7 Prime Galaxy J7 Pro
Tamanho 5,5" PLS TFT 16:9 5,5" Super AMOLED 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 4 0
Brilho máximo imagem branca 450 717
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 7 8

Apesar de terem tamanho do display igual, as telas do J7 Prime e J7 Pro não são a mesma. A diferença está no tipo do painel, que é PLS TFT (que é como a Samsung chama o IPS LCD) no primeiro e Super AMOLED no segundo. Ou seja, podemos esperar contraste mais marcante no modelo mais recente do que no antecessor.

De fato, encontramos isso. Para começar, o J7 Prime emite 4 lux em imagem preta no brilho máximo, enquanto o J7 Pro zera a emissão de luz nesse caso. Já em imagem branca, temos 450 lux no primeiro e 717 lux no segundo, indicando maior conforto para este em ambientes com muita luz, como em locais externos, por exemplo.

Já no brilho mínimo, ambos conseguem zerar a emissão de luz em imagem preta - algo que praticamente todo smartphone faz. Em imagem branca, o J7 Prime consegue reduzir um pouco mais, indo a 7 lux, contra 8 lux do sucessor. Sendo assim, ambos possuem conforto mais ou menos igual para uso em ambientes escuros.

Câmeras
Galaxy J7 Prime Galaxy J7 Pro
Resolução máxima 13 MP 13 MP
Abertura f/1.9 f/1.7
Estabilização Digital Digital
Flash LED LED
Frontal 8 MP 13 MP

O sensor fotográfico do J7 Prime tem abertura um pouco menor que o do J7 Pro, o que indica maior dificuldade em tirar fotos em ambientes com pouca luz. Mas vamos avaliar rapidamente o desempenho geral.

O J7 Prime peca um pouco pela nitidez das imagens. E mesmo em ambientes com boa luminosidade, é possível perceber alguns ruídos em pontos mais escuros da foto. A temperatura das cores costuma ser um pouco mais quente que o geral, o que deve agradar a maior parte dos usuários brasileiros. Já a frontal consegue selfies de boa qualidade em comparação com dispositivos da mesma faixa de preço.

Já o J7 Pro registra imagens em temperatura mais fria, mas traz boa nitidez em ambientes bem iluminados. A câmera frontal também é razoável, mas não é raro trazer resultados tremidos com pouca luz, o que pode ser contornado com o flash. No geral, ambos agradam bem, considerando a faixa de preço.

Em vídeos, a estabilização digital do J7 Pro é suficiente para captar imagens pouco tremidas. As cores ficam um pouco mais frias no sensor principal, e mais quentes no frontal. O J7 Prime já parte para as cores frias nos dois sensores, e tem estabilização um pouco mais precária que o sucessor. O áudio é satisfatório nos dois aparelhos.

Software/Interface

Já mencionamos aqui que o Galaxy J7 Prime vem com o Android 6.0.1 Marshmallow, mas possui atualização oficial para o Android 7.0 Nougat, com funções presentes no J7 Pro. É a mesma Samsung Experience 8.1, inclusive com a função Dual Messenger, que facilita o uso de duas contas no WhatsApp, Skype e outros mensageiros e redes sociais.

Já o J7 Pro vem com essa interface de fábrica, e por enquanto só recebeu algumas atualizações de segurança. Ambos aguardam a chegada do Android Oreo, mas isso deve ficar apenas para o segundo semestre deste ano. O J7 Prime, por exemplo, recebeu o Nougat entre agosto e setembro do ano passado.

Em resumo, você pode ter a mesma interface no J7 Prime e no J7 Pro.

Conclusão

Vimos um bom equilíbrio entre o J7 Prime e seu sucessor, o J7 Pro. O modelo mais antigo tem duração da bateria aparentemente maior, enquanto o desempenho do mais novo é superior, assim como a tela e a câmera.

Mas vamos avaliar os preços. O J7 Prime pode ser encontrado atualmente por R$ 835 no valor mais baixo que encontramos na internet, enquanto o J7 Pro não custa menos que R$ 1.099. Uma diferença bem grande para melhorias não tão absurdas assim. Nesse sentido, talvez compense mais pegar o modelo mais antigo, mesmo.

Lembrando que o J7 Prime recebeu a atualização para a Samsung Experience 8.1 e também está programado para receber o Android Oreo. Assim sendo, independente do aparelho que você optar, terá as mesmas funções até a segunda metade do ano que vem, pelo menos.

Você pode ver maiores detalhes sobre cada dispositivo acessando as análises completas, pelos links abaixo. Os links para as ofertas estão no final da matéria.

E você, já escolheu o seu entre Galaxy J7 Prime e J7 Pro? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 18 de janeiro de 2019, às 13:50)

36

Comentários

Galaxy J7 Prime ou J7 Pro? TudoCelular compara modelos com especificações parecidas
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular