LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S8 Plus não surpreende em teste de desempenho com Android 8.0 Oreo

30 de abril de 2018 35

O Galaxy S8 Plus recebeu a atualização para o Android 8.0 Oreo ao final de fevereiro em solo brasileiro, e após realizarmos um completo teste de bateria que não causou muito entusiasmo nos fãs da marca chegou a hora de ver como ele se sai em relação ao desempenho, lembrando que o update levou a Samsung Experience 9.0 ao flagship de 2017.

Um ponto importante a ser destacado é que o teste foi feito com a tela do aparelho regulada como vem por padrão, ou seja, em resolução Full HD+, mas é possível configurá-la para Quad HD+ caso desejado, e assim abrir mão de um melhor desempenho gráfico para ter imagens ainda mais bonitas.

Mais Notícias

Em especificações técnicas, o Galaxy S8 Plus vendido no Brasil entrega o chipset Exynos 8895 com oito núcleos a até 2,3 GHz, GPU ARM Mali-G71 MP20, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD. É possível encontrar também uma versão com 6 GB de RAM e o dobro do armazenamento, mas não foi essa a variante a passar por nossos testes.

Teste de velocidade

Aparelhos da Samsung em geral nunca se destacaram muito em nosso teste prático de velocidade, principalmente por conta da pesada interface adotada pela empresa sobre o Android. No caso do Android 8.0 Oreo disponível para o Galaxy S8 Plus, temos a Samsung Experience 9.0, mesma versão encontrada até aqui nos mais recentes Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

Nosso teste prático é bem simples: são abertos 12 aplicativos, incluindo alguns nativos e outros populares que baixamos, e depois fazemos uma segunda volta para ver como o sistema gerencia estes apps em segundo plano.

Na primeira volta tivemos um tempo bem parecido com nosso teste anterior, sendo necessários 53 segundos e 42 centésimos para concluir tudo e retornar ao cronômetro, enquanto na segunda precisamos de outros 24 segundos e 11 centésimos, o que acabou por atrasar um pouco o tempo total em relação ao que vimos com o Android Nougat, passando de 1 minuto e 15 segundos para 1 minuto e 17 segundos.

Este ainda é um tempo bom olhando no geral, mas coloca o Galaxy S8 Plus atrás de praticamente todos os flagships, seja considerando modelos de 2017 ou 2018.

AnTuTu

No AnTuTu tivemos pouco mais de 180 mil pontos, o que coloca o Galaxy S8 Plus bem atrás de outros flagships, já que após a atualização da ferramenta tivemos muitos modelos de 2017 ultrapassando a casa dos 200 mil pontos.

GeekBench

Já no GeekBench a situação se manteve similar ao que vimos com o Android Nougat, sendo encontradas pontuações satisfatórias e uma marca no teste de GPU bem acima do que conseguem aparelhos com o Snapdragon 835.

3D Mark

No 3D Mark também não vimos muita mudança, com pontuações satisfatórias mas que não representam nenhum aumento considerável na performance em relação ao visto com o Android Nougat.

GFXBench

Por fim, temos o GFXBench, onde mesmo com uma tela de resolução "baixa" o Galaxy S8 Plus não registrou pontuações altas nas variações onscreen, ficando abaixo de modelos como Mate 10 Pro, OnePlus 5T, Moto Z2 Force e muitos outros.

Jogos

Fechamos nosso teste de desempenho vendo como o Galaxy S8 Plus se sai com jogos, lembrando que como sempre foi usado o GameBench para medir a fluidez da jogatina, sendo possível acompanhar não apenas o fps mas também o consumo de RAM, CPU e GPU. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

  • No Asphalt 8 tivemos média de 30 fps, com RAM em 291 MB, CPU em 7% e GPU em 64%;
  • No Modern Combat 5 a média foi de 60 fps, com RAM em 349 MB, CPU em 14% e GPU em 42%;
  • No Injustice 2 conseguimos 36 fps em média, com RAM em 470 MB, CPU em 12% e GPU em 59%;
  • Já o Vainglory rodou a 59 fps em média, com RAM em 816 MB, CPU em 7% e GPU em 51%;
  • Nos jogos mais simples, tivemos 60 fps em média no Subway Surfers, com RAM em 316 MB, CPU em 9% e GPU em 26%;
  • O Clash Royale foi ligeiramente abaixo disso, com 58 fps em média, 476 MB de RAM ocupados, CPU em 4% e GPU em 33%;

Resolvemos testar também o PUBG Mobile, mesmo ele não fazendo parte de nossa lista padrão, e o já icônico jogo de tiro rodou com média de 30 fps, ocupando 763 MB de RAM, 15% da CPU e 77% da GPU

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Galaxy S8 Plus segue como uma boa opção para quem quer desempenho de sobra para tarefas do dia a dia e também para jogos, desde os mais simples até os mais pesados. Ainda assim, o aparelho da Samsung já começa a demonstrar sinais de cansaço após a chegada do Android 8.0 Oreo, algo nítido principalmente no gerenciamento de RAM em nosso teste prático e nos testes de benchmark, onde tivemos uma queda considerável nas pontuações.

Como ele já figura em uma faixa de preço bem abaixo da cobrada em seu lançamento, podendo ser encontrado em varejistas na casa dos R$ 2,8 mil facilmente, temos uma boa relação custo-benefício para quem deseja um modelo topo de linha mas não quer desembolsar o preço pedido pelo Galaxy S9 ou Galaxy S9 Plus, sendo ele mais barato também que rivais como iPhone 8 Plus e iPhone X.

O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

35

Comentários

Galaxy S8 Plus não surpreende em teste de desempenho com Android 8.0 Oreo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista