LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S9 se consagra em comparativo de tela e som contra S8 Plus, Mate 10 Pro e iPhone 8

04 de maio de 2018 8

A Samsung é conhecida mundialmente pela qualidade das telas de seus smartphones, principalmente nos modelos topo de linha onde ano após ano a empresa leva o título de melhor display. Mas será que isso se manteve no Galaxy S9? É o que resolvemos descobrir, e pra isso colocamos o novo flagship da marca lado a lado com Galaxy S8 Plus, Mate 10 Pro e iPhone 8, todos ótimos aparelhos para quem busca consumir conteúdo no smartphone.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva. Como todos possuem opção de brilho automático, este modo também foi testado.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.

68.7 x 147.7 x 8.5 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
74.5 x 154.2 x 7.9 mm
6 polegadas - 2160x1080 px
Ir para página de comparação

Temos ambos os modelos da Samsung com tela Super AMOLED de resolução Quad HD+ e proporção 18,5:9, sendo essa uma otimização sobre o AMOLED tradicional para entregar cores ainda melhores e reduzir o consumo de energia. O Galaxy S8 Plus tem 6,2 polegadas de diagonal, enquanto o Galaxy S9 é um pouco menor, com 5,8 polegadas.

O Mate 10 Pro já conta com uma tela AMOLED de 6 polegadas com resolução Full HD+ e proporção 18:9, então temos algo um pouco menos "esticado" do que nos modelos da Samsung.

Por fim, o iPhone 8 é o único tradicional dos quatro, trazendo um painel IPS LCD de 4,7 polegadas com resolução de 750 x 1334 pixels e proporção 16:9, o que encaixa melhor na esmagadora maioria dos vídeos que você for assistir, sem precisar dar zoom para cortar as bordas pretas nas laterais da tela.

Ambiente ensolarado (brilho máximo)

Ao colocarmos todos os aparelhos com o máximo de brilho possível foi possível perceber que o Galaxy S9 se saiu melhor que os rivais não apenas no índice de brilho mas também no reflexo do vidro que protege a tela, algo onde o Galaxy S8 Plus pecou demais. O Mate 10 Pro ficou em segundo lugar, conseguindo também entregar boa visibilidade e pouco reflexo, ficando a grande decepção mesmo para o iPhone 8 que em alguns momentos ficou quase imperceptível perto dos demais.

Ambiente ensolarado (brilho automático)

No mesmo ambiente mas com brilho automático a situação do iPhone 8 ficou ainda pior, curiosamente, sendo quase possível imaginar que o aparelho da Apple está com a tela apagada, não fossem nuances das cores das imagens aparecendo em alguns momentos.

Mais uma vez o Galaxy S9 ficou acima dos rivais, e aqui a situação foi ainda mais clara, com o Mate 10 Pro vindo em segundo e o Galaxy S8 Plus ficando logo atrás pro causa do reflexo absurdo do vidro.

Ambiente interno (200 lux)

Passando para ambiente interno com todos os aparelhos regulados para o mesmo nível de brilho, temos Galaxy S8 Plus e Galaxy S9 apresentando imagem bem mais saturadas, enquanto o iPhone 8 tende para cores mais naturais e o Mate 10 Pro acaba ficando como um meio termo entre eles.

É bom notar que os aparelhos da Samsung incluem três modos predefinidos de cores e outro completamente customizável, sendo eles os que permitem um controle maior por parte do usuário sobre as cores exibidas. O Mate 10 Pro também não faz feio, incluindo controle manual sobre temperatura de cor e duas opções para tons mais vibrantes ou naturais.

Infelizmente o iPhone 8 é o único sem nenhum tipo de personalização por aqui, exceto se você considerar as opções de acessibilidade para deficientes visuais.

Ambiente noturno (200 lux)

Apagando as luzes temos uma visão melhor do que foi comentado há pouco, sendo possível notar claramente a tendência de Galaxy S8 Plus e Galaxy S9 a saturar demais as cores, mas nada que não possa ser customizado caso desejado. Vale notar ainda que todos possuem ótimo nível de contraste, com preços profundos e brancos bem balanceados, o que vai agradar ao assistir vídeos com mudanças bruscas de localização.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Com as telas configuradas para o menor brilho possível tivemos um cenário bem equilibrado, com todos os aparelhos apresentando luminosidade confortável para consumir conteúdo em locais completamente escuros. Se for para apontar um vencedor, podemos declarar o iPhone 8, que ficou ligeiramente mais escuro que os demais em algumas cenas.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Fechamos esta parte de nosso teste colocando todos os aparelhos com o máximo de brilho possível, o que vai causar grande incômodo após pouco tempo de uso em ambiente escuro. O que menos incomodou neste cenário acabou sendo o iPhone 8, mas de qualquer forma é bom evitar ir pra locais com pouca luz sem antes regular o brilho de sua tela.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela é configurada para tornar tudo o mais balanceado possível, mas nem sempre isto é possível.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Galaxy S9: 0 lux*
  • Galaxy S8 Plus: 0 lux*
  • Mate 10 Pro: 0 lux*
  • iPhone 8: 2 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • Galaxy S9: 0 lux*
  • Galaxy S8 Plus: 0 lux*
  • Mate 10 Pro: 0 lux*
  • iPhone 8: 0 lux

*Os modelos com tela AMOLED ou Super AMOLED desligam de fato os pixels ao exibir uma imagem preta, o que significa que temos pretos com completa ausência de luz, algo que não acontece nos aparelhos com IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • Galaxy S9: 646 lux
  • Galaxy S8 Plus: 772 lux
  • Mate 10 Pro: 749 lux
  • iPhone 8: 769 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • Galaxy S9: 2 lux
  • Galaxy S8 Plus: 3 lux
  • Mate 10 Pro: 3 lux
  • iPhone 8: 3 lux
Sistema de som

A experiência de assistir um vídeo não é completa se não tiver um sistema de som bacana no smartphone. É por isso que incluímos em nosso teste de tela um teste rápido de áudio, onde colocamos os quatro para exibir o mesmo vídeo e vemos como cada um se saiu. Vale notar que apenas o Galaxy S8 Plus tem som mono por aqui, com todos os demais apresentando saída estéreo, onde é usado um alto-falante na lateral inferior e outro no painel frontal.

Foi possível perceber que o Galaxy S9 não apenas apresentou o som mais alto mas também o mais claro e profundo dos quatro, entregando uma ótima imersão ao assistir vídeos. Em segundo lugar temos o iPhone 8, que também entrega um som bem alto para o seu tamanho e apresenta ótima clareza.

Em terceiro ficou o Mate 10 Pro, que tem som um pouco mais baixo que os outros dois, e ligeiramente mais abafado. Por fim temos o Galaxy S8 Plus, que não só foi o mais baixo como entregou a pior imersão graças à saída única de som, que ainda pode acabar sendo obstruída ao segurar o aparelho na horizontal.

Conclusão

A Samsung realmente se superou no Galaxy S9, entregando não apenas a melhor tela para praticamente todos os cenários mas também o melhor sistema de áudio, o que faz dele o aparelho mais completo para quem quer consumir conteúdo multimídia, navegar na internet ou jogar.

O Mate 10 Pro da Huawei também surpreendeu, conseguindo lidar muito bem com situações adversas, entregando bom equilíbrio de cores e sistema de som que deve satisfazer a maioria, tudo em uma telona de alta resolução para assistir seus vídeos com o maior conforto.

Galaxy S8 Plus e iPhone 8 acabaram ficando um patamar abaixo, com o modelo da Apple se saindo melhor com relação ao som mas perdendo ao ser usado em ambientes externos, enquanto o representante da Samsung possui o sistema de áudio mais fraco dos quatro.

  • O Samsung Galaxy S9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei Mate 10 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

Galaxy S9 se consagra em comparativo de tela e som contra S8 Plus, Mate 10 Pro e iPhone 8
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista