LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vale o preço maior? Galaxy A6 Plus é parecido com Moto G6 Plus em desempenho

11 de junho de 2018 45

O Galaxy A6 Plus foi oficializado pela Samsung há cerca de uma semana no Brasil. O TudoCelular já trouxe a prévia do dispositivo, com alguns dos resultados do teste de desempenho e uma breve análise das câmeras. O comparativo às cegas já está na reta final, e Agora, trazemos para você os resultados completos do nosso teste de performance.

Lembrando que trata-se aqui de um dispositivo com hardware semelhante ao Moto G6 mais potente lançado recentemente pela Motorola aqui no Brasil. Temos um chipset Snapdragon 450, 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Porém, por um valor bem mais elevado, sendo o A6 Plus mais caro que o Moto G6 Plus.

Será que o aparelho da Samsung vai tropeçar no multitarefas e engasgar em alguns jogos como o da Motorola? É o que vamos descobrir nos próximos parágrafos (ok, o título já deu um spoiler, mas vamos acompanhar).

Teste de velocidade

A Samsung Experience não é muito conhecida por sua fluidez. Mas parece que as coisas estão mudando. Em nosso teste de velocidade, que consiste em abrir 12 aplicativos e depois reabri-los para verificar se existe a necessidade de recarregar, o Galaxy A6 Plus mostrou desempenho mais que satisfatório.

O tempo para abrir Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon GO, Asphalt 8, e retornar ao relógio foi de 1min05s. A segunda volta, que reabre todos do começo ao fim, levou 21s. Sendo assim, o tempo total ficou em 1min26s.

A primeira volta já foi mais veloz que o teste realizado no Moto G6 Plus - e, consequentemente, também no Moto G6. O total ficou igual ao cravado pelo Zenfone 4 Selfie Pro, um dispositivo que tem o Snapdragon 625 em seu interior, e também traz 4 GB de memória RAM, no modelo que testamos. O 1min26s do A6 Plus é um dos 40 melhores tempos que registramos até hoje.

AnTuTu

Ok, o Galaxy A6 Plus tem boa velocidade de abertura dos aplicativos e manda bem no multitarefas. Mas e quanto aos benchmarks? A gente rodou algumas das ferramentas mais populares neste dispositivo, como de hábito.

No AnTuTu, a pontuação do A6 Plus ficou um pouco acima dos 70 mil pontos, na mesma faixa do Moto G6. Como era esperado, uma vez que os dois dispositivos contam com o mesmo chipset.

GeekBench

No GeekBench, a gente faz os testes da CPU e da GPU. No primeiro, a gente recebe um resultado de desempenho em núcleo separado e outro para todos os núcleos juntos. No segundo, o teste é com o chip gráfico do aparelho.

No A6 Plus, o single-core da CPU chegou a 760 pontos, pulando para 3.960 no multi-core. Já na GPU, o resultado foi de 3.306. Tudo dentro da faixa esperada, ficando próximo do que foi apresentado pelo Moto G6.

3D Mark

A terceira ferramenta de benchmark que passamos é o 3D Mark. São dois testes de GPU, sendo um com a API gráfica OpenGL e outro com a Vulkan. Normalmente, esse segundo traz um resultado levemente inferior.

E de novo as pontuações não fugiram muito ao apresentado pelo intermediário da Motorola. Na OpenGL, foram 446 pontos, que baixam para 398 na API Vulkan.

GFX Bench

Por fim, temos o GFX Bench. Nesta ferramenta há várias opções de testes para passarmos, mas a gente sempre opta pelo Manhattan e o T-Rex, mantendo um padrão em nossos testes de desempenho, o que permite uma comparação mais justa entre os dispositivos que passam por nossa bancada.

No Manhattan 3.1, o Galaxy A6 Plus alcançou um total de 356,1 quadros no teste com a tela ligada, média de 5,7 fps. Já nesse mesmo teste passando em segundo plano, o resultado foi de 375,6 quadros, uma média de 6,1 fps.

No T-Rex, mantendo a mesma ordem mencionada antes, foram 1.126 quadros (20 fps) e 1,208 quadros (22 fps).

Jogos (Gamebench)

Ok, os testes de benchmark já não nos dizem mais muita coisa sobre a fluidez do dispositivo em si, apresentando resultados geralmente parecidos quando temos um chipset igual. Então vamos ver como fica o desempenho em jogos.

Para isso, utilizamos o Gamebench, que calcula a taxa de quadros por segundo que um jogo roda no dispositivo. E, ao contrário do Moto G6, o A6 Plus não apresentou queda na taxa de quadros de Subway Surfers, oferecendo uma jogatina fluida e suave. Em Asphalt 8, ficou nos 30 fps máximos permitidos pelo título, e chegou a 37 quadros por segundo no Modern Combat 5.

Os resultados nos jogos ficaram parecidos com o Moto G6 Plus, apesar do chipset inferior aqui no dispositivo da Samsung. Em PUBG Mobile, a taxa ficou em 25 fps, a mesma do Moto G6 e apenas um quadro por segundo menor que o G6 Plus.

Veja abaixo a tabela completa com todos os resultados e a taxa de estabilidade da taxa de quadros obtida em cada título, que foi jogado por, no mínimo, 15 minutos cada.

Jogo FPS Estabilidade CPU GPU Memória
Asphalt 8 30 89% 12% 74% 565 MB
Clash Royale 59 91% 6% - 367 MB
Injustice 2 30 76% 15% 71% 658 MB
Modern Combat 5 37 57% 13% 58% 442 MB
PUBG Mobile 25 96% 18% 78% 717 MB
Subway Surfers 60 98% 27% 73% 298 MB
Vainglory 55 82% 10% 55% 505 MB

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Galaxy A6 Plus chegou ao mercado brasileiro com preço bastante salgado, mas ao menos seu desempenho justifica, em parte, o valor alto. Apesar de ser mais caro que o Moto G6 Plus, seu desempenho é, no mínimo, equivalente ao dispositivo mais potente da família intermediária da Motorola. E o multitarefas funciona no Galaxy, ao menos.

Porém, isso não é suficiente para justificar o preço tão elevado. Mas vamos continuar testando o Galaxy A6 Plus para tentar entender esses R$ 2.100 reais que a Samsung sugere como seu preço. O dispositivo chega em breve às lojas brasileiras.

O Samsung Galaxy A6 Plus está disponível na Carrefour por R$ 1.549. O custo-benefício é médio e existem 4 modelos melhores. Para ver as outras 48 ofertas clique aqui.
(atualizado em 18 de setembro de 2018, às 23:14)

45

Comentários

Vale o preço maior? Galaxy A6 Plus é parecido com Moto G6 Plus em desempenho
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular