LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Câmera do Xperia XZ2 Compact leva a pior contra Galaxy S9, mas supera iPhone 8 e Mate 10 Pro

21 de junho de 2018 39

Depois de uma árdua semana de votação, chegou a hora de descobrir se o Xperia XZ2 Compact realmente dá conta do recado frente a outros flagships no que diz respeito à qualidade das fotos e vídeos registrados com suas câmeras, sendo esta uma das promessas da Sony com seu carro-chefe de tamanho diminuto.

Caso você tenha perdido a enquete, por aqui temos como rivais o Galaxy S9 da Samsung, o iPhone 8 da Apple e o Mate 10 Pro da Huawei, todos flagships lançados do segundo semestre de 2017 para cá e que se destacam em suas respectivas fabricantes quando falamos de produção de conteúdo.

Especificações técnicas
Xperia XZ2 Compact Galaxy S9 Mate 10 Pro iPhone 8
Resolução 19 MP 12 MP 12 MP + 20 MP 12 MP
Abertura f/2.0 f/1.5 e f/2.4 f/1.6 + f/1.6 f/1.8
Tamanho do pixel 1.22 µm 1.4 µm 1.25 µm -
Câmera frontal 5 MP
f/2.2
8 MP
f/1.7
8 MP
f/2.0
7 MP
f/2.2

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

65 x 135 x 12.1 mm
5 polegadas - 2160x1080 px
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
74.5 x 154.2 x 7.9 mm
6 polegadas - 2160x1080 px
68.7 x 147.7 x 8.5 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena a disputa ficou principalmente entre o Galaxy S9 e o iPhone 8, com ambos entregando um ótimo HDR, mas com o modelo da Apple puxando para tons um pouco mais frios. O Xperia XZ2 Compact vem logo em seguida, também se saindo muito bem, e por fim temos o Mate 10 Pro.

Foto 2

Na cena seguinte tivemos uma vitória esmagadora do Galaxy S9, que conseguiu lidar com a luz contrária como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Novamente o iPhone 8 vem em seguida, com o Xperia XZ2 Compact em terceiro e o Mate 10 Pro na lanterna.

Foto 3

O cenário do trem já foi mais balanceado, com o Galaxy S9 levando a melhor por pouco sobre o Xperia XZ2 Compact. Dessa vez foi o iPhone 8 que ficou em terceiro, mas o último colocado continuou sendo o Mate 10 Pro.

Foto 4

Mais um cenário bem difícil, com o Galaxy S9 levando uma vitória apertada contra o Xperia XZ2 Compact. O iPhone 8 já fica mais atrás, mas a decepção novamente cai sobre os ombros do Mate 10 Pro da Huawei.

Foto 5

Passando para nosso primeiro macro, o Galaxy S9 agradou bem mais que os outros três, ficando iPhone 8, Xperia XZ2 Compact e Mate 10 Pro em níveis muito similares de acordo com a votação.

Foto 6

Esta foi mais uma cena onde o Galaxy S9 se sobressaiu, mas dessa vez foi o iPhone 8 o modelo responsável por tentar acompanhar o flagship da Samsung. Já Xperia XZ2 Compact e Mate 10 Pro não conseguiram lidar muito bem com a luz para focar na placa de aviso, ocupando respectivamente a terceira e a quarta colocação.

Foto 7

Aqui já tivemos algo mais pareio entre Galaxy S9 e Xperia XZ2 Compact, reforçando que o modelo da Samsung não deixa a desejar mesmo com seu tamanho diminuto. O iPhone 8, outro pequenino, vem logo em seguida, e o grandalhão Mate 10 Pro mais uma vez comeu poeira.

Foto 8

Em ambiente interno o Galaxy S9 agradou mais, conseguindo lidar bem com a iluminação fria. Logo depois vem o iPhone 8 com um ótimo foco, seguido de longe por Xperia XZ2 Compact e Mate 10 Pro, ambos com qualidade um pouco abaixo.

Foto 9

Os resultados por aqui foram muito similares, com o Galaxy S9 se postando em um patamar acima dos demais enquanto o iPhone 8 ficou no degrau abaixo, deixando Xperia XZ2 Compact e Mate 10 Pro bem para trás.

Foto 10

Já em ambiente noturno o aparelho da Sony conseguiu se recuperar, mas não ao ponto de superar o Galaxy S9. Pela primeira vez não foi o Mate 10 Pro a figurar na última posição, demonstrando que o iPhone 8 realmente não consegue lidar muito bem com este tipo de cena.

Foto 11

Mais uma vez tivemos Galaxy S9 e Xperia XZ2 Compact travando uma disputa à parte, com o modelo da Samsung entregando cores mais reais enquanto o da Sony saturou bastante as coisas. O iPhone 8 conseguiu se recuperar e ocupou a terceira posição, empurrando mais uma vez o Mate 10 Pro para a lanterna.

Foto 12

Fechando as fotos com a câmera traseira, tivemos Galaxy S9 e Xperia XZ2 Compact controlando muito bem o nível de ruído, mas aparentemente a imagem mais clara do aparelho da Samsung agradou mais, ainda que o representante da Sony tenha controlado melhor as fontes de luz. O Mate 10 Pro ficou em terceiro mais uma vez, deixando o iPhone 8 na lanterna.

Foto 13

Nas selfies, temos enfim um cenário onde o Galaxy S9 não vence, e o aparelho da Samsung passou longe disso. O Xperia XZ2 Compact mostrou que nem só de megapixels e abertura se faz uma foto, tirando o favoritismo dos rivais com uma bela e nítida selfie. Em segundo temos o iPhone 8, que também não fez feito, enquanto o Mate 10 Pro figurou na terceira posição.

Foto 14

Já em ambiente interno foi a vez do iPhone 8 levar a melhor, e curiosamente o Xperia XZ2 Compact ficou em último por aqui. O Galaxy S9 se recuperou, ocupando agora a segunda colocação, enquanto o Mate 10 Pro permaneceu estagnado na terceira.

Foto 15

Terceira cena de selfies, terceiro vencedor. Ainda que o Xperia XZ2 Compact tenha entregado uma selfie mais nítida, a votação mostrou que o Mate 10 Pro agradou mais, ficando o modelo da Huawei na liderança pela primeira e única vez do comparativo. O iPhone 8 ficou em terceiro, e mais uma vez o Galaxy S9 mostrou que selfies não são o seu forte.

Pontuação final

Somando todos os cenários, tivemos:

  • Xperia XZ2 Compact: 385 pontos
  • iPhone 8: 383 pontos
  • Mate 10 Pro: 242 pontos
  • Galaxy S9: 490 pontos
Conclusão em fotos

Em ambiente externo tivemos o Galaxy S9 levando a melhor em absolutamente todas as cenas, o que demonstra que a Samsung realmente fez um trabalho exemplar com seu atual carro-chefe. As disputas ficaram principalmente com o iPhone 8 quando olhamos para o alcance dinâmico e com o Xperia XZ2 Compact nas cores, sendo o Mate 10 Pro o patinho feio da vez.

Nas fotos macro mais uma vez o Galaxy S9 se destacou, conseguindo um belo efeito de desfoque no fundo, foco rápido e preciso, e bom balanceamento de cores. Por aqui o iPhone 8 foi o segundo colocado de acordo com a votação popular, muito provavelmente pelo ótimo HDR, enquanto o Xperia XZ2 Compact veio logo atrás se saindo bem ao balancear as cores e dar bom destaque pro assunto desejado.

Em ambiente interno continuamos com vantagem clara do Galaxy S9 frente aos rivais, ainda que tenhamos fotos um pouco mais frias do que alguns poderiam gostar. O iPhone 8 vem na sequência entregando algo um pouco mais quente, enquanto o Xperia XZ2 Compact acabou por gerar imagens escuras demais. Curiosamente, nem assim o Mate 10 Pro conseguiu se destacar, reforçando que o modelo da Huawei não é lá essas coisas comparado com outros flagships.

Nas fotos noturnas o Galaxy S9 teve como principal rival o Xperia XZ2 Compact, que ao lado do modelo da Samsung foi o que melhor conseguiu lidar com fortes fontes de luz sem errar a mão no ISO ou no balanceamento de cores. O modelo da sul-coreana levou a melhor de qualquer forma, mas seu concorrente japonês não fez feio e deve agradar muita gente.

Por fim, temos as selfies, onde em três cenas tivemos três vencedores distintos. O mais estável dos quatro aparelhos foi o iPhone 8, que levou a melhor em ambiente interno e ficou na segunda posição nas outras duas ocasiões, porém é preciso destacar que o modelo da Apple tem o menor campo de visão, então não vai caber muita gente nas fotos.

Conclusão em vídeos

Galaxy S9 e iPhone 8 são os únicos do comparativo capazes de gravar em 4K a 60 fps, sendo usado um limitador para 5 minutos de gravação no aparelho da Samsung. Por outro lado, o Xperia XZ2 Compact é o único a gravar em Full HD a 960 fps, enquanto o Galaxy S9 grava na mesma taxa em resolução apenas HD.

Nos vídeos com a câmera traseira tivemos bom desempenho de todos durante o dia, ficando um adendo apenas para as cores meio lavadas do Xperia XZ2 Compact e para a estabilização nula do Mate 10 Pro. Já durante a noite nenhum foi lá muito bem, como era de se esperar, sendo o Galaxy S9 o que melhor balanceou o nível de ruído com a luminosidade.

Com a câmera frontal tivemos o iPhone 8 na liderança, mas o Xperia XZ2 Compact também fez um bom trabalho. O Galaxy S9 apresentou um certo problema com o sistema de autofoco que atrapalhou a gravação, e o Mate 10 Pro novamente tremeu muito mais que os outros.

No áudio capturado pelos aparelhos temos apenas com Mate 10 Pro com uma qualidade aquém do esperado para um flagship, mas é preciso destacar que o iPhone 8 grava áudio em mono enquanto todos os demais gravam em estéreo, o que acaba deixando Xperia XZ2 Compact e Galaxy S9 um patamar acima.

Software

O Galaxy S9 possui provavelmente o software de câmera mais completo dos quatro, oferecendo principalmente um modo manual muito eficiente tanto para fotos quanto para vídeos. Temos ainda máscaras, filtros, AR Emoji e vários modos de uso para tipos específicos de cena, garantindo que praticamente todo tipo de usuário fique satisfeito.

A Sony não foge muito do que vimos em outros modelos da marca, oferecendo uma interface muito intuitiva e com extras interessantes. Além do modo manual (que só funciona para fotos) temos o modo de super câmera lenta para vídeos em Full HD a 960 fps, realidade aumentada, efeitos criativos, modo retrato e muito mais, sendo possível até mesmo regular cor e brilho para deixar por padrão algo que te agrade mais.

A Apple tem o software nativo mais simples dos competidores, oferecendo apenas câmera lenta, time-lapse, quadrado (para o Instagram) e panorama, além de alguns filtros e da opção Live para imagens em movimento.

Por fim, temos o Mate 10 Pro, que entrega um bom modo manual tanto para fotos quanto para vídeos (este mais limitado), efeitos, modo retrato, imagens em movimento, panorama, panorama 3D, time-lapse e muitos outros modos de uso focados em determinados tipos de cena, sendo possível baixar ainda mais caso desejado.

Conclusão final

O Galaxy S9 simplesmente atropelou os rivais, conseguindo 12 vitórias de 15 possíveis em nosso comparativo. Além disso, ele apresentou uma ótima qualidade na gravação de vídeos, pecando um pouco apenas no sistema de autofoco da câmera frontal. Por falar nela, foi justamente nas selfies a área onde o flagship da Samsung ficou bem aquém do desejado, habitando a última posição em duas das tentativas.

O segundo lugar do comparativo foi muito disputado, com o Xperia XZ2 Compact levando a melhor por pouco. O aparelho da Sony mostrou ótimo HDR e balanceamento de cores, mas apresentou imagens um pouco escuras em alguns casos e muito saturadas em outros, algo que pode ser equilibrado no próprio app de câmera caso desejado. Os vídeos também ficaram muito bons, com um adendo apenas para o sistema de foco não tão rápido.

Logo em seguida temos o iPhone 8, que perdeu para o modelo da Sony por detalhes. O maior problema aqui ficou por conta do balanceamento de cores em alguns casos e do desempenho ruim em ambiente noturno, então se você for do tipo que tira muitas fotos à noite ele pode não ser a melhor opção.

Por fim, temos o Mate 10 Pro, que assim como havia acontecido no comparativo anterior ficou novamente na última colocação. O aparelho da Huawei simplesmente não consegue competir com outros flagships, pecando principalmente em nível de detalhes, alcance dinâmico e em ambientes noturnos, além de apresentar de longe o pior desempenho em gravação de vídeos.

E você, de qual dos quatro gostou mais? Concorda com o veredito? Não esqueça de comentar abaixo!

  • O Sony Xperia XZ2 Compact ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei Mate 10 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

39

Comentários

Câmera do Xperia XZ2 Compact leva a pior contra Galaxy S9, mas supera iPhone 8 e Mate 10 Pro
  • Mais uma vez as votações cagadas...
    Observem que na galeria 12, olhem bem as imagens ao fundo e na galeria 14 olhem as imagens com tons avermelhados do Iphone inclusive escurecendo o tom da cor da pele do cara... Não vou nem mais falar nada mais...
    Pra um cara que sabe julgar e observar de verdade. Só de olhar essas imagens sabe que tudo o que foi votado está totalmente errado, equívocado, tosco e sem sentido...

      • Na galeria 14, inclusive o XZ2 Compact é o único que é possível ler as caixas dos Smartphones ao fundo e ver os detalhes reais das cores...
        Passa vergonha não, tudo celular...
        %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

          • Teve uma semana inteira pra chorar, daí espera sair o resultado e como seu aparelho/marca favorito não se saiu tão bem fica arranjando pretextos. Não é bem o Tudocelular que tá passando vergonha não, moço.

              • Forjaram resultados com invasão de luz, utilização de flash nuns é noutros não além de um monte de outras coisas...

              • Na galeria 15 olhem. Pra vocês verem o quão nítida é real e 1.000 melhor que os outros à imagem do XZ2 Compact vendo inclusive detalhadamente o carro lá no fundo...
                É visível que além de ter o melhor Hardware, o XZ2 Compact tem a melhor definição de imagem na maioria das coisas e qualquer imbecil percebe uma coisa dessas mas pra ser modinha a maioria que votou é não entende de fotografia vai eleger o S9... Parece até piada...

                  • Deixe-nos ver se entendemos direito essa falta de lógica!
                    Foi feito uma votação onde muitos votaram pra descidir quem é o melhor??? %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02
                    Me parece até piada isso...
                    Kkkkkkkkkkk
                    A que ponto e nível tão deprimente chegou os modos ridículos de análise das coisas!!!

                    """Votação pra Brasileiro que define tão bem as coisas inclusive a melhor política e sistemas do mundo do paraíso dos sonhos onde tudo é MIL!!!"""

                    O correto de se votar e postar fotos, vídeos e imagens sem mostrar de quem é quem pra ser votado e só depois mostrar de quem são... Pois há muita incoerência contra o Mate Pro e pelo visto, só se dá créditos a Samsung e a Apple...

                    A maior piada de todos os tempos... Kkkkk

                      • Acredito que deveriam de colocar a ordem aleatório a cada foto pois é visível que em algumas fotos pessoal vota por "descobrir" de quem é aquela foto

                          • S9 é o melhor, mas decepcionou na câmera frontal

                            • Câmera do Iphone tomando pau dos Samsung. Resultado normal. Segue o jogo.

                                • S9 é top....

                                    • De uns tempos pra cá, realmente parece que a Apple só tem evoluído na câmera voltada pra selfies em relação às outras empresas.

                                        • Claro sempre a Samsung levando.o.melhor

                                            • Porque esse site nunca coloca preços nos XZ2 e XZ2 compact? A sony por enquanto está vendendo apenas na loja virtual dela. No site da americanas são vendidos por outros vendendores, tendo garantia apenas de 3 meses. Seria interessante informar os preços do site da Sony.

                                              • Por isso usuário da Apple, não muda de marca...pois o Iphone continua competente em tudo, e é o único do review que tem uma maçã atrás...Pelo preço, ter o iPhone deixou de ser status, pois é o melhor custo-benefício, tendo o menor preço por um ótimo desempenho (inclusive em fotos).

                                                • S9 destruidor! Ótimo embate entre ótimos aparelhos!

                                                    • Há uma coisa que eu não entendo, o porquê elevarem os megapixel das cameras dos Smartphones, se os Smartphones com menos megapixel têm melhor resultado na hora de tirar uma foto.Antes era 8, depois passou para 13, em seguida para 16, a Sony foi logo para 21, a nokia Lançou o Lumia com 40 mpx, diante de tanta volta, o Smartphones retrocederam para 12 mpx, afinal de conta qual é o problema.
                                                      Sou de opinião que as comparações devem ser feitas de acordo as especificações semelhantes do Smartphones, se é 12 mpx, que seja para todos telefones 12 mpx, visto que há um desequilíbrio nas tecnologias apresentadas.
                                                      Por Exemplo: Um Mate 10 pro, é tecnologia muita avançada, não é para comparar com qualquer brinquedo.

                                                        • Não... Do P9 ao P20 ( nao Pro) é simplesmente fundir foto colorida e preto/branco usando software, nada de outro mundo.

                                                          Alguns Motorola têm tbm ( X4) mas acho que cada uma funciona separado.

                                                          • Estabilização eletrônica tem o trabalho facilitado se a resolução é maior. Óbvio que quem vai usar precisa saber lidar com ela tbm, senão não adianta.

                                                            Se tiver suporte a RAW, mais MP significa mais informação. Então é melhor para editar.
                                                            Resolução maior é melhor para imprimir em certos tamanhos.

                                                            As pessoas não convertem fotos antes de comparar. Óbvio que qq foto maior parece feia amplificada em 100%. Já que é foto vinda de câmera minúscula.

                                                            Uma de 12MP estica bem menos que uma de 25 em 100%, por isto vc não vai ver defeito algum.
                                                            Por isto há quem critica a do P20 Pro, mas esquece que se converter de 40 para 12 fica melhor que a dos outros.
                                                            Até por isto o gsmarena na ferramenta de comparar tem função de usar todas no mesmo tamanho para comparar melhor.

                                                            Eu leio artigos em sites de fotografia por interesse pessoal e os caras comentando morrem de rir quando site que fala de telefone diz que tamanho de pixel importa de noite.

                                                            Algumas mirrorless da Sony usam sensores de mesmo tamanho ( 35mm) muda só resolução.
                                                            E a principal do portifólio é a Alpha 7R III de 42MP. Depois a Alpha 9 de 24MP.
                                                            Mesmo a A9 sendo mais cara, no geral A7r III é melhor. Nichos diferentes, A9 é para esportes.

                                                              • Megapixels grandes não fazem uma boa câmera, ter descido de 16, 21mpx para 12mpx não foi um retrocesso para os smartphones já que as tecnologias embarcadas evoluíram muito! Pela sua lógica equivocada o Huawei top de linha jamais entraria em comparativo contra nenhum aparelho por ter trocentas câmeras de até 41mpx! Top de linha de compara com top de linha, top de entrada se compara com top de entrada, intermediários com intermediários e assim vai!

                                                                  • P20 Pro tem 3 câmeras, mas usa só 1 ou 2 de cada vez. Há até hoje quem ache que usa as 3 ao mesmo tempo.

                                                                    Moda do 12, tbm é por causa do iphone 6s. Se a Apple migrar para 20MP por exemplo, pode ter certeza que ninguém mais usa 12.

                                                                      • A "moda dos 12" da Samsung é pelo fato do sensor ter abertura muito maior, nas a ver com Apple ser 12mpx, seria épico um sensor com f1.5 ou 1.4 de 16 ou 21mpx, porém os módulos seriam maiores, impossibilitando assim que os aparelhos fossem finos, pelo menos por enquanto.

                                                                        • "se compara"

                                                                          • Deu pra ver que é bem avançado mesmo.

                                                                          • Sendo dono de um s9 Plus, realmente não tenho do que reclamar da câmera traseira, mas a frontal por outro lado, principalmente com mais luz, comparada a do iphone, fica bem atrás.

                                                                              • Vai ter teste de bateria???

                                                                                • Galeria 12, Mate merecia ganhar ...

                                                                                  Amarelo super claro é ISO muito alto. O meu fica idêntico. Até achei que era o Compact.

                                                                                    • Não mesmo, a foto do S9 era de longe a melhor e mais equilibrada, com maior luminosidade, mantendo detalhes, sem ruídos e reproduzindo bem as cores. no mate 10 a foto ta escura e amarelada, no iPhone o ISO alto cagou os detalhes e deixou a foto cheia de ruido, não vou nem comentar o xperia...

                                                                                        • O meu fica idêntico, mesmo amarelo claro que preciso corrigir nas configurações, olha como um poste ( canto esquerdo inferior) forma uma bola de luz enorme..

                                                                                          Olha o review do compact no gsmarena, com iso maior fica amarelo claro, com iso menor mais perto do laranja.

                                                                                          Minha janeja fica de frente para uma avenida. Por isto sei.

                                                                                        • Algumas do xz2c não gostei, mas merecia ganhar galeria 10.
                                                                                          Pelo boné do Mario da para ver ISO bem alto no s9, deu uma esbranquiçada no boné. O granito tbm.

                                                                                            • Na galeria 11 o problema do granito ainda se mantem, acho que essas imagems ganharam alguns votos por padrão ja que é bem possivel destinguir algums aparelhos por peculiaridades das camêras

                                                                                              • é, a cada ano tudo fica melhor...mas iphone, nao melhora muito. A foto 13 do s9 da para ver ate o cravo e vulcao que nasce na testado cara, mas as fotos do 'mario' eu achei a foto do iphone 8 melhor, mas quero ver ano que vem o TC comparando a camera dos tops, s10 e por ai vai rs...vai ser dificirr!

                                                                                                Android

                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                Android

                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                Windows

                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista