LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TV Q7F da Samsung é boa para a Copa do Mundo em 4K, mas QLED ainda deve ao OLED | Análise / Review

30 de junho de 2018 58

A tecnologia tem evoluído com muita velocidade nas últimas décadas. Já passamos do rádio para escutar músicas no Spotify, das locadoras para assistir filmes na Netflix, dos pedidos de comida no disk-entrega para o iFood e similares. Acompanhar esse ritmo ofegante é uma tarefa que pode deixar muita gente confusa – e sem nenhum tostão na carteira.

É bem o caso das novas TVs QLED da Samsung. Os produtos trazem tecnologias que prometem entregar o futuro, mas o preço não é nem um pouco amigável. Mas, se você está pensando em trocar de televisão durante a Copa do Mundo na Rússia, ou até mesmo depois, o TudoCelular te ajuda a entender se esses televisores são uma boa opção.

Pegamos um modelo da Q7F para testar e usamos por duas semanas. Nos parágrafos abaixo, você poderá ver as nossas impressões sobre o produto. Analisamos não apenas a qualidade da imagem, mas também a conectividade com outros dispositivos, o SteamLink e, claro, a interface. Siga a leitura e esperamos esclarecer - ao menos em parte - suas dúvidas.

Características

A linha Q7 da Samsung tem design especial para quem quer mais do que uma televisão na sala. O produto foi desenhado para integrar a decoração do ambiente, tornando uma peça extra.

O suporte de bancada tem acabamento em alumínio. As bordas da tela são bem pequenas. O televisor ainda pode ser pendurado na parede com um suporte No Gap que deixa a TV parecendo um quadro. O design fino do televisor contribui para isso, com bordas pequenas que funcionam como uma moldura quando a tela está ligada.

Ah, e se você ficou preocupado com a instalação ou troca de cabos na parte de trás, pode ficar tranquilo. Esse modelo já tem a chamada conexão invisível. Trata-se de um dispositivo extra onde você conecta todos os aparelhos - conversor de televisão por assinatura, videogames, reprodutor blu-ray e por aí vai. Ele se conecta por um cabo bem fino à televisão, que tem só esse cabo e mais o fio de energia saindo dela.

Se você fizer a instalação toda certinha, pode até esconder esses dois cabos e tornar a conexão, de fato, invisível. E o dispositivo One Connect, que é onde você liga todos os aparelhos, pode ficar em qualquer lugar da sala, até mesmo escondido. Ou seja, é uma televisão que serve, também, como parte da decoração da sala, se assim você preferir.

Controle remoto único

Mas não faz muito sentido você ter essa elegância toda e ainda ter um monte de controle remoto espalhado pela casa, né? Por isso, a Q7 tem o controle remoto único, com o qual é possível controlar todos os aparelhos ligados à sua televisão.

É um controle bem simples, com poucos botões, mas várias funções. Dá até para controlar outros aparelhos conectados à TV, como conversor da TV por assinatura, aparelho blu-ray e o sistema de som - dependendo, claro, da compatibilidade do dispositivo com a TV.

Aliás, o televisor reconhece boa parte dos dispositivos conectados pelo HDMI automaticamente. Quando não reconhece, você pode renomear. Chega de memorizar quem é o HDMI 1, 2 e por aí vai.

Também é possível fazer alguns comandos por voz, e em português. Basta apertar e segurar o botão com um microfone e falar, por exemplo, desligar TV, trocar canal ou mudar para Xbox.

Ah sim, e também dá para usar o seu smartphone para controlar a televisão e todos esses dispositivos conectados a ela! A televisão ainda se integra automaticamente ao seu smartphone Galaxy com o app Smart Things, e você pode programar horários para ligar e desligar, por exemplo, por meio de seu celular.

Interface Tizen

Todos esses comandos e controles são possíveis graças à interface Tizen, o sistema das Smart TVs da Samsung. Nesses modelos mais novos, ele está bastante fluido, com resposta bastante rápida e com muitas opções de aplicativos. Tem todos os principais, como Netflix, Spotify, Deezer, Amazon Prime, Globo Play e muitos outros.

A comparação aqui, é importante observar, foi feita com um modelo Samsung de 2014, uma televisão de 32 polegadas curva. Esse tamanho de tela não tem mais opção de tela curva, para você ter uma ideia. Mas, é o modelo que tenho em casa, então é o que posso usar como métrica.

Além disso, diferente da minha televisão Samsung de 2014, não senti travadas ou demora para carregar processos na Q7. Claro que às vezes ele demora um pouco mais para entender seu comando, especialmente em apps que não são muito bem desenvolvidos. Mas, no geral, o Tizen roda muito bem.

Qualidade da imagem

E chegamos à questão mais importante: qualidade da imagem. A tecnologia QLED tem um grande diferencial, que é a garantia contra o burn-in (apesar de LG afirmar que não é bem assim). Mas será que a qualidade da imagem, a vivacidade das cores é melhor que o OLED?

Bom, nós pegamos a Q7 justamente na semana em que começou a Copa. Para assistir futebol, é um belo televisor. Quem tem qualidade de transmissão em 4K pode ver detalhes incríveis, especialmente em imagens mais aproximadas. No enquadramento mais geral já não é tão fácil sentir a diferença, mas dá para notar alguns detalhes no gramado, por exemplo, e acompanhar a bola com mais facilidade, mesmo para quem não tem a visão muito aguçada como um gavião.

O grande ponto fraco da tecnologia aparece em filmes, especialmente aqueles com cenas mais escuras. O preto da QLED não é tão profundo quanto o do OLED. Os pixels não apagam tão bem, e as partes escuras ficam bastante acinzentadas, e até um pouco esverdeadas. Esse problema é ainda pior em imagens de qualidade Full HD, piorando em resoluções menores, ficando ainda mais pixelizadas.

Isso acontece porque a televisão faz ajustes automáticos de contraste (que, mesmo desligado, ainda faz alguns ajustes bem pequenos) e de qualidade da imagem, incluindo cores e nitidez. Na Netflix em 1080p - e até mesmo em Ultra HD -, a presença de legendas clareia toda a imagem, por conta desses ajustes.

Os vídeos em 4K, ao menos, ficam bem bacanas, mesmo os mais escuros. Porém, o preto acinzentado continua ali presente. Não é uma imagem perfeita, mas obviamente é muito superior às televisões antigas. É uma tecnologia que está se aperfeiçoando, e o modelo que testamos é do ano passado.

Você pode trocar os ajustes entre alguns pré-definidos direto no menu de configurações. E também pode personalizar, ligando HDR dinâmico, ativando ou desativando o Digital Clean View e vários outros ajustes finos para buscar a imagem que mais te agrada.

Áudio

O sistema de áudio é uma questão ainda mais pessoal do que a imagem. O alto-falante da televisão dá para o gasto, mas não vai agradar quem é mais exigente. É possível fazer alguns ajustes com o equalizador, mas é bem limitado. Há algumas opções pré-definidas que podem melhorar o som dependendo do tipo de conteúdo na tela - em futebol, o melhor pareceu ser o padrão, mesmo.

O ideal aqui é usar um sistema de áudio externo, com um home teather ou um soundbar, que te abre ainda mais possibilidades com um som de maior qualidade. Para quem gosta de som de cinema, não tem escapatória: nenhuma televisão vai oferecer áudio com tanta qualidade, mesmo.

Enfim, nada demais. Afinal, quem tem grana para comprar uma TV dessas não deve ter problemas para levar um sistema de som, também.

Apps especiais

Aproveitando a Copa do Mundo e o fato que o Brasil passou de fase, você ainda tem tempo de acompanhar os jogos em 4K pelo app do SporTV Não precisa de assinatura, só de uma TV 4K da Samsung compatível. A lista de modelos está no card aqui no topo da tela. Falamos um pouco mais sobre esse aplicativo nesta matéria.

A Q7 também tem suporte ao SteamLink, app que permite conectar seu computador para jogar na telona. A conexão é feita sem fios, só precisa que ambos estejam na mesma rede. Você pode conectar o controle diretamente na televisão ou no computador, mesmo.

Em nossos testes, não reparamos nenhum engasgo e nem atraso. A imagem da tela do computador era exatamente a mesma da TV. E deu para jogar tranquilamente, inclusive o PES 2018, um tipo de jogo que, se tivesse algum lag, seria sentido facilmente.

Considerações finais

A tecnologia QLED oferece ótima qualidade de imagem, apesar de ficar um pouco atrás em imagens mais escuras, com um preto não tão profundo quando uma OLED, por exemplo. Ao menos a Samsung oferece 10 anos de garantia contra o efeito chamado burn-in, que é uma espécie de "fantasma" que fica gravado na tela.

Além disso, se você não tem como bancar uma assinatura Ultra HD da Netflix e outros serviços de streaming, assim como um serviço de TV paga em 4K, talvez ainda não seja a hora de investir em um modelo como esse. Se bem que, se você pode bancar a partir de seis mil reais em uma TV, provavelmente pode manter a assinatura mais cara da Netflix.

Se você tem um videogame e pode fazer esse investimento, a Q7 não vai te deixar na mão. Lembrando que você também pode assistir aos vídeos do TudoCelular em 4K! E sem gastar nada a mais por isso, só precisa de uma internet com boa velocidade.E

A Q7F de 2017 tem duas opções de tamanho: 55 e 65 polegadas. São basicamente o mesmo televisor, com a diferença apenas no tamanho da tela. Qualidade de cores, funções e design é tudo igual. Abaixo, você pode conferir a melhor oferta para cada opção de tela no momento em que essa matéria foi produzida.


58

Comentários

TV Q7F da Samsung é boa para a Copa do Mundo em 4K, mas QLED ainda deve ao OLED | Análise / Review
  • QLED melhor com as cores vivas, OLED melhor com as cores escuras.
    Depende de que faça você mais com a TV.
    De preferência QLED de dia, OLED de noite (não é piada, a verdade é mesmo esta).
    No geral,me talvez, derivado aquilo que se vê mais na minha casa, prefiro samsung QLED que a minha LG OLED.
    Mas são coisas mínimas que é impossível não ficar contente com qualquer das 2

      • Tive essa mesma experiência hoje. A primeira vista realmente parece que a q7 tem imagem superior, mas vamos analisar melhor. A Q7 estava rodando uma imagem fantástica, paisagens muito coloridas,com certeza uma imagem preparada para atrair a atenção do público que passa e dá uma espiada. A X905e estava com a tela do Chromecast, nada de especial.

        Também achei, pelo menos para meu gosto, a Q7 tem a imagem bem saturada.

        A galera que talvez tenha visto as duas em condições naturais de uso pode dizer se essa percepção de superioridade é real.

          • Cris
            Comprei uma Tv qled de 55 e ao instalar a TV vivo não consigo abrir o guia de programação pelo controle da sumsung, aparece a mensagem para verificar se o decodificador aceita sinal IR para controle universal. Liguei na vivo e disseram que não a nada a ser feito no decodificador, liguei na sumsung que disse que o problema é na vivo,

            Alguém sabe se é possível solucionar este problema? Algum adptador ??

            Obg

            • As oleds da LG tem a melhor imagem do mundo em se tratando de TVs.

                • Também acho. Pesquisei bastante. Existe uma certa dúvida referente a durabilidade da B7P.

                    • Estou de olho na x905e ou mesmo da x905f quando chegar

                        • Fui na loja e essa tv da sony estava lado a lado com essa Samsung q7. A imagem dessa tv da sony é boa, mas a q7 é nitidamente superior. Fui pra comprar essa tv da Sony, mas saí da loja com a q7

                          • E o melhor de tudo em relação a sony: upscale!!! Disparado o melhor do mercado. E como 90% ou mais do conteúdo que vamos assistir é 1080p o upscale faz a diferença.

                            A imagem da x905e é FENOMENAL!!!

                              • Só vai na x905e, comprei a minha ano passado, vai completar 1 ano agora, tava entre a ks7000, sony x900e e a b6p, de longe a sony é a melhor opção, apeasr de ser inferior ao oled da lg, tem mt tecnologia que aproxima a qualidade de imagem e n tem o famoso burn in, melhor tv de led do mercado! Foge dessa q7f quw isso ai é só marketing...

                                • Só esperando uma boa promoção para comprar

                                    • Eu nao sei porque a Samsung não usa a tecnologia super amoled dos celulares nas TVs, se ela fizesse isso com certeza seria a melhor TV da atualidade

                                      • Ops...russica?

                                          • O que seria Rússia?

                                              • O detalhe é que a oled é uma TV que foi criada com prazo de validade curto... e o efeito burn in nunca investiria numa tv que tem tantos problemas a imagem da oled é realmente melhor mas a TV é descartavel.a tecnologia ainda precisa evoluir nas oled.Hj a melhor opção pra mim é a qled por n ter esse problemas de burn in e queima de pixel.

                                                • Tenho uma LG Oled B7 e meu irmão uma Qled Q7F. Não defendo marca nenhuma, nem sou fã de marca nenhuma, mas a LG Oled é superior em vários aspectos, e a qualidade do Oled pro Qled não tem comparação. Joguei PS4 PRO nas duas e a LG Oled tbm é bem melhor. Mas se for só p assistir tv em 1080P melhor comprar uma mais barata Full HD, já que não existe transmissão em 4K em canais abertos e a cabo. Não adianta ter uma 4K top se não tem como explorar o potencial do aparelho.

                                                  • Também acho que é mais marketing. Alguns reviews dizem que a Sony x905e é superior a Q7F.

                                                      • Z9D é a flagship da Sony, até mais importante que a A1E ( oled).
                                                        Sony usa um chip de processamento de imagem alem do Triluminos na tela

                                                          • Já ouvi várias pessoas afirmarem que que essa Sony tem o melhor nível de preto para uma Tv que não é Oled.

                                                              • Posso te dizer por experiência própria que a x905e é extremamente superior a Q7F..
                                                                E ambas superiores a B7, modelo OLED da LG..

                                                                  • Nunca será!

                                                                      • Estou de olho na x905e ou mesmo da x905f quando chegar

                                                                          • Q7F
                                                                            https://www.rtings.com/tv/reviews/samsung/qled-q7f-q7

                                                                            B7
                                                                            https://www.rtings.com/tv/reviews/lg/b7-b7a-oled

                                                                            Boa leitura.

                                                                              • Eu ja tenho minhas dúvidas. Se a tecnologia da Sony se mostrasse superior as da LG, a própria Sony não "compraria" a tecnologia da LG (como faz nos painéis OLED).

                                                                                  • Ela compra a tela e aplica suas tecnologias. Sony não tem fábrica de oled mais.

                                                                                      • É uma questão de lucratividade, pra Sony fica muito mais barato comprar os painéis da LG, do que abrir uma fábrica para produção própria..
                                                                                        Principalmente tendo em mente que são TVs caras, a 65 A1E da Sony tem valor de tabela de 23 mil reais no Brasil, é um produto de nicho, não vai vender quantidades absurdas.
                                                                                        Eu não sei se você teve a oportunidade de testar, mas colocar uma A1E ao lado de uma B7, chega a ser desleal, ainda que os painéis sejam o mesmo..
                                                                                        Existe uma coisa chamada processador de imagem, e é ele que controla tudo que será exibido..
                                                                                        A Sony tem o X1 extreme, que ela mesma produz e é exatamente aí que a LG peca.
                                                                                        Para simplificar: imagine que você tenha dois computadores idênticos, você pega um deles é coloca uma placa de vídeo de última geração, e no outro uma placa mediana..
                                                                                        O monitor é o mesmo, o painel o mesmo..
                                                                                        Mas o resultado será diferente.

                                                                                          • Cara, de onde vc tirou que a A1E é tão melhor que a B7? Em todos os reviews e comparações que vi, alguns dizem que o modelo da Sony é melhor, outros dizem que o da LG é melhor, mas todos dizem que a qualidade da imagem dos dois painéis são muito mas muito próximas. A sua comparação é completamente erronea e sem embasamento.

                                                                                          • Tenho a X905E e acho umas baita TV. Tenho a B7 da LG na sala. Agora dizer que a Sony e Samsung são superiores %uD83E%uDD14. Melhor rever seus conceitos...

                                                                                              • Eu sei que a imagem da LG B7 impressiona, cores vivas, preto profundo..
                                                                                                E na verdade todas as TVs top são excelentes, cada uma com sua proposta..
                                                                                                Mas quando o assunto é mais técnico, principalmente se tratando de fidelidade, a Sony acaba saindo na frente, exceto em relação ao nível de preto, claro..
                                                                                                Eu trabalho no ramo e passo horas testando e calibrando esses modelos..
                                                                                                Pra quem vai editar uma foto por exemplo, se for fazer em uma B7, vai ter um resultado completamente diferente na hora de imprimir..
                                                                                                Os filmes ficam ótimos, cores saturadas, chamativas..
                                                                                                Mas essa saturação se torna um problema na hora de reproduzir fielmente um conteúdo..
                                                                                                Agora falando de apenas "assistir tv", é questão de gosto..
                                                                                                Eu prefiro imagens mais equilibradas como a da Sony, alguns preferem a cores mais saturadas como da Qled..

                                                                                                  • Verdade Raphael, a questão é gosto mesmo. Todas são ótimas tvs. E eu quase comprei a Qled em função de gostar bastante dos produtos Samsung. E a Q7F em questão de design, tanto da TV quanto do controle são superiores. No final resolvi arriscar na B7.

                                                                                              • Inovação mesmo vai ser quando todas as marcas migrarem para o MLED, e com todas as marcas usando a msm tecnologia de tela, deve aquecer a concorrência

                                                                                                  • Esse modelo é a maior roubada, além de caro, só tem marketing. O nível de contraste e o sistema de local dimming dela são sofríveis. Fala que é HDR1000 mas não chega nem perto dos 400 lumins. Podem comparar a análise dela com a da sony X905e no site da Rtings. Leva uma pisa! A Sony além de ser mais barata (comprei uma de 65 por 7.900) ela entrega níveis de preto e HDR superiores. A nova linha Q7FN lançada la fora em 2018 é outra história. Realmente melhorou bastante, porém não vai valer o preço, deve chegar custando uns 15 mil reais.

                                                                                                      • Tenho um televisor 4k de 2016 e após a última atualização do mesmo foi instalado o app do SporTV 4k automaticamente e estou assistindo os jogos normalmente por ele, o televisor que o site avaliou é da linha 2017. Verifica aí se o seu televisor está com a última atualização libera pela Samsung e se o app não está disponível na loja para download.

                                                                                                          • Tô com ódio da Samsung . Tenho uma 55 plgds 4k comprei em 2016 dei mais de cinco mil na porra da tv . Pra chegar agora na copa e eles não liberarem o app do SporTV 4k , só liberaram para as TVs compradas este ano ,mano desrespeito com o consumidor você compra um equipamento de alto custo que quando fui comprar o atendente da loja fez questão de esfregar na cara que era caro porque era 4k para chegar no tempo certo de usar e a Samsung fazer uma sacanagem desta .na próxima vez compro qualquer outra marca menos Samsung.

                                                                                                            • Eu até gostei smartv da Samsung mais minha smartv deu problema antes de terminar o prazo de garantia, 9mes de uso%u2639%uFE0F é já está com um mês que espero a autorizada enquanto isso estou perdendo a oportunidade de assistir aos jogos em casa no meu conforto. Será que vai ser sanado o problema antes da copa de 2018 acabar?

                                                                                                                • Façam algo parecido, com uma Nanocell. Seria massa poder comparar.

                                                                                                                  • Pensei que o nome do site fosse TudoCelular kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                    • Oled sofre muito com burn in e a luminosidade perde intensidade em alguns poucos anos por ser um painel orgânico, já o LCD é totalmente o contrário. Cabe a quem quer comprar decidir, durabilidade e segurança ou um preto puro com vida curta?

                                                                                                                        • Os OLED mais novos n são tão suscetíveis, meu celular por exemplo, que eu uso muito, e msm os ícones de bateria, rede etc... Q tão sempre a mostra n mostram nenhum sinal de burn in, e como uso ele praticamente o dia todo e n teve nenhum problema em dois anos, acho q uma TV atual só deve dar problema em quem larga a TV ligada literalmente 24h por dia, e ainda assim deve levar uns anos pra ter problema. Pra um usuário q usa tv quando chega em casa, assiste umas horas e desliga, não deve ter problema por uns 10 anos ou mais

                                                                                                                          • Mas tv lcd não vai ter burn in.. Nem precisa garantia longa contra isto só.

                                                                                                                            Android

                                                                                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                            Android

                                                                                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                            Windows

                                                                                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                            Economia e mercado

                                                                                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista