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Samsung anuncia APIs novas e atualizadas para Galaxy GameDev

09 de novembro de 2018 0

Realizada nos dias 07 e 08 de novembro em São Francisco, a Samsung Developer Conference 2018 é o evento dedicado a apresentar à comunidade de desenvolvedores as principais novidades que serão implementadas nos próximos meses, seja na parte de hardware como de software.

Na parte de hardware, tivemos a oportunidade de conhecer o inovador conceito de tela flexível, que deverá chegar ao mercado no decorrer de 2019 e que terá suporte oficial do Google através das APIs incluídas no próprio Android.

Já no quesito software, além de um se falar sobre a adaptação dos aplicativos para a nova tela, da nova interface, batizada de One UI, da abertura do API da Bixby e a apresentação das APIs novas e atualizadas para o Samsung Galaxy GameDev.

Anunciado originalmente no SDC 2016, o GameDev teve anunciado o aprimoramento da API Vulkan, que proporciona uma melhoria de desempenho na ordem de 10% em comparação ao OpenGL ES.

Também foram apresentados novos recursos para o GPUWatch, ferramenta destinada a medir e monitorar o desempenho com ambas as APIs utilizadas no desenvolvimento. Agora, ele é capaz de fornecer resultados sobrepostos e informações em tempo real, equivalente a outros aplicativos de benchmark disponíveis no mercado.

O principal diferencial nesse caso é o fato de ele já ser incorporado nos aparelhos da linha Galaxy, não exigindo assim a conexão com um computador para inicialização da ferramenta ou uma instalação separada, tornando a utilização mais fácil e acessível.

Outra novidade relacionada ao GameDev foi o anuncio de que ele se expandirá utilizando o GameSDK com o Android P porém, sem deixar claro se essa seria uma solução desenvolvida pela própria marca ou ao AOSP GameSDK, que ainda está em estágio inicial de desenvolvimento.

Além disso, foi confirmado também que existe o trabalho conjunto com a Unity para o lançamento do Adaptive Performance no ano que vem, para fornecimento de um API que permita o controle de aquecimento, bem como outras ferramentas de otimização.

Com isso, a Samsung se mostra presente ao lado dos desenvolvedores de jogos, buscando influenciar o mercado na criação e melhorar a experiência, tal qual foi no Fortnite para Android.


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