LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone XS é o rei das câmeras contra Galaxy Note 9, Huawei P20 Pro e Xiaomi Mi 8

10 de dezembro de 2018 208

Temos o tão aguardado resultado do comparativo com smartphones que figuram no topo do ranking do DxOMark. Há quem alegue que o P20 Pro não é rival dos demais, mas vale lembrar que assim como o modelo Huawei, o Mi 8 também chegou no início de 2018, enquanto o Galaxy Note 9 e o iPhone XS foram oficializados no segundo semestre. De qualquer forma, estando quatro pontos na frente do segundo colocado (XS Max) qual o problema de enfrentar rivais "mais fracos", não é mesmo?

Enquanto ainda não colocamos as mãos em um Mate 20 Pro, que a Huawei evitou mostrar números ou comparativos alegando que humilharia demais os rivais, vamos conferir se o carro chefe da linha P até esse momento ainda se garante com sua solução tripla de câmeras traseiras, uma a mais que os oponentes. Mas como citamos na pauta de votação cega, quantidade de lentes e megapixels não garantem qualidade e a família Pixel com o aplicativo de câmera do Google estão para provar (e veremos eles em breve por aqui também).

Especificações técnicas
iPhone XS Xiaomi Mi 8 Galaxy Note 9 Huawei P20 Pro
Resolução 12 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP 40 MP + 20 MP
Abertura f/1.8 + f/2.4 f/1.8 e f/2.4 f/1.5 + f/2.4 f/1.8 + f/1.6
Tamanho do pixel 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 7 MP
f/2.2
20 MP
f/2.0
8 MP
f/1.7
24 MP
f/2.0

As fotos foram capturadas com os smartphones em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR, IA ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontece com a maioria dos usuários.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

  • Smartphone 1: iPhone XS
  • Smartphone 2: Galaxy Note 9
  • Smartphone 3: Xiaomi Mi 8
  • Smartphone 4: Huawei P20 Pro
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
74.8 x 154.9 x 7.6 mm
6.21 polegadas - 2248x1080 px
76.4 x 161.9 x 8.8 mm
6.4 polegadas - 2960x1440 px
73.9 x 155 x 7.8 mm
6.1 polegadas - 2240x1080 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Ambiente diurno

No geral em ambiente diurno e com boa iluminação o Galaxy Note 9 levou a melhor, seguido pelo iPhone XS. Vale destacar a vitória do Samsung no modo retrato e fazendo uso do HDR com a câmera traseira, já a Apple ficou na frente do rival em macro e também em selfie. No modo retrato com a câmera frontal ficou fácil para o iPhone XS, já que não faz uso do forçado efeito de embelezamento dos rivais.

Mi 8 e P20 Pro acertam em um ou outro cenário, com as principais falhas sendo a falta de nitidez do dispositivo Xiaomi ou as aberrações na total ausência de tratamento HDR do Huawei ao ficar de frente para o sol, que só não deixou o rei do DxOMark em última posição deste comparativo por conta do boom zoom e da selfie equilibrada sem estourar exposição de fundo.

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10

Ambiente noturno

Na primeira captura noturna o Note 9 ganha com grande vantagem, deixando os demais rivais praticamente empatados.

Fazer uma selfie à noite será melhor nos smartphones Samsung e Apple, com uma pequena vantagem para o Galaxy Note 9 pela maior nitidez e menor nível de ruídos, apesar do efeito embelezador que não agrada a todos.

Com uma imagem aproximada a noite temos uma injustiça na votação cega. Provavelmente a saturação do Note 9 o levou a ser escolhido, valendo o mesmo para o P20 Pro. Mas observe bem o detalhe da placa de limite de velocidade e a lâmpada do poste.

Em outra captura noturna, com detalhes ao longe, o P20 Pro se mostrou muito mais competente do que os rivais, uma qualidade que esperávamos ter visto em todos os cenários e não se repetiu.

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Pontuação final

Fotos

Somando todos os cenários, tivemos a seguinte pontuação (considerando apenas as fotos):

  • iPhone XS: 387 pontos
  • Xiaomi Mi 8: 341 pontos
  • Galaxy Note 9: 419 pontos
  • Huawei P20 Pro: 353 pontos

Vídeos

Ao gravar com a câmera traseira você terá mais qualidade de áudio no aparelho Samsung, seguido pelo Mi 8, já que o iPhone e o Huawei não filtram tão bem o som ambiente. Em estabilização, vemos dificuldades em todos, mas ainda maior no P20 Pro, que também é o pior em qualidade de imagem, forçando na saturando e com dificuldade para realizar o foco, perde até mesmo para o Xiaomi, que por sua vez tem dificuldade com nitidez também em vídeo.

Em situação de pouca iluminação ou ambiente externo noturno o iPhone XS surpreende com melhor equilíbrio entre nível de ruído e nitidez, Samsung e Huawei disputam a segunda posição, enquanto o Mi 8 tentou apresentar uma imagem mais clara, mas com ruídos em excesso.

No uso da câmera frontal para vídeos todos apresentam uma exposição estourada ao fundo durante um dia ensolarado, mas a nitidez é muito superior no iPhone XS, seguido pelo Note 9 e o Mi 8. Já quando não se pode contar com iluminação adequada o Xiaomi Mi 8 surprende e leva a melhor, seguido por Note 9 e P20 Pro.

Tela e som

Galaxy Note 9 apresenta um som mais potente e envolvente, seguido pelo P20 Pro. O iPhone oferece um volume um pouco mais baixo, mas supera o Mi 8 pelo som estéreo ausente no modelo da Xiaomi.

O nível de brilho das telas parece bem similar, mas com cores um pouco mais vivas no Note 9, apesar de também apresentar mais reflexos, principalmente pelas bordas curvas, mas ele compensa na melhor redução de brilho para uso em ambientes não iluminados.

Brilho máximo com imagem preta

  • iPhone X: 0 lux
  • Mi 8: 0 lux
  • Note 9: 0 lux
  • P20 Pro: 0 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • iPhone X: 0 lux
  • Mi 8: 0 lux
  • Note 9: 0 lux
  • P20 Pro: 0 lux

*Modelos com tela OLED, AMOLED ou Super AMOLED desligam de fato os pixels ao exibir uma imagem preta, o que significa que temos pretos com completa ausência de luz, algo que não acontece nos aparelhos com IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • iPhone X: 807 lux
  • Mi 8: 709 lux
  • Note 9: 539 lux
  • P20 Pro: 623 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • iPhone X: 8 lux
  • Mi 8: 6 lux
  • Note 9: 7 lux
  • P20 Pro: 10 lux

Conclusão

Neste comparativo o que ficou claro é que ter o melhor hardware nem sempre garante as melhores fotos e vídeos. Na soma de todos os pontos positivos, incluindo fotos e vídeos em diferentes cenários e condições, o iPhone XS é o grande vencedor, com o arquirrival Note 9 da Samsung na cola, principalmente por já estar custando metade do valor, um detalhe importante no mercado brasileiro.

O P20 Pro foi a grande decepção, superando por pouco o Xiaomi Mi 8 que está quase sendo expulso do TOP 10 no DxOMark. É claro, precisamos reconhecer que hardware o smartphone da Huawei tem, incluindo um modo profissional que ajuda a extrair o máximo, mas convenhamos, o modo automático é muito mais utilizado.

Não incluímos tela e som na conta para o resultado final por todos apresentarem bons resultados e a presença de bordas curvas ou notch ser uma questão de gosto pessoal.

  • O Apple iPhone XS está disponível na Mercadolivre por R$ 1.699.
  • O Xiaomi Mi 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P20 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
(atualizado em 19 de abril de 2024, às 12:04)

208

Comentários

iPhone XS é o rei das câmeras contra Galaxy Note 9, Huawei P20 Pro e Xiaomi Mi 8
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista