LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Modo retrato em vídeo e biometria sob a tela: veja novos recursos do Snapdragon 855

07 de dezembro de 2018 3

A Samsung está preparando um pacote de novidades para o seu próximo lançamento, o Galaxy S10. E muitas dessas melhorias em relação ao seu antecessor se devem ao novo processador que equipará o flagship, o Qualcomm Snapdragon 855.

A fabricante de chipsets mostrou a potência e possibilidades de seu novo produto no Qualcomm Summit 2018, realizado no Havaí (acompanhe a cobertura do TudoCelular). Parceiros da fabricante, como Samsung, OnePlus, Verizon e AT&T falaram sobre seus planos de smartphones 5G e redes compatíveis em 2019.

Grande parte dos smartphones que serão lançados no próximo ano deverão ser equipados com o chipset da Qualcomm. Há poucas exceções nesse contexto: a Huawei, que trabalha com o Kirin, de fabricação própria, em seus telefones; e a Apple, que também fabrica seus chips e, em meio a uma batalha de licenciamento com a Qualcomm, utiliza modems da Intel para conectividade.

Essas marcas poderão contar com novidades trazidas pela Qualcomm, como a possibilidade de gravar vídeos com o moto retrato em 4K HDR, além da tecnologia 3D Sonic Sensor, um leitor de impressões digitais ultrassônico escondido embaixo da tela.

Mostraremos algumas funcionalidades que devem chegar aos smartphones de 2019.

Sensor de digitais sob a tela

A tecnologia não é inédita, mas ainda era pouco utilizada. Com as telas cada vez maiores e a ausência de bordas, o sensor de digitais saiu da parte inferior da tela para a traseira e até mesmo para a lateral dos dispositivos e, em alguns casos - não é, Apple? - simplesmente foi retirado.

O 3D Sonic Sensor da Qualcomm permite que o sensor volte para a área frontal do smartphone sem perda de tela, já que ele fica embutido abaixo da camada. Rumores dizem que o Galaxy S10 terá essa tecnologia, que deve ser seguida por outras fabricantes

Vídeos com modo retrato

O efeito bokeh, que desfoca o fundo das imagens, foi a grande febre dos últimos anos, e foi o grande responsável pelos sistemas de câmeras duplas para produzir o efeito. Mas imagine esse efeito em vídeos? Pois é, espere por isso nos próximos dispositivos.

O recurso presente no Snapdragon 855 será o primeiro a colocar modo retrato em vídeos HDR 4K. Ele rastreia o objeto da foto e desfoca o fundo, possibilitando até mesmo a troca de fundo. E tudo isso com economia de energia, já que os telefones que usam o chip Snapdragon 855 podem capturar vídeo 4K a 60fps - enquanto economiza energia, cerca de 30%, em comparação ao 4K a 30 fps atual.

Armazenamento duplo para fotos e vídeos

Essa tecnologia já está presente nos novos iPhones. A HEIF, ou formato de imagem de alta eficiência, reduz suas imagens à metade do tamanho de um JPEG comum, sem que a qualidade da foto seja perdida.

Ou seja, um ganho em espaço de armazenamento. Além disso, ele agrupa imagens RAW e modo burst em um mesmo padrão. Uma foto tirada em sistema de câmera tripla, por exemplo, tem suas três imagens salvas.

Mais assistentes virtuais

O chip Snapdragon 855 da Qualcomm permitirá que os fabricantes de telefones ofereçam suporte a vários assistentes de voz sem precisar escolher entre eles ou baixar apps extras para isso.

Ainda não está claro como será o funcionamento desse recurso, mas já é sabido que ele terá suporte a assistentes do Google, ao Alexa, ao Baidu DuerOS e outros.

Economia de energia em vídeos

Assistir vídeos nos smartphones consome bastante energia. Preocupada com isso, a Qualcomm desenvolveu o recurso Cinema Core, que oferece até seis vezes mais economia de energia ao assistir vídeos em serviços como o Amazon Video.

Além disso, também permitirá a reprodução do HDR10+ pela primeira vez em dispositivos móveis. A tecnologia, criada pela Samsung, incorpora metadados dinâmicos que permitem que uma tela de alta faixa dinâmica ajuste os níveis de brilho cena a cena ou até quadro a quadro, melhorando a qualidade da imagem.

Vídeos e realidade virtuais mais realistas

A nova GPU Adreno 640 do Snapdragon 855 tem desempenho 30% mais rápido, algo que permitirá jogos HDR. Como o recurso de assistir a vídeos, o HDR faz com que as imagens pareçam mais realistas. A Qualcomm diz que os jogos HDR em smartphones terão mais de um bilhão de tons de cores.

Jogos também serão mais fáceis, graças aos algoritmos personalizados do Snapdragon 855 que foram projetados para reduzir os quadros perdidos em mais de 90%. E, para realidade virtual, o Snapdragon 855 permite resoluções imersivas de 8K a 120 fps. Isso mesmo, 8K!

5G a caminho

Os telefones high-end de 2019 equipados com o Snapdragon 855 serão todos 5G. Contudo, a tecnologia não está integrada ao chipset. É provável que os fabricantes de celulares lancem alguns dispositivos que só usam 4G LTE e deixem os modelos 5G em seus telefones mais sofisticados.

Arquitetura

O Snapdragon 855 é construído usando a tecnologia de processo de 7 nanômetros, a técnica mais avançada disponível atualmente. Uma parte fundamental da fabricação de semicondutores é o encolhimento dos componentes chamados transistores - interruptores eletrônicos extraordinariamente pequenos que processam dados para tudo, de relógios de forno de microondas a algoritmos de inteligência artificial executados em nossos telefones. Quanto menores os transistores, melhor a duração da bateria e o desempenho.

O chip A12 Bionic , da Apple , encontrado no iPhone XS e XS Max, tornou-se o primeiro processador de 7nm do mundo quando foi lançado em setembro. Agora, telefones Android topo de linha também terão chips de 7nm.

Outra inovação no Snapdragon 855 é o CPU Kryo 485, construído com a tecnologia Cortex da ARM. Isso aumenta o desempenho em até 45% em relação ao Snapdragon 845 do ano passado. E a nova GPU Adreno 640 fornece gráficos até 20% mais rápidos.


3

Comentários

Modo retrato em vídeo e biometria sob a tela: veja novos recursos do Snapdragon 855
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista