LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ficando sem opções! Samsung não deve fornecer modem 5G para Apple

02 de abril de 2019 32

  • Atualização 02/01 - por PM

Após toda a tensão judicial entre Apple e Qualcomm, a maçã acabou ficando sem uma ótima opção para o 5G de seus iPhones que serão lançados em 2020.

Com isso, as opções que restaram foram, basicamente, além da Samsung (que cobraria os olhos da cara por sua tecnologia) a Huawei (que não seria muito bem vinda devido às tensões comerciais envolvendo China e EUA) e a MediaTek (que ainda está bem atrás da concorrência).

Entre todas, a Samsung era, sem sombra de dúvidas, a mais cotada, porém, de acordo com notícias recentes a sul-coreana recusou o pedido da maçã, vendo que precisaria da produção do modem 5G Exynos 5100 não só para a variante 5G do S10 como também para o vindouro Note 10, é claro.

Em outras palavras, a Samsung é incapaz de produzir a quantidade de modems 5G que a Apple precisa, não só pelos altíssimos padrões de produção exigidos pela maçã como também pela falta de chips disponíveis.

Basicamente, a menos que a Apple resolva suas diferenças com a Qualcomm, é possível que os iPhones lançados em 2020 continuem sem conectividade 5G ou tragam uma muito inferior à oferecida pela concorrência – a menos, é claro, que a maçã resolva comprar a divisão de modems da Intel e começar a investir do próprio bolso no desenvolvimento, ou em último caso, criar uma divisão própria (algo que demandaria muito tempo e dinheiro).

Rumores sobre memorandos internos circulando na Intel, sugerindo a desistência da Apple no que diz respeito à adoção desse tipo de tecnologia por parte da fabricante de processadores, são algo real; e diga-se de passagem, caso isso realmente aconteça, é possível que a Intel suspenda completamente o desenvolvimento do 5G, vendo que, atualmente, a Apple é seu maior (e possivelmente único) cliente.

A Coreia do Sul já começou a ofertar planos 5G, com o S10 5G sendo o garoto propaganda das campanhas; a terra natal da Samsung e LG deve, até o final do ano, se tornar um dos países com mais ofertas para esse tipo de conectividade.

Enquanto isso, o 5G continua se popularizando, esteja a Apple pronta ou não para isso. Eventualmente, a tecnologia também começará a ser oferecida em todo o território norte-americano, e é aí que a maçã vai amargar derrota, caso não tenha conseguido resolver seus problemas comerciais.

Próximo ano, a maioria dos tops de linha trarão conectividade 5G – seja da Samsung, Huawei ou Qualcomm – e com o iPhone já perdendo o apelo comercial de antes, deixar que a concorrência se sobressaia em relação a esse recurso poderá fazer com que a Apple perca ainda mais vendas do que já vem perdendo nos últimos anos.

  • Artigo original 14/01

Executivo da Apple indica que Samsung pode fornecer modems 5G para futuros iPhones

Os principais smartphones da Samsung lançados nesse ano virão equipados com modems 5G fabricados pela companhia. Contudo, de acordo com Tony Blevins, executivo da Apple, em depoimento no julgamento entre Qualcomm e a empresa de Cupertino, a Sammy pode fornecer esses chips 5G para a própria Apple.

O executivo confirmou que manteve conversas com a Samsung para o fornecimento de chips 5G para futuros iPhones. Até então, a Qualcomm era a única fornecedora para os dispositivos da Apple entre 2011 e 2016. A partir daí, os pedidos foram divididos com a Intel, que assumiu o fornecimento exclusivo para a Apple a partir de 2017, seguindo a batalha entre Apple e Qualcomm.

O executivo da Apple disse que até mesmo a MediaTek conversou com a Apple para fornecer chips 5G para futuros iPhones. Há algum tempo a gigante de Cupertino gostaria de ter vários fornecedores de chips de celular, mas assinou um contrato de exclusividade com a Qualcomm, que oferecia descontos substanciais nos custos de licença de patente se fosse concedida exclusividade.

Blevins também disse que a Apple queria Qualcomm e Intel como fornecedoras, pois não queria confiar apenas em uma única empresa. Seu relacionamento com a Qualcomm mudou completamente quando o processo foi aberto em 2017, e isso levou a Apple a utilizar apenas modems da Intel nos modelos lançados no ano passado, o iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.


A Samsung anunciou seu modem Exynos 5100 para smartphones no segundo semestre de 2018. A empresa diz que este é o primeiro modem 5G da indústria totalmente compatível com 3GPP. É um modem de chip único com suporte de comunicação multimodo. A Samsung informou que começaria a fornecer o modem para os clientes até o final do ano passado.

O executivo reconheceu que as conversas com a Samsung para fornecimento de modems 5G não configuram "o ambiente ideal para a Apple", afinal, as empresas dominam o mercado de smartphones premium. Contudo, afirmou que a Samsung é a maior fornecedora de componentes da Apple. Se um acordo for alcançado, seu impacto pode não refletir no resultado final da empresa antes do próximo ano fiscal. Os iPhones 5G da Apple não devem chegar até 2020.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

32

Comentários

Ficando sem opções! Samsung não deve fornecer modem 5G para Apple
  • Discordo da parte que diz que ela é incapaz. Cara ela está produzindo pro S10 5G que vai vender muito e além o note 10.

      • Realmente pode ser pretexto para atrasar o iPhone 5G, pois ambas são rivais. Mas como o 5G também é uma tecnologia mais nova, eles talvez não consigam produzir em massa como produz uma tela OLED, sendo a única que conseguia entregar telas OLED no prazo pra Apple, por exemplo.

        • Mas a Nokia não fábrica também ?

            • Se não me engano, a Nokia também é chinesa e mesmo que não fosse, a Apple teria o mesmo problema que teve com a Samsung, já que a Nokia também produz ou vão produzir smartphones que virão com 5G. Talvez a solução a longo prazo que poderia resolver esse problema seria a própria Apple produzir o modem, mas isso pode demandar muito tempo e dinheiro, com o risco de não terminar o projeto para os modelos 2020.

              • A Apple deveria fazer assim, aparelhos 5G para países desenvolvidos e aparelhos 4G para os demais nações "emergentes", assim a demanda por aparelhos com 5G diminuiria.

                  • É o que eu venho dizendo, os americanos estão ficando para trás em tecnologia, em tudo, setor automotivo Europa e Asiáticos dominando, tecnologia e eletrônicos asiáticos dominando e etc. Americanos ficando para trás, e o Trump arruma estas tretas é justamente por quê ele sabe disso.

                      • Falem o que quiserem... A Coreana dona dos Galaxys manja bem, até em vendas de componentes.

                          • A tal história da pirâmide, e acho que não é a malta de bata branca que está no topo.

                              • Baosa99, curioso você por aqui rs Que coisa não...uma ajudando a outra (empresas)

                                  • É verdade meu caro Idenilson, a Apple vai sempre cuidando dos seus fornecedores terceirizados ao longo dos anos. Na natureza isso chama-se Comensalismo. Tal como entre tubarões e rémoras %uD83D%uDE01

                                      • rsrsrs Sobre a citação..." a Apple vai sempre cuidando dos seus fornecedores terceirizados ao longo dos anos." deixa eu melhorar a sua real citação..." a Apple vai sempre depender dos fornecedores terceirizados ao longo dos anos que se passam." Coisa que precisa mudar. E continuando..."Na natureza isso chama-se Comensalismo. Tal como entre tubarões e rémoras." não esqueça de lembrar que na Natureza, sempre existirá um animal ainda maior que sobrepujará o que hoje é considerado grande.

                                          • "...deixa eu melhorar a sua real citação...a Apple vai sempre depender dos fornecedores terceirizados ao longo dos anos que se passam. Coisa que precisa mudar."... Sabe me dizer qual a empresa que não delega trabalhos menores a terceirizados? Sabe me dizer qual é a empresa que projeta, constroi, desenha software, e aplica toda essa engenharia num unico aparelho e que não compre absolutamente nada a ninguém?
                                            Eu não conheço, mas uma vez mais, Vc só fala em Apple.. porque será meu caro?

                                              • Baosa99, muita calma nesta hora. rsrsRealmente, eu desconheço. Aliás tire uma dúvida, a Samsung têm como fornecedor a Apple, levando em consideração a dependência de algum componente? Sobre a sua citação..." Vc só fala em Apple.. porque será meu caro?" é que em muitas observações de vossa, noto uma certa preferência (exclusiva) para Apple. Então, subentende que tu és um "forte adepto" da marca... rs Mas nada contra viu...Só não vale ser fanático rs

                                                  • De todo, de todo, nada de fanatismos, explicou muito claramente o seu ponto de vista.
                                                    Em relação à sua pergunta, pesquise a origem. A origem de como tudo começou. Focar na árvore, no detalhe, é positivo, mas perdemos todo o esplendor de contemplar a floresta. %uD83E%uDD14

                                                      • rsrsrsrsrsrs

                                                        Exatamente, fui bem transparente sobre o meu ponto de vista. Ahhhh, você poderia ao menos dizer né, se a Samsung também utiliza algum recurso da Apple. Eu mesmo não sei, lembrando que que não é uma questão provocativa. É algo relacionada a uma dúvida mesmo. Verdade, não podemos perder o esplendor de contemplar a floresta, mais de todo o ambiente.

                                              • Se não fosse a coreana, a dona maçã estava a míngua...

                                                  • Se não fosse a Apple e a Nokia (no passado) a coreana faria apenas lavadeiras, e mal.

                                                      • E, sendo grata a marca que não é mais de lavadeiras, hoje ela é a maior dentre as maiores. Sendo acompanhada de perto por outra, a Huawei, pois em produção, a Apple esta em terceiro lugar, sendo acompanhada pela Xiaomi.

                                                          • A Apple não vende treca-brecas baratas. É numa liga diferente.

                                                              • Mas a questão não é sobre vendas Baosa99, a questão neste momento é sobre a evolução da marca que você enfatizou em sua postagem anterior, sua citação "coreana faria apenas lavadeiras". Se antes era uma marca que não exercia um papel tecnológico para a raça humana, hoje é a maior dentre as maiores, pelo menos em questão de fabricação. Na questão de vendas, existe uma briga acirrada com a Apple. Talvez leve uma pequena vantagem dependendo das localidades. "A Apple não vende treca-brecas baratas. É numa liga diferente." Não pode perder a linha viu... rs Se não me engano, a adoção do touch screen veio com a coreana lavadeiras (de pratos, roupas ou o que seja), não foi a maçãzinha "comida"! rs

                                                      • Essas duas empresas um completa o outro.

                                                          • INTERESSANTE... a Apple depende muito da Samsung, tanto é que retirou inúmeros processos contra a essa empresa que está ajudando a sobreviver o mercado atualmente devido a essa guerra comercial entre EUA e China...

                                                            • TC

                                                              S10X ( S10 + 5G ) = $1400 - 1600
                                                              S10E : $700

                                                                • No final das contas, uma depende da outra!

                                                                    Android

                                                                    Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

                                                                    Especiais

                                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                    Android

                                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                    Android

                                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular