LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S10 Plus é rei das fotos, mas cai para Mi 9 e iPhone XS em vídeos | Comparativo TudoCelular

28 de março de 2019 63

Galaxy S10 Plus e Xiaomi Mi 9 querem conquistar o máximo de usuários no mercado e sabem que precisam de uma boa câmera. Por isso colocamos os novatos em um comparativo contra os já veteranos iPhone XS e o Mate 20 Pro. Lembrando que todos estão no TOP 10 do ranking DxOMark.

Especificações técnicas
iPhone XS Mate 20 Pro Galaxy S10 Plus Xiaomi Mi 9
Resolução 12 MP + 12 MP 40 MP + 20 MP + 8 MP 12 MP + 12 MP + 16 MP 48 MP + 16 MP + 12 MP
Abertura f/1.8 + f/2.4 f/1.8 + f/2.2 + f/2.4 f/1.5 + f/2.4 + f/2.2 f/1.7 + f/2.2 + f/2.2
Tamanho do pixel 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 7 MP
f/2.2
24 MP
f/2.0
10 MP + 8 MP
f/1.9 + f/2.2
20 MP
f/2.0

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, HDR e Zoom 5x, em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, no modo automático, a escolha por usar HDR, IA ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontece com a maioria dos usuários. A votação cega pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

74.67 x 157.5 x 7.61 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
74.1 x 157.6 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 3040x1440 px
72.3 x 157.8 x 8.6 mm
6.39 polegadas - 3120x1440 px
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 01 - Wide

já iniciamos com uma captura que justifica ver smartphones com cada vez mais câmeras. Uma foto no modo wide permite ter muito mais do ângulo de visão registrado. Aqui o iPhone XS não participa por um motivo óbvio, não possui tal recurso. E como você percebe na galeria, o Galaxy S10 supera os rivais com um ângulo bem maior.

Foto 02 - Retrato

Partindo para o modo retrato com a câmera principal e aumentando o desafio com um ângulo diferente nós vemos o iPhone XS levar a melhor por pouco sobre o S10 Plus por conta do efeito de desfoque mais suave e menor saturação.

Foto 03 - Selfie (retrato)

Em selfies, também no modo retrato, a Samsung conseguiu uma evolução impressionante, evitando o estouro de branco ao fundo como ocorreu com Mi 9 e Mate 20 Pro, além de garantir equilíbrio na iluminação do rosto, em comparação com o iPhone.

Foto 04 - Modo HDR (auto)

Testamos também o HDR, ou seja, a capacidade das câmeras em capturas contra uma fonte de luz, ou alguma iluminação por trás do objeto principal. Nessa primeira imagem o S10 Plus leva a melhor.

Foto 05 - Modo HDR (forçado)

Na segunda captura em HDR o Mate 20 Pro satura menos que o rival e equilibra melhor a foto para levar o pódio. A explicação aqui é simples, enquanto a Samsung permite deixar o recurso como automático, no aparelho Huawei você precisa obrigatoriamente saber que acena exige o modo HDR e ir nas opções para selecionar.

Foto 06 - Modo retrato com objeto

Para aplicar o modo retrato o S10 Plus superou os rivais, deixando o Mate 20 Pro em segundo e o iPhone XS em terceiro.

Foto 07 - Modo macro

Caso você queira fotografar objetos aproximando bastante a câmera, quem garantiu os melhores resultados em nossos testes foi o iPhone XS graças ao ótimo nível de nitidez, com o S10 Plus em segundo por conta do pós processamento que dá uma suavizada nas imagens, algo que a Samsung melhorou em comparação com a geração anterior, mas ainda não bate aparelhos ocidentais como os da Apple ou o Pixel do Google.

Foto 08 - A favor do sol

Em uma captura com iluminação favorável o iPhone XS levou a melhor, com S10 Plus e Mate 20 Pro logo atrás.

Foto 09 - Sob a sombra

E essa evolução da nitidez na linha S10 você percebe na galeria acima, em uma captura sob a sombra, na qual Samsung e Apple empatam na qualidade, mas com uma vantagem para o coreano por conta da saturação menos quente que o iPhone, algo que não agrada a maioria.

Foto 10 - Entardecer

Ao entardecer temos mais uma vitória do iPhone XS seguido de perto pelo S10 Plus, enquanto o Mi 9 continua amargando a última posição foto após foto.

Foto 11 - Selfie a noite (retrato)

Na selfie noturna vemos uma batalha interessante. Apesar de o Mi 9 apresentar a imagem mais clara, distorce completamente as cores e por isso fica em último. O iPhone ficou na liderança pela nitidez e equilíbrio nas cores, apesar de alguns ruídos. S10 Plus e Mate 20 Pro dividem a segunda posição e contam com um extra legal, que é o ângulo maior de captura.

Foto 12 - Modo retrato a noite

No modo retrato com a câmera principal a noite a Samsung supera os rivais com larga folga, apesar do flickering, esse efeito característicos dos smartphones coreanos em que uma fonte de luz aparece com umas rajadas. O Mi 9 também apresentou a falha, enquanto o Mate foi o segundo melhor.

Foto 13 - Zoom 5x

E se você quiser fotografar a lua e não tem ainda o P30 Pro da Huawei, entre esses quatro modelos aqui comparados em zoom de 5 vezes o S10 Plus foi quem apresentou a melhor imagem. Perceba que é possível até mesmo ver algumas árvores atrás da casa, mas sem os ruídos do iPhone XS.

Foto 14 - Noturna

Em uma captura noturna (sem utilizar modo noturno) o S10 Plus é o vencedor, seguido do Mate e com o iPhone em terceiro.

Foto 15 - Flash

Quando o desafio é o uso do flash, mais uma vez o smartphone coreano leva a melhor, com o iPhone vindo logo atrás.

Fotos

No voto popular o iPhone XS ficou em primeiro, com o S10 Plus em segundo. Na soma de todos os votos o smartphone Samsung supera o da Apple, com o Mate em terceiro e o Mi 9 em último. Relembrando que estes são os pontos apenas para as fotos, abaixo temos os demais testes (gravação, tela, som) com a pontuação geral.

Voto popular

  • Xiaomi Mi 9: 25 pontos
  • Galaxy S10 Plus: 44 pontos
  • Mate 20 Pro: 31 pontos
  • iPhone XS: 50 pontos

Voto técnico

  • Xiaomi Mi 9: 231 pontos
  • Galaxy S10 Plus: 428 pontos
  • Mate 20 Pro: 327 pontos
  • iPhone XS: 364 pontos

Total em fotos


Vídeos

A Xiaomi anunciou o Mi 9 como o melhor smartphone do mundo para gravação de vídeos, segundo o DxOMark, mas não foi bem o que vimos.

Em qualidade de imagem todos vão bem. Os problemas começam quando avaliamos aspectos também importantes, como a estabilização, que deixa a desejar no Huawei. Mas o mais crítico é que no teste de foco os dois aparelhos lançados este ano simplesmente não conseguiram focar no aparelho escuro nas mãos da modelo, uma tarefa que o Mate 20 Pro deu conta e o iPhone XS fez ainda melhor.

Gravando com a câmera frontal a Apple continua liderando com nível de nitidez superior aos rivais. Interessante notar que o que o S10 Plus fica em último nesse cenário justamente pela falta de nitidez, sendo superado pelo Mi 9 que divide a segunda posição com o Mate 20 Pro.

Nas capturas noturnas o S10 Plus apresenta o mesmo flickering visto nas fotos, enquanto o iPhone XS apresenta uma imagem um pouco mais escura, porém mais equilibrada.

  • Xiaomi Mi 9: 11 pontos
  • Galaxy S10 Plus: 12 pontos
  • Mate 20 Pro: 8 pontos
  • iPhone XS: 19 pontos
Tela e som

Em qualidade de tela o S10 Plus e Mate 20 Pro apresentam a curvatura que pode incomodar pelos reflexos sob sub forte. No geral todos contam com boa qualidade e os dispositivos Android ainda possibilitam ajustar padrão de cores.

Se você é daqueles que de vez em quando deixa os fones de ouvido de lado para fazer uso dos alto falantes, deve correr do Mate 20 Pro, como já vimos em um comparativo anterior. O S10 Plus é o grande destaque nesse quesito pelo som mais envolvente.

  • Xiaomi Mi 9: 5 pontos
  • Galaxy S10 Plus: 8 pontos
  • Mate 20 Pro: 2 pontos
  • iPhone XS: 5 pontos
Conclusão

Para fotos o smartphone da vez é definitivamente o Galaxy S10 Plus, com uma boa evolução da Samsung para as câmeras traseiras. Em gravação o iPhone XS continua firme na liderança, com uma boa surpresa que é o Mi 9 seguindo a Apple de perto, apesar da falha no sistema de foco e sem confirmar a fala da Xiaomi de melhor do mundo nesse aspecto.

Em áudio e tela o S10 Plus também reina, com a ressalva dos reflexos nas bordas curvas. E é claro que não podemos deixar de considerar o fator preço e disponibilidade. S10 Plus e iPhone XS são os únicos vendidos oficialmente no mercado brasileiro, com a Samsung apresentando valores um pouquinho melhores, o que nos faz dar a vitória geral para o aparelho coreano nesse comparativo.

Huawei volta a vender oficialmente no Brasil em breve e, graças a concorrência, deve melhorar bastante o leque de opções e preços para todos nós consumidores. Mi 9 é apenas para quem encara importação e os riscos que isso envolve, para fazer valer o custar metade dos rivais, pelo menos até que a Xiaomi também resolva retornar ao solo verde e amarelo.

Ranking geral
  1. Galaxy S10 Plus: 492 pontos
  2. iPhone XS: 438 pontos
  3. Mate 20 Pro: 368 pontos
  4. Xiaomi Mi 9: 272 pontos
(atualizado em 21 de maio de 2019, às 19:28)

63

Comentários

Galaxy S10 Plus é rei das fotos, mas cai para Mi 9 e iPhone XS em vídeos | Comparativo TudoCelular
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular