LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S10, S10e, S10 Plus: 11 dicas para tirar o melhor proveito do seu top de linha

29 de abril de 2019 27

Ter um novo smartphone nas mãos é certamente uma experiência agradável. Mas muitos usuários ficam perdidos com o monte de novas possibilidades que esse novo aparelho oferece. Por isso, o TudoCelular elencou 11 dicas para te ajudar a tirar o melhor proveito do seu Galaxy S10, S10e ou S10 Plus.

Dicas que te ajudam a se livrar da Bixby, esconder o notch, usar gestos do sistema e muitas outras. E não precisa de nenhum app de terceiro para elas, está tudo disponível em seu Galaxy assim que sai da caixa e você faz a configuração inicial. É só dar o play no vídeo acima e, se tiver dúvida, ver no texto abaixo como chegar aonde quer.

1. Modo Noturno

Vamos começar direto com um dos recursos mais procurados, o Modo Noturno. É muito fácil ativar essa opção, que deixa os menus e algumas telas do sistema com fundo escuro e ajuda a economizar bateria neste aparelho com tela AMOLED.

Para ativar, é só acessar o painel de configurações, deslizar para baixo uma segunda vez e procurar aqui Modo Noturno. Tocando no ícone, vai ativar direto. Se você tocar no texto, tem acesso a mais opções indo depois em detalhes. Dá para ativar só durante um período do dia ou deixar sempre ligado. Faça como preferir e pronto.

Aliás, falando em painel de configurações rápidas, você pode editar os itens à mostra, removendo ou adicionando atalhos e até mudando a ordem ao tocar no menu com três pontos verticais e selecionando Ordem dos botões.

Se você quiser, também pode escolher Barra de navegação e escolher entre um limite de até três notificações lá em cima ou mostrar todas. E também pode ativar a porcentagem da bateria por aqui.

​2. Acessar painel de notificações rápido

Sabia que dá para acessar esse painel de notificações de maneira mais rápida? Mas, antes, vamos te ensinar um método mais fácil de acessar as configurações da tela inicial, que não precisa ser tocando e segurando em uma área vazia. Basta fazer um movimento de pinça na tela.

Agora, toque em configurações da tela inicial e ative a opção Abrir rápido painel de notificações. Com ela ativada, basta deslizar para baixo em qualquer ponto da tela incial para acessar as suas notificações.

3. Captura de tela

Uma função que muita gente tem dúvidas é a captura de tela. A Samsung gosta de oferecer meios simples para você tirar a foto da sua tela. Além de segurar os botões energia e volume para baixo, tem um gesto para isso: é só passar a sua mão, encostada na tela, claro, de um lado para o outro. Funciona de qualquer lado e em qualquer tela.

Com a captura tirada, dá para fazer algumas edições ou estender a quantidade de informações, em telas com rolamento. No caso de você não querer essas opções, dá para desativar em Recursos avançados. As opções pós-captura são a Captura inteligente, enquanto o gesto está em Movimentos e gestos > Deslizar a lateral da mão para capturar.

E tem ainda outra maneira de fazer o print da tela. Basta incluir na tela edge a seleção inteligente. O interessante é que nessas opções você pode fazer captura de apenas uma parte da tela. E até criar um GIF animado de algum vídeo.

4. Painel Edge

Falando no painel edge, você pode também desativar, se achar que ele atrapalha demais. Basta acessar as configurações da tela edge e desativar nesse botãozinho aqui. Mas aí é bom lembrar que você não vai ter como fazer a captura de um pedaço da tela e nem criar GIFs animados.

5. Desabilitar Bixby

Agora algumas dicas para quem não gosta da Bixby. Dá para esconder a assistente virtual para você não topar com ela praticamente em nenhum momento. Primeiro, vamos desativar o Bixby Home.

Faça aquele gesto de pinça na tela inicial e deslize para a esquerda. Desative a opção no topo da tela, fácil e rápido. Pronto, nunca mais você vai precisar ver essa tela cheia de informações pouco úteis.

Agora, vamos remapear o botão da assistente. Para isso, primeiro ela tem que estar ativada e configurada. Para isso, é necessário ter uma conta Samsung. Aí, use o botão pela última vez para acessar a tela da Bixby Voice e toque no menu de três pontos na vertical para acessar as configurações.

Vá em tecla Bixby e ative o usar toque duplo. Se quiser, você pode só ativar essa opção e pronto. O botão só vai funcionar se você apertar duas vezes. Ou se apertar e segurar.

Agora, se quiser remapear para abrir algum app de sua preferência ou um comando rápido, basta tocar em usar toque único. Selecione a aplicação que você quer e pronto. Um novo atalho surge.

6. Cores da tela

Umd etalhe que pode incomodar alguns usuários é a calibragem das cores na tela. Mas dá para fazer alguns ajustes na OneUI.

Vá até as opções do Visor e toque em Modo de tela. O modo natural é um pouco mais alaranjado, recomendamos a opção Vívido. Que, ainda por cima, libera configurações avançadas e de balanço de branco, para você calibrar da maneira que preferir., seja mais quente ou mais frio.

7. Gestos e ocultar barra de navegação

Enquanto estamos em uma fase de transição nos dispositivos Android, com uma nova maneira de navegar no sistema via gestos. Para ativar essa opção no seu Galaxy S10 - ou outro Galaxy já com a OneUI - vá até as configurações rápidas e toque no texto do atalho barra de navegação.

Você pode ativar rápido a opção gestos de tela cheia, mas vamos ver mais detalhes. Ao ativar a opção nessa nova tela, tem um breve tutorial. A barra central vai te levar para a home. A da direita, é voltar, e a da esquerda acessa a tela de apps recentes, sempre deslizando de baixo para cima.

Se preferir, ou quando você estiver mais acostumado com esses novos atalhos, dá para ocultar as barrinhas definitivamente aqui na opção Dicas de gestos. Também dá para alterar a ordem dos atalhos, trocando o Voltar e Apps recentes - o que serve tanto para esses gestos como para os botões da barra de navegação.

8. Always on Display

E se você gosta do Always on Display, ou seja, de ter sempre o relógio ou uma imagem na tela do seu Galaxy S10, a OneUI mudou um pouco como ele se comporta, mas dá para fazer ajustes.

Por padrão, ele é ativado só com um toque na tela. Para ficar sempre ativo - ou desativar de vez -, vá até as configurações rápidas e toque no texto de always on display. Aqui, você pode ativar ou desativar, ou selecionar para ficar sempre aceso ou exibir de acordo com horário preestabelecido.

Tocando em detalhes, há mais opções de aparência. Aí você faz os ajustes que gostar mais.

9. Enquadramento das fotos com ajuda da IA

E agora vamos para a câmera. Tocando nas configurações, dá para fazer vários ajustes, como ativar a grade na tela, fotos em movimento, salvar em RAW (Aqui em salvar opções), quais modos você quer ativos para acessar ao deslizar aqui na tela principal, opções de HDR...

Mas o que queremos mostrar é essa segunda opção: sugestões de fotografia. Com ela ativada, o aparelho vai fazer uma análise do cenário para sugerir qual é o melhor quadro para a sua foto. É bem legal e, apesar de demorar um pouco, pode te ajudar a obter as melhores imagens de paisagens e até mesmo de grupos grandes.

10. Níveis de luz da lanterna

Estamos chegando ao final das nossas dicas, com mais algumas bem legais ainda, então fica com a gente. Agora, vamos ver algumas opções que pouca gente sabe da lanterna. Vá no menu de configurações rápidas e toque no texto da lanterna.

Veja que tem uma opção de brilho, indo de 1 até 5. Isso ajusta a intensidade da luz. O nível 5 é bem mais forte e pode te ajudar a encontrar objetos em locais bastante escuros.

Essa opção está presente em vários outros Galaxy com a OneUI, até mesmo o J8, e não só na família S10.

11. Esconder o furo da câmera

E nossa última dica é, provavelmente, a que mais gente tem dúvidas. Sim, é possível esconder definitivamente o notch do seu Galaxy S10, em vez de somente contornar com os papéis de parede bastante criativos que tem na web para esses aparelhos.

Para esconder de vez, inclusive independente do app que estiver usando, vá até Visor, Aplicativos em tela cheia e ative o Ocultar câmera frontal. Não precisa baixar um app para isso, essa configuração é nativa o sistema!

Ele vai criar uma borda na tela, escondendo o furo da câmera. E é legal porque, além de sempre respeitar a curvatura da borda inferior, essa opção vai manter o notch escondido em todos, absolutamente todos os aplicativos. Chega de assistir vídeos com um buraco no meio, ou de jogar com a câmera atrapalhando alguns elementos. Adeus, furo na tela.

E essas foram as nossas 11 dicas - ou até um pouco mais, tem algumas meio escondidas entre elas - para você tirar o melhor proveito e deixar o seu Galaxy S10 mais com a sua cara. Se faltou alguma, ou se você tem qualquer dúvida sobre a família de flagships da Samsung, deixa um comentário abaixo.

(atualizado em 16 de abril de 2024, às 14:02)

27

Comentários

Galaxy S10, S10e, S10 Plus: 11 dicas para tirar o melhor proveito do seu top de linha
  • Meu S10+ começou a tocar sirene de polícia do nada, o celular estava parado sobre a mesa, ninguém acessando, não tinha nenhuma programação para tocar a sirene e também não tinha nenhum aplicativo aberto que remetesse à sirene. Foi um susto...he he... mas, alguém sabe por quê aconteceu isso??

      • Em aparelhos android e samsung, tem como vc rastreiar seu aparelho caso vc perca ele ou alguém "leve". É possivel tanto vc ficar sabendo a localização dele, quanto mandar mensagem, formatar o aparelho remotamente e tem uma opção de vc tocar uma sirene para tentar localizar.
        Pode ter acontecido de alguém saber sua senha de acesso a site que rastreia o seu celular e te pregou uma peça.

      • A linha S10 tem função de usar dois app ao mesmo tempo? Exemplo: 2 Whastapp, 2 nubank, 2 facebook, etc...
        Ou ainda, aquela função de "usuários" ou "segundo espaço" parecido ao da xiaomi?

          • Sim.
            A função "Dual Messenger" está disponível até em aparelhos mais simples.
            A questão do "Segundo Espaço" também tem em alguns aparelhos da Samsung como "Pasta Segura".

              • obrigado, mas gostaria de ter certeza se é possível duplicar também apps de banco: picpay, nubank, whatsapp, e outros. e se a função segundo espaço, onde criar outro sistema palalelo ao sistema principal...

                  • O Dual Messenger só serve para redes sociais e mensageiros instantâneos.
                    Mas a função de segundo espaço funciona paralelamente ao sistema, ou seja, você pode ter uma segunda conta do picpay ou nubank nesse espaço.

                • Meu S10 com 2 meses de uso, enterrou as teclas de volume. Aparelho da Tim.

                    • Quando recebo uma mensagem do zap ou das mensagens de sms aparece um ícone com foto, que lembra o do Messenger do facebook. Para tirá-lo da tela preciso excluir numa lixeira. Alguém sabe como tirar isso? Já mexi em tudo e não consigo.

                        • Alguem sabe como remover aquele atalho no canto esquerdo inferior, que exibe a ultima foto tirada?

                            • como retirar um canto superior direito escuro que apareceu no s10 plus?

                                • Como faço para tirar o som do obturador da camêra?

                                  • Como faço pra diminuir o tamanho condições da tela inicial do meu s10e...já tentei e não consigo

                                      • Esses níveis de luz da lanterna até um Galaxy J2 Prime tem, graças a TouchWiz Grace UX (Samsung Experience 7.0).
                                        Na verdade, essa função é uma herança do finado Galaxy Note 7.

                                          • As primeiras coisas que eu fiz: desativar o Always On Display, ativar o modo noturno e os gestos de navegação...

                                              • ficou com bordão de Pixel 3

                                                  • 2 dicas apenas é exclusivo do S10. O resto pode ser feito no S8 e S9.

                                                      • Moto X Force foi desenvolvido para ter uma tela resistente, mas pera aí, Você quer comprarar um Motorola com um Samsung, é isso?

                                                          • Primeiro parabéns por suas 11 dicas!!! Valiosíssimas!!! Show de bola!!!

                                                            Quanto ao Moto X force, não estou comparando um com o outro!!! Não é isso!!!

                                                            Acabei de comprar o S10 Plus e ainda tou aprendendo a usar as funcionalidades dele!!!


                                                            Tou lhe perguntando é se ele (S10 Plus) tem a funcionalidade de acionar a cãmera com um toque em qualquer ponto da tela, sem precisar tocar em um ponto específico. Nunca tive Samsung antes. Tou "apanhando" um pouco!!! rsrs

                                                          • Felipe, possuia um Moto X Force. Além de sua espetacular tela praticamente "inquebrável", achava excepcional a possibilidade de acessar a câmera com um simples movimento de punho e de retirar fotos (acionar a câmera) com um toque em qualquer ponta da tela!!!

                                                            O Galaxy S10 Plus tem algumas dessas duas funcionalidades?

                                                              • Você pode abrir a câmera apertando duas vezes o botão de ligar.
                                                                Não dá para tirar fotos tocando em qualquer lugar, como nos Motorola, porém você pode colocar o botão de disparo em algum ponto da tela que te seja mais agradável. Para isso, basta segurar no botão e arrastá-lo pra onde você quiser.
                                                                Também dá pra tirar fotos apertando o botão de volume. Nesse caso tem que ativar mas configurações da câmera

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista