LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei P30 Pro ou Galaxy S10 Plus: qual oferece mais vantagens? | Comparativo

03 de maio de 2019 124

A Huawei retorna oficialmente ao Brasil com o P30 Pro e o P30 Lite. E, claro, muita gente já está se perguntando se compensa pegar o poderoso topo de linha chinês ou se o Galaxy S10 é mais jogo.

O TudoCelular traz, então, um comparativo entre os dois mais completos dispositivos de cada fabricante para te ajudar a escolher o melhor entre P30 Pro e Galaxy S10 Plus. Lembrando que os dois possuem o mesmo preço sugerido, e que o chinês ainda não chegou ao varejo nacional - as vendas começam em 17 de maio.

Design

De cara, você pode não notar tanta diferença em design. O P30 Pro tem tela um pouco maior e também usa as laterais curvas para reduzir o tamanho final, mas as dimensões dos dois não são muita coisa diferente.

Em linhas gerais, são dois aparelhos bastante bonitos, elegantes e confortáveis de usar. O modelo chinês é consideravelmente mais pesado, o que pode fazer diferença no fim do dia.

Outras desvantagens são a lombada da câmera - necessária no P30 Pro por conta do mecanismo da câmera periscópica - e a ausência da entrada de fones de ouvido. Ambos ainda têm certificação IP68, com resistência a água e poeira em nível parecido.

Mas a grande diferença, considerando que o usuário passa mais tempo olhando para a tela que para qualquer outro detalhe do aparelho, é a tela. Mais especificamente, o recorte.

A Samsung apostou em um furo no canto para colocar a câmera frontal, o que acaba ocupando mais espaço do que poderíamos imaginar. Já a Huawei partiu para o recorte mais tradicional, mas aqui em formato de U e abrigando apenas a câmera frontal.

Por enquanto, temos um empate, com um ponto para o S10 Plus pela ausência de lombada da câmera e presença do conector P2, e um ponto para o P30 Pro por oferecer mais espaço na tela com o recorte em formato de U bem colado na borda superior.

Desempenho

Samsung e Huawei apostaram em soluções próprias para o processamento, então nada de Snapdragon - apesar de você conseguir achar o S10 Plus com a plataforma da Qualcomm em alguns mercados. Mas já falamos mais detalhadamente desse aspectos em nossos reviews, vamos ao que interessa: qual dos dois é mais potente?

O equilíbrio é grande, mas o P30 Pro fica à frente. Além de ter sido mais veloz em nosso teste de fluidez e carregamento de aplicativos, empatando até com o Mi 9, mais veloz Android que havíamos testado até então - o modelo da Huawei ainda tem mais espaço interno pelo mesmo preço do modelo base do Galaxy S10. São 256 GB contra 128 GB.


Claro, a Samsung oferece versões com mais armazenamento, mas o preço é bem maior. Além disso, o P30 Pro não tem suporte a cartões micro SD, mas expande a memória com um tipo de cartão próprio da Huawei, que ainda não sabemos se estará à venda no Brasil.

Nos jogos também notamos que ambos rodam muito bem a maior parte dos títulos mais novos e pesados disponíveis na Google Play Store, então mais um aspecto que você não deve ter problemas.

Ponto para o P30 Pro pela maior fluidez na abertura e troca de aplicativos. E mais um ponto para cada pelo bom desempenho em jogos, dos mais leves ao mais pesados.

Bateria

Com baterias de capacidade superior a 4.000mAh, as empresas não economizaram em seus top de linha este ano. O S10 Plus tem exatos 4.100mAh, e o P30 Pro tem 100 miliampéres a mais. E aguentou um tempo bem superior no nosso teste, chegando perto de 23 horas de uso, contra cerca de 19 horas e meia do Galaxy.

É bastante tempo de uso a mais. Claro que tudo depende da exigência de cada um e outros fatores, mas a questão é que nosso teste é padronizado justamente para a gente ter uma base de comparação entre os aparelhos que testamos. Então a vitória aqui é incontestável do P30 Pro.

E ainda vai além. O tempo de recarga do S10 Plus foi maior que duas horas, mesmo com o carregador rápido que vem junto com ele na caixa. Ao passo que o P30 Pro, com um carregador de 40 watts, demorou cerca de uma hora para fazer a recarga completa de zero até cem por cento.

  • Tempos de recarga
    • P30 Pro: 0:59
    • S10 Plus: 2:23

Mais dois pontos para o P30 Pro, mesmo que o S10 Plus tenha evoluído bastante no quesito autonomia. Para o azar da Samsung, a concorrência já vinha evoluindo antes, e se manteve um degrau acima.

Sistema

Recurso é o que não falta nesses dois aparelhos. A Samsung aposta em uma interface um pouco mais simples agora com a OneUI, mas ainda oferece bastante opção de personalização, que vai desde Always on Display até mudanças na aparência em si, com temas, alteração do tamanho dos ícones e tudo o mais.

Mas a EMUI 9.1 não fica atrás. Pelo contrário, ainda oferece mais opções. Porém, achamos esses recursos um pouco limitados, só um “ligado ou desligado”, sem muito ajuste além disso. Ainda é uma ótima interface e também oferece navegação por gestos - que são sempre diferentes dependendo da fabricante.

Aqui é uma questão mais pessoal, mas nossa avaliação é que a interface da Samsung está alguns passos à frente. Mas o P30 Pro tem uma vantagem que pode ser essencial para alguns: ele funciona como controle remoto universal. Dá para controlar a televisão, ar-condicionado e outros dispositivos nativamente!

Ponto para o Galaxy S10 Plus por conta da OneUI ter bons recursos e oferecer bastante personalização e ajustes; e ponto para o P30 Pro por ter interface mais fluída e oferecer um recurso extra muito interessante (controle remoto universal).

Câmeras

E chegamos ao ponto de maior destaque nas apresentações dos smartphones topo de linha atualmente - e até mesmo de muitos intermediários. Cada vez mais as fabricantes prometem recursos e qualidade de fotografia para competir com câmeras profissionais - a Huawei fez isso literalmente no evento brasileiro, trazendo fotógrafos consagrados para falar de trabalhos que fizeram com o P30 Pro.

Mas até onde esses aparelhos realmente entregam toda essa experiência prometida? E qual deles, se algum, é melhor? Nós mostramos no review do P30 Pro que, em iluminação ideal, o S10 Plus entrega cores mais vivas, mas a qualidade no geral é muito próxima. O modelo da Huawei fica à frente nas fotos com pouca luz, principalmente por oferecer já um modo noturno, que ainda está em desenvolvimento para os dispositivos da Samsung.

O zoom também é vantagem para o P30 Pro, que tem aproximação ótica de 5 vezes, digital de 10 vezes, e uma híbrida que chega a 50 vezes e permite até tirar fotos da lua - apesar de algumas controvérsias nesse quesito, como apontou um teste realizado por um site chinês.

Nas selfies, de novo o S10 Plus fica atrás, mesmo que a Samsung tenha melhorado bastante dos modelos do ano passado para cá. Mas ainda tem um bom caminho para competir em pé de igualdade com Apple e Huawei.

Mas o S10 Plus fica em vantagem nos vídeos. O P30 Pro grava com um pouco de rastro e perde definição mesmo em 4K. O Galaxy tem ótima estabilização e registra bem as imagens, mas se perde um pouco no foco dependendo da movimentação ou da luz no fundo do quadro, problema que não existia antes, mas surgiu com a OneUI e o fim do modo manual para vídeo. Talvez a Samsung corrija esses erros em breve.

Enfim, se você gosta de gravar bastante imagem em movimento, e considerando que a qualidade das fotos não fica tão abaixo, o S10 Plus fica um pouco à frente no geral. Mas se o seu foco é só fotografia, o P30 Pro vai te atender melhor, mesmo.

Pontos para o P30 Pro pela superioridade em fotos, tanto na traseira como nas selfies, e ponto para o S10 Plus por oferecer vídeos um pouco melhores, apesar dos pesares.

Resultado
73.4 x 158 x 8.41 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
74.1 x 157.6 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

O P30 Pro ganhou então em desempenho, bateria e fotografia. O S10 Plus fica com a vantagem em vídeo, e temos empate em sistema. Na somatória total, o chinês ficou com 8 pontos, contra 4 do sul-coreano.

Huawei P30 Pro Galaxy S10 Plus
  • Design: tela com melhor aproveitamento
  • Desempenho
  • Jogos
  • Autonomia de bateria
  • Recarga da bateria
  • Sistema: controle remoto universal
  • Câmera: fotos e selfies
  • Design: entrada P2 e sem lombada da câmera
  • Jogos
  • Sistema: recursos
  • Captação de vídeos

Vitória incontestável para o P30 Pro. E a Huawei ainda volta ao Brasil com dois anos de garantia e promessa de reparo em até uma hora no seu modelo mais avançado, além de ter mais espaço de armazenamento pelo mesmo valor do S10 Plus.

Claro que não é um smartphone perfeito e tem seus defeitos, como você pode ver em nosso review - e tem que levar em consideração se não são questões-chave para você.

Não achamos o S10 Plus um smartphone ruim. Ainda é uma boa evolução - dentro da zona de conforto - em relação aos antecessores e tem pontos a serem melhorados, alguns deles possíveis até mesmo com atualização de software.

Mas e aí, qual você acha que é o melhor, caro amigo? P30 Pro ou S10 Plus? Qual você prefere comprar, ou compraria se tivesse condições para isso? Conta pra gente na área de comentários.

8.2 Hardware
4.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
(atualizado em 15 de abril de 2024, às 00:06)

124

Comentários - página 2

Huawei P30 Pro ou Galaxy S10 Plus: qual oferece mais vantagens? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista