LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9 SE ou Galaxy A70: embate tem vencedor de lavada | Comparativo

05 de julho de 2019 176

Os smartphones top de linha ficam cada vez menos acessíveis a uma boa parte dos consumidores, com preços surreais, especialmente no Brasil. Mas a categoria intermediária oferece uma gama cada vez maior de opções interessantes, como o Mi 9 SE, espécie de versão mais modesta do Mi 9 da Xiaomi, ou o Galaxy A70, um intermediário premium da Samsung.

Mas qual dos dois é a melhor opção? O TudoCelular traz um comparativo de desempenho, bateria e câmeras, além de vantagens e desvantagens de cada um para te ajudar a escolher o seu próximo smartphone.

Design e acabamento

Os aparelhos são bastante parecidos quando olhamos de frente, com recorte em gota para a câmera frontal e poucas bordas. O A70 ocupa melhor o espaço, com tela maior em um corpo mais compacto. Mas as 6,7 polegadas do display não ajudam a deixar o dispositivo confortável para usar com uma mão, algo que o Mi 9 SE oferece bem com a tela de quase seis polegadas.

Claro que as dimensões do modelo da Samsung são maiores, mas a ocupação da parte frontal é melhor: 86% é tela, enquanto o Mi 9 SE tem 84,1%. O modelo da Xiaomi é mais leve, principalmente por ser menor em todos os aspectos.

70.5 x 147.5 x 7.45 mm
5.97 polegadas - 2340x1080 px
76.7 x 164.3 x 7.9 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

A parte traseira tem desenho parecido, mas o Mi 9 SE tem acabamento mais elegante, em vidro. Ao menos o plástico do A70 tem boa aparência e é mais resistente, além de ter uma curvatura da traseira que compensa, um pouco, o tamanho exagerado.

As câmeras do Mi 9 SE ficam em uma lombada considerável e, por essa desvantagem, o primeiro ponto vai para o Galaxy A70. Que ainda tem entrada para fone de ouvido.

Hardware e desempenho

Como já citado, a MIUI 10 está com alguns problemas de otimização, e isso influenciou negativamente em nosso teste de abertura de aplicativos no Mi 9 SE. O Snapdragon 712 é superior ao já ótimo Snapdragon 675 do A70, mas o celular da Samsung concluiu o teste em tempo bem mais baixo, por causa da má otimização de memória RAM no Xiaomi.

Aqui também é bom observar que ambos trazem 6 GB de memória RAM em seus modelos mais básicos, mas o A70 tem vantagem em armazenamento, com 128 GB de mínimo. O MI 9 SE tem versão com esse espaço, mas o modelo mais barato vem com 64 GB.

E podemos ver que o potencial do hardware do Mi 9 SE é maior nos jogos. O Galaxy A70 não rodou os títulos que testamos com tanta fluidez e gráficos tão bonitos. Mais um empate aqui, portanto, com um ponto pela fluidez e otimização de RAM para o A70, e performance em jogos melhor no Mi 9 SE.

Bateria

A Samsung colocou bateria com capacidade boa para segurar uma tela gigante no Galaxy A70, enquanto a Xiaomi economizou em carga no Mi 9 SE. Sim, pois enquanto o Galaxy traz 4.500mAh de carga, seu rival neste comparativo tem 3.070mAh.

E ainda assim, as cerca de quatro horas a mais em uso no nosso teste não é uma diferença tão grande, se a gente pensar que são quase 1.500mAh a mais no Galaxy. Mas o ponto em autonomia é do intermediário da Samsung.

Com carregadores rápidos dentro da caixa nos dois aparelhos, não é de se espantar que o Mi 9 SE tenha tempo de recarga menor, já que tem bateria com menos capacidade. A diferença ficou em cerca de vinte minutos, mas o ponto fica com o modelo da Xiaomi.

Mídia e recursos
Galaxy A70 tem nível de brilho superior

Tela AMOLED para todos os lados aqui, o que garante imagem parecida, mudando basicamente apenas as tonalidades conforme os ajustes de cada fabricante. No geral, o A70 acaba ficando à frente por chegar a nível mais alto de brilho, o que influencia no uso embaixo da luz do sol. A tela maior ajuda nesse quesito.

Quanto ao áudio, temos aqui um embate de dois aparelhos com alto falantes bem ruins. A qualidade do som não faz jus aos preços desses dispositivos. Mas o A70 ainda tem qualidade menos pior, além de oferecer entrada P2 para fone de ouvido, facilitando ao usuário escolher outro jeito de escutar músicas ou o áudio de filmes e séries.

Para um intermediário premium, o Mi 9 SE deixa a desejar em mídia

Em recursos, temos o mais recente em Android, o Pie, e as interfaces mais novas, também. A MIUI 10 ainda está com alguns problemas, de fluidez e autonomia de bateria. A OneUI cumpre bem seu papel de ajudar o usuário a manejar o celular com uma só mão.

No mais, temos leitura de impressão digital sob a tela nos dois dispositivos, com velocidade bem abaixo do ideal, mas é um recurso novo e bacana - quebra um bom galho na hora de pegar o celular do bolso ou da mesa já liberado o uso.

Se você preferir, pode usar o desbloqueio facial, menos seguro e também disponível em ambos. Bom lembrar que o Mi 9 SE tem a função de controle remoto universal, um bônus para alguns usuário. Nada muito diferente em recursos, mas o Galaxy A70 pula mais à frente por oferecer experiência um pouco melhor em mídia.

Câmeras

Dois conjuntos triplos de câmera na parte de trás, sendo o Mi 9 SE com sensor mais parrudo, de 48 megapixels, utilizado, também, na versão mais cara. Mas o A70 não fica muito atrás e tem 32 megapixels, que são condensados em 12 MP para oferecer boa qualidade.

Para a faixa de preço e pelo que prometem, nenhum dos dois impressiona. Mas o A70 consegue bons níveis de detalhes, com ou sem HDR, e traz boas cores e contraste. O Mi 9 SE perde detalhes se utilizado o HDR - sendo que deveria ser o contrário.

Mi 9 SE

Galaxy A70

As lentes ultra-wide têm qualidade inferior e abertura menor, mas dá para quebrar o galho dependendo da necessidade. Só evite utilizar em ambientes com pouca luz. Isso vale para os dois aparelhos.

Nas fotos com pouca iluminação, a falta de um modo noturno no A70 compromete bastante a qualidade geral. As fotos perdem bastante detalhes e não é raro o aparelho errar o foco. O Mi 9 SE é melhor nesse caso.

Já no Modo Retrato, mesmo com algumas falhas, o A70 chega perto de alguns flagships. Já o Xiaomi deixa a desejar, entregando resultados medianos apenas.

No conjunto principal, o ponto para o A70, com resultados melhores na maior parte dos cenários.

Selfies

Nas selfies, o MI 9 SE consegue bons resultados, inclusive com modo retrato em qualidade superior ao do conjunto traseiro. Mas o A70 segue mais ou menos o que tem no conjunto principal e acaba ficando à frente, de novo. Mais um ponto para o dispositivo da Samsung.

Nas câmeras, ambos podem filmar em 4K, mas a estabilização é fraca e o foco é lento. Na câmera frontal, ambos só gravem em Full HD. Com os mesmos pontos fracos e mesmas vantagens, o embate em gravação fica empatado.

Preço

Analisar o preço de dispositivos da Xiaomi é um problema no Brasil. Para quem compra importado, consegue preços melhores, mas fica sem garantia. Quem optar por comprar por vias oficiais, paga um preço alto demais.

Então, quem leva nessa disputa? O Mi 9 SE tem um conjunto bem fraco em comparação com o A70, e pode ser encontrado por 300 reais a menos via importadores. Mesmo com os pontos negativos, é uma boa economia no final das contas.

7.5 Hardware

Samsung Galaxy A70

Comparar Aviso de preço
Vencedor: Galaxy A70

Enfim, mesmo com um pontinho pelo preço mais baixo, o Mi 9 SE não consegue superar o Galaxy A70 neste comparativo. A Samsung cobra mais, mas entrega um conjunto bem mais parrudo no geral. E isso vale principalmente para bateria e câmeras.

Mi 9 SE Galaxy A70
  • Desempenho
  • Câmeras
    • Pouca luz
  • Autonomia de bateria
  • Tela e áudio
  • Câmeras
    • Conjunto principal
    • Selfies

O Mi 9 SE consegue desempenho melhor, mas não fica absurdamente acima. É o indicado para quem busca potência e não liga tanto para outros aspectos, nesse embate aqui.

Você concorda? Ou acha que faltou falar de algo que julga de extrema importância? Fala aí nos comentários.

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 17:36)

176

Comentários

Mi 9 SE ou Galaxy A70: embate tem vencedor de lavada | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista