LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A80 vs Mi 9T (Redmi K20): é melhor câmera que gira ou pop-up? | Comparativo

05 de agosto de 2019 60

Você prefere câmera giratória ou pop-up? Tela gigante ou só grande? Samsung ou Xiaomi? Se estiver perdido no caminho entre Galaxy A80 e o Mi 9T (também chamado Redmi K20 em alguns mercados), o TudoCelular vai ao seu resgate.

Comparamos aqui os resultados dos testes desses dois celulares intermediários premium para te ajudar a escolher um deles para ser o seu próximo smartphone.

Design

Os dois modelos seguem mais ou menos os tops de linha em construção, com corpo que une metal nas laterais com vidro na parte traseira e frontal, além de proteção Gorilla Glass. E ambos já trazem capinha protetora na caixa.

Além disso, são aparelhos com tela que realmente ocupa todo o espaço frontal. E aí chegamos à primeira diferença: o mecanismo para ativar a câmera frontal. No Mi 9T, temos um pop-up, uma espécie de gavetinha que fica dentro do dispositivo. O Galaxy A80 já foi um pouco mais ousado, com um mecanismo giratório que transforma o conjunto principal em câmera de selfies.

Opa, será que isso garante também as melhores fotos? Veremos logo mais. O fato é que a solução da Xiaomi parece mais robusta, já que o A80 tem um espaço entre o aparelho e a peça móvel, que pode acumular sujeira e, com o tempo, dificultar que o mecanismo funcione da melhor maneira. Adicione à lista de pequenos problemas a lentidão na troca das câmeras e o barulho, maior que dos concorrentes.

76.5 x 165.2 x 9.3 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
74.3 x 156.7 x 8.8 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Outra coisa diferente é a presença ou ausência do conector de fone de ouvido. O Mi 9T, diferente dos outros modelos da família Mi 9, tem essa entrada - lembrando que, em alguns mercados, ele é chamado de Redmi K20, não pertencendo exatamente à família principal da Xiaomi. O Galaxy A80 não tem essa opção, obrigando o usuário a usar fone Bluetooth ou USB-C.

O Mi 9T ainda tem taxa de ocupação da tela um pouco melhor e abriga bateria maior em um corpo mais compacto, então o primeiro ponto é do modelo da Xiaomi.

Tela, som e recursos
Galaxy A80 tem tela AMOLED ocupando toda a área frontal

A tecnologia para esconder a câmera foi toda pensada para oferecer telas incríveis nesses modelos. E, de fato, temos aqui ótimos displays AMOLED, com cores vibrantes (com opções de ajustes para quem prefere algo mais natural).

O brilho é bom para uso tanto na rua como em ambientes com pouca luz. A diferença, aqui, fica pro tamanho, mesmo, e aí é uma questão de preferência pessoal. Outro empate, um ponto para cada.

O sistema de som só tem um problema nos dois modelos: faltou um áudio estéreo. Mesmo com um só alto-falante, os dois oferecem boa qualidade sonora e, de novo, é um ponto para cada um.

Tela do Mi 9T também é AMOLED, mas em tamanho menor

Nos recursos, nada que salte aos olhos em nenhum dos dois. São modelos que oferecem bastante facilidades, como a leitura de digitais na tela e funções de software, mesmo, como tema escuro e por aí vai. O A80 fica devendo o reconhecimento facial, que poderia ser uma opção de biometria a mais.

No geral, fica uma escolha pessoal entre OneUI, da Samsung, ou MIUI, da Xiaomi. Mas é ponto para o Mi 9T pela biometria mais completa.

Desempenho

As duas fabricantes escolheram a plataforma Snapdragon 730 nesses celulares, mas a Samsung pegou uma versão otimizada para jogos (Snapdragon 730G). E também colocou mais memória RAM em seu Galaxy A80.

Isso tudo fez uma diferença, mas nada absurdo. O A80 foi quatro segundos mais rápido no nosso teste de abertura de aplicativos, mostrando que aguenta mesmo alguns apps a mais abertos ao mesmo tempo.

Em jogos, não sentimos muita diferença. Ambos rodam títulos leves a pesados da Play Store sem nenhuma dificuldade. Ponto para o Galaxy A80, que reduz um pouco a desvantagem.

Bateria

O Galaxy A80 se diferencia dos outros modelos da família ao trazer bateria com menos capacidade para uma tela gigantesca. São 3.700mAh, cerca de 300mAh a menos que o Mi 9T para uma tela maior.

O hardware dos dois modelos é bastante parecido, e aí não tem jeito: o Xiaomi conseguiu tempo bem melhor em nosso teste de bateria, que é padronizado. Foram cerca de quatro horas a mais. Mas fique tranquilo, qualquer um dos dois vai te oferecer autonomia para um dia inteiro com uma sobra. Mas o ponto é do Mi 9T.

A Samsung ainda manda um carregador bastante potente junto com o A80, mas não vimos muita vantagem no tempo de recarga, que ficou acima de uma hora e meia ainda. O Mi 9T demorou praticamente o mesmo tempo e, como entrega autonomia maior, fica com mais esse ponto do comparativo.

Câmeras

Dois conjuntos de câmeras triplas, mas o A80 aposta em um sensor ToF para ajudar em fotos e até vídeos com efeito de desfoque, enquanto o Mi 9T tem uma lente teleobjetiva de aproximação em duas vezes. De resto, sensores principais com 48MP e ultra-wide com abertura menor.

No geral, o Mi 9T fica à frente na qualidade das fotos. Seu único ponto fraco são as imagens com pouca luz, em que o software sacrifica detalhes para reduzir, também, ruídos. O A80, por sua vez, não manda mal, mas há casos em que mesmo cenários bem iluminados ficam com alguns ruídos. O Modo Noturno não ajuda muito com pouca luz.

Galaxy A80

Mi 9T (Redmi K20)

As lentes ultra-wide apresentam a mesma desvantagem: fotos mais escuras, por conta da abertura menor. Em cenários com pouca luz, ambas são bem ruins.

Aí ainda entra o fato de o Mi 9T oferecer a aproximação com a lente teleobjetiva, em mais uma vantagem para o modelo da Xiaomi, que fica com o ponto da câmera principal.

E aí vamos para as selfies. O A80 usa o mesmo conjunto da traseira, mas é perceptível que tem um processamento diferente da imagem quando ele entende que está funcionando como frontal. Mesmo assim, nitidez e nível de detalhes estão um pouco à frente do Mi 9T. Curiosamente, o modelo da Xiaomi parece um pouco melhor nas fotos com fundo desfocado, com um recorte um pouco mais preciso. Mas, dessa vez, o ponto fica com o A80.

Em vídeo, ambos filmam em 4K, mas com estabilização ruim. No Full HD a coisa melhora um pouco. O Mi 9T entrega áudio decepcionante, como já estamos acostumados a ver em dispositivos Xiaomi. O A80 tem a vantagem de fazer o desfoque de fundo em vídeo. Apesar de não ser nenhuma maravilha, é um recurso a mais interessante, então o ponto fica com o dispositivo da Samsung.

Preços

Não temos ainda preço oficial do Mi 9T no Brasil, mas a expectativa é que o preço sugerido seja superior aos três mil reais. Não é um valor baixo, mas o Galaxy A80 chega às lojas brasileiras por três mil e quinhentos no lançamento.

Além disso, o modelo da Xiaomi já está disponível com importadores a valor próximo de dois mil reais.

7.5 Hardware

Samsung Galaxy A80

Comparar Aviso de preço
Vencedor: Mi 9T

O Mi 9T oferece um conjunto melhor por preço menor que o Galaxy A80. Mas, se você quer desempenho bruto melhor e selfies melhores, a aposta no modelo da Samsung talvez te agrade mais. Caso busque por mais bateria e goste de tirar mais fotos de paisagens e afins, vá no Mi 9T, mesmo.

Galaxy A80 Mi 9T
  • Desempenho
  • Câmeras
    • Selfies
    • Vídeos
  • Bateria
  • Câmeras
    • Principal
  • Preço

Além disso, é bom lembrar a diferença nos mecanismos das câmeras. E aí eu já emendo a pergunta pra você: qual te agrada mais: a câmera giratória ou o pop-up? E de resto, qual aparelho te chama mais atenção? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo.

  • O Xiaomi Mi 9T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A80 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

60

Comentários

Galaxy A80 vs Mi 9T (Redmi K20): é melhor câmera que gira ou pop-up? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista