LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A10 vs A20 vs A30: qual é o melhor intermediário barato da Samsung? | Comparativo

03 de setembro de 2019 34

A linha Galaxy A de 2019 tem nada menos que seis modelos lançados no Brasil até agora, o que garante opções ao consumidor, mas também confunde bastante na hora de fazer a busca.

O TudoCelular já fez um comparativo com os três mais avançados da linha, e agora vamos mostrar qual entre as opções mais básicas vale mais a pena considerando o que entrega e o preço. A seguir, veja as características dos Galaxy A10, A20 e A30 para decidir qual deles é o ideal para seu uso.

Design
75.8 x 155.6 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
74.7 x 158.4 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

O design é a única coisa que os seis modelos mantêm mais ou menos em comum. A única diferença é que o A10 tem formato que se assemelha mais aos modelos da linha M. E, assim como o A20, tem acabamento brilhante, mas sem os efeitos presentes no A30 para cima.

Todos possuem corpo de plástico, e aí chegamos a mais um ponto diferente no A10: o conector é micro USB, ao passo que os outros dois já possuem entrada USB do tipo C.

Aliás, para resumir, o A10 ainda lembra bastante os modelos da linha J mais básicos, inclusive com o alto-falante na parte inferior da traseira. A20 e A30 já seguem uma linha mais nova, mantendo aspectos que lembram os modelos A50 e A70.

O acabamento é plástico e sem capinhas protetoras na caixa de nenhum modelo. Na parte frontal, todos já adotam tela chamada infinita pela Samsung, com recorte em gota para a câmera frontal e bordas mínimas.

No quesito design, só o A10 tem características diferentes, dando uma cara mais básica ao aparelho. E cada modelo tem três opções de cores, sendo preto, azul e vermelho para o A10 e A20, e o branco no lugar do vermelho para o A30, cujo azul é mais claro que o dos irmãos.

Se você só procura pelo design mais elegante e atual, o A20 já te satisfaz tanto quanto o A30, por um valor menor.

Tela, áudio e recursos
A10 tem tela LCD com resolução HD+

Como mencionamos antes, o A10 tem a tela menor, mas é pouca coisa, sendo 6,2 polegadas, contra 6,4 polegadas dos irmãos. Mas há outras diferenças.

O painel é LCD no A10, ao passo que A20 e A30 já contam com display Super AMOLED, com cores mais vivas e contraste mais profundo, além do preto mais profundo.

O A30 ainda tem a vantagem da resolução Full HD+, enquanto os outros dois possuem apenas o HD+. Para quem quer ver muitos vídeos, o modelo mais avançado é a melhor escolha.

Galaxy A20 tem tela maior que o A10

Na parte sonora, todos trazem sistema mono de baixa qualidade. O A10 dá pra relevar um pouco nesse quesito por ter mesmo uma proposta de baixo custo. Já o A30 decepciona por ter som estridente, que força os agudos no volume máximo para dar impressão de maior potência.

Os fones de ouvido são básicos e iguais nos três modelos. No fim das contas, se você optar pelo A20, não perde muito no quesito áudio, e economiza um pouco em relação ao A30.

Tela do A30 tem a resolução Full HD+ como diferencial

Em software, todos os modelos já estão na versão 9 do Android, com a interface OneUI. Nada de NFC neles. O A10 fica em desvantagem de novo por não oferecer nem mesmo um leitor de impressão digital, além de não ter bússola ou giroscópio.
Ao menos todos eles oferecem o conector P2 para fone de ouvido, que vem na caixa, inclusive.

O A30 tem mais recursos, incluindo a televisão digital. Se você não faz questão dela, o A20 já vai te atender.

Desempenho

As diferenças continuam a aparecer no hardware. A plataforma do A10 e do A20 é a mesma, um Exynos 7884, que pode até parecer melhor que o Snapdragon 632 dos Moto G7 na teoria, mas na prática fica abaixo.

O A20 tem mais memória RAM, o que dá uma boa diferença no uso do dia a dia. Já o A30 tem plataforma mais potente, o Exynos 7904, e mais memória RAM que os irmãos - 4 GB. E realmente é bem mais veloz que o A20.

Nos jogos, fica evidente a superioridade em performance do A30, apesar de nem mesmo este ser indicado para quem gosta de um título mais pesado. No geral, o A20 não é de todo ruim, especialmente se o seu uso for bem básico.

Bateria

Mais um aspecto com diferenças do A10 para os outros modelos é a bateria. Enquanto A20 e A30 já trazem 4.000mAh de carga, o A10 tem apenas 3.400mAh. Ok, é para uma tela menor, mas é insuficiente para compensar.

O melhor em tempo de uso é o A20, que conseguiu passar de 20 horas no nosso teste padronizado. O A30 chegou perto das 18 horas, enquanto o A10 desligou com 16 horas.

O tempo de recarga no modelo mais barato é outro ponto de desvantagem, sendo que ele demora quase duas horas e meia para ir de zero até cem por cento. A20 e A30 já trazem na caixa carregadores rápidos da Samsung e ficam menos de duas horas na tomada para fazer a carga completa.

Nesse sentido, o modelo do meio, mais uma vez, é o melhor pelo preço cobrado.

Câmera

A10 e A20 possuem o mesmo sensor principal, mas o A20 tem uma lente ultra-wide auxiliar como vantagem. O A30 também tem conjunto duplo, mas a câmera principal tem resolução maior que a dos irmãos.

E realmente há diferenças nos resultados. O A20 só fica em vantagem por conta do sensor secundário, que permite tirar fotos com ângulo de visão maior, sem precisar se afastar. Essa lente, no entanto, é bem ruim em cenários com pouca luz. E o A30 tem as mesmas características nesse sensor secundário.

Galaxy A10

Já o principal tem perda de foco e qualidade mediana no A10 e A20. Utilizar o HDR deixa as fotos menos claras, mas com equilíbrio da exposição melhor. Com pouca luz, as fotos saem escuras, mas ao menos não têm tantos ruídos.

O A30 já tira fotos de qualidade um pouco melhor, mas não é um salto muito grande em comparação com os irmãos. As fotos com pouca luz ficam granuladas, mas é algo que acontece até mesmo com sensores muito bons. O importante é não ter muitos ruídos.

Galaxy A20

O modo retrato, chamado pela Samsung de Foco Dinâmico, exige que as câmeras encontrem um rosto para funcionar. O recorte é um pouco melhor no A30 do que no A20. O A10 não oferece este recurso.

Nas selfies, temos uma escalada de resolução do A10 para o A30, com o A20 no meio. Os resultados são satisfatórios nos três modelos, sendo o mais avançado realmente superior em todos os quesitos. Mas mesmo o A10 tira boas fotos, com bom nível de detalhes e exposição controlada.

Galaxy A30

Em gravação de vídeo, todos ficam limitados ao Full HD, que está de bom tamanho para redes sociais. A qualidade não é muito boa nem no A10 e nem no A20, especialmente à noite. O A30 já é pouca coisa melhor no geral, e ganha especialmente na captação de áudio, mais limpa que a dos irmãos.

O A30 tem a melhor câmera dos três, e pode valer a pena fazer esse investimento a mais se você gosta de tirar muitas fotos ou até mesmo gravar vídeos.

Preço

O A10 atualmente custa cem reais a menos que o A20, mas entrega desempenho e bateria bem inferiores, além de tela de menor qualidade. É um salto consideravelmente grande no preço, mas o investimento a mais pode acabar compensando a longo prazo.

Já a diferença do A20 para o A30 beira os duzentos reais atualmente. Ambos ainda estão abaixo dos mil reais, mas se você já passou do A10 para o A20, não há motivos para saltar ainda mais para o A30.

Mesmo assim, se puder pagar a diferença e pegar o mais avançado dos três, mais uma vez, vai compensar a longo prazo. Você perde em duração de bateria, mas ganha consideravelmente em todos os outros aspectos.

Conclusão

O Galaxy A30 realmente tem mais qualidade que os irmãos, mas o A20 não é de todo mal. Para quem usa apenas o básico, o modelo do meio está de ótimo tamanho.

Agora, é difícil justificar a escolha pelo Galaxy A10. É um modelo consideravelmente inferior ao A20, com desempenho sofrível e bateria de duração bem mais baixa.

Galaxy A10 Galaxy A20 Galaxy A30
  • Menor preço
  • Maior autonomia
  • Melhor custo-benefício
  • Melhor conjunto
  • Melhores câmeras
  • Melhor tela

Esse modelo serve para quem realmente só usa o celular para fazer ligações e se comunicar com amigos e familiares por mensageiros. Se o seu uso vai além disso, é melhor considerar o A20, que vai durar mais tempo por um valor não muito mais alto.

E aí, você concorda? Pensou em algo que não mencionamos? Conta pra gente aqui nos comentários, sem esquecer de dizer qual é o seu modelo preferido.

(atualizado em 16 de março de 2024, às 16:46)

34

Comentários

Galaxy A10 vs A20 vs A30: qual é o melhor intermediário barato da Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista