LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 8 vs Galaxy A50: intermediário chinês ou coreano? | Comparativo

21 de novembro de 2019 65

Índice do comparativo

O Redmi Note 8 é o sucessor de um dos celulares mais queridinhos do momento, o Redmi Note 7. E com isso muitos brasileiros devem estar interessados na novidade chinesa. Porém, surge aquela dúvida: vale a pena ir no importado ou melhor investir em um rival nacional como o Galaxy A50? É isso que você confere em nosso comparativo entre o intermediário chinês e o rival coreano.

Design

Samsung Galaxy A50

Redmi Note 8

Os dois aparelhos são do mesmo tamanho, porém o da Xiaomi é mais gordinho e pesado. Parte da culpa está no acabamento em vidro na traseira, que passa maior qualidade que o plástico usado pela Samsung.

Enquanto o Note 8 traz pintura com efeito degradê que mistura cores diferentes, o A50 aposta em efeito furta-cor bastante discreto. Por beleza, cada um terá sua preferência, mas ambos devem agradar a maioria.

E a fabricante chinesa não economizou, temos aqui proteção Gorilla Glass 5 tanto no vidro traseiro quanto no frontal. Já o Galaxy tem proteção mais antiga com a terceira geração, o que resultará em menor resistência contra riscos e até quedas.

74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
75.3 x 158.3 x 8.4 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Você deve estar pensando: ter celular de vidro é ruim porque ele vai quebrar mais fácil que o de plástico. Isso é realmente verdade, mas pelo menos a Xiaomi incluiu uma capinha de silicone na caixa que vai ajudar a proteger o aparelho.

Se design e qualidade de construção é mais importante para você, então o Redmi Note 8 vai te agradar mais. Porém, Samsung usou materiais mais baratos para poder investir em tecnologias mais avançadas, como o leitor biométrico sob a tela. Já o da Xiaomi vem com solução convencional na traseira. Os dois funcionam bem, porém o do A50 traz mais comodidade.

Assim vamos declarar o primeiro empate. O Note 8 tem melhor acabamento, porém o A50 tem biometria mais avançada.

Multimídia e recursos

Tela e som


Os dois possuem tela quase do mesmo tamanho e com a mesma resolução. O diferencial fica para o tipo de painel usado. Samsung investe na tecnologia Super AMOLED que exibe cores vibrantes com alta saturação, enquanto a Xiaomi traz LCD IPS que tem boa relação de contraste e ângulo de visão.

Aqui o Galaxy A50 leva a melhor. Sua tela alcança brilho mais alto e reflete menos contra a luz, sendo mais indicado para uso fora de casa. E sem falar que usar o modo noturno da One UI e aplicativos que não tenham fundo branco vai fazer a bateria render mais com a ajuda da tecnologia AMOLED.

E na parte sonora? Aqui a situação se inverte. Ambos possuem apenas um alto-falante na parte inferior, ou seja, nada de áudio estéreo. Porém o da Xiaomi tem maior potência sonora, apesar de distorcer um pouco no máximo. Pelo menos ajuda em locais mais barulhentos.

O da Samsung tem com vantagem vir acompanhado de fone de ouvido. A qualidade é decente, porém o som entregue pelo A50 é pior que o do Note 8. Vale a pena investir em um fone de qualidade e usar o da Xiaomi para ouvir músicas.

Aqui temos mais um empate. O Galaxy A50 leva a melhor em tela, enquanto o Note 8 ganha em som.

Recursos


Os dois vêm com Android Pie e ainda não há uma data certa para atualização para a versão 10 do robozinho. A Xiaomi vem atualizando a sua linha recente de intermediários e o Note 8 deve receber em breve a MIUI 11 globalmente. Já a Samsung está um pouco mais lenta neste processo.

O software dos dois é bastante modificado e cada um traz recursos únicos. Um grande diferencial para o modelo da Samsung é oferecer TV Digital em alta resolução. Se você quer um aparelho para passar o tempo em qualquer lugar, ele entregará uma experiência multimídia mais completa.

Já o Note 8 tem emissor de infravermelho, o que permite não apenas controlar a TV da sua casa, mas também qualquer equipamento eletrônico que tenha controle remoto.

Será que teremos um empate no final? Aqui damos mais um ponto para cada, já que os dois oferecem bons diferenciais.

Desempenho

Menor tempo melhor

O hardware é diferente em cada. A Xiaomi apostou em plataforma da Qualcomm, enquanto Samsung investiu no próprio Exynos. Qual é melhor?

O processador do A50 é mais potente e isso ajuda no desempenho do aparelho. Ele é mais rápido tanto na abertura de apps quanto na transição entre eles. Já em benchmarks, o Snapdragon leva a melhor e conquista pontuação superior no AnTuTu. O que é mais importante para você, velocidade ou números altos?

Se você está mais interessado em jogos, então pode escolher qualquer um. Tanto a GPU Adreno 610 quanto a Mali-G72 rodam bem a maioria dos jogos disponíveis para Android. Alguns títulos rodam um pouco mais suave no A50, enquanto outros apresentam um pouco mais de estabilidade no Note 8. A maioria nem notará alguma diferença.

E finalmente temos um desempate. O Galaxy A50 leva um ponto por ter melhor desempenho no geral.

Bateria

Quanto maior melhor (exceto para recarga)

Outro ponto que os dois aparelhos têm em comum é na bateria com 4.000 mAh em cada. E mesmo que o hardware seja diferente, eles entregam mesma autonomia. Tanto o A50 quanto o Note 8 rendem o dia todo e você não precisa se preocupar em levar o carregador com você.

Porém, o modelo da Samsung tem pequena vantagem aqui no tempo de recarga. O modelo da Xiaomi leva quase 25 minutos a mais para ter sua bateria recarregada. Pode não ser uma diferença grande, mas para aqueles que não largam o celular um momento ou não têm paciência de ficar esperando o smartphone recarregar, terá preferência pelo Galaxy A50.

E com isso, o modelo da Samsung acaba levando mais um ponto.

Câmeras

O Redmi Note 8 vem com quatro câmeras, enquanto o Galaxy A50 tem apenas três. Além disso, o modelo da Xiaomi traz sensor de 48 MP contra apenas 25 MP da Samsung. Isso poderia deixar claro que o modelo chinês é melhor para fotos, certo? Não é bem assim.

O Note 8 realmente tira boas fotos, assim como o seu rival. Em locais com boa iluminação temos alta nível de detalhes e bom equilíbrio entre exposição e contraste. A câmera da Samsung tende a saturar um pouco mais as fotos para deixar as cores mais vibrantes, enquanto a da Xiaomi tem um balanço de cores mais acertado. O que você prefere?

Em locais com pouca luz é onde o modelo da Samsung leva a melhor. Nem tanto na claridade das fotos, mas sim nos detalhes que são mais bem preservados. No Note 8 temos um nível alto de ruídos, que fica ainda pior ao usar o modo noturno. E isso pioria ainda mais ao usar a câmera grande-angular.

A lente mais aberta tem melhor qualidade geral no A50, mas o Note 8 tem de diferencial a lente macro para tirar fotos de muito perto. Os dois possuem sensor profundidade e fazem bom uso do modo retrato.

Aqui vamos dar um empate. Os dois tiram boas fotos. O Galaxy é melhor à noite, mas o Note 8 satura menos as fotos e traz câmera macro como extra.

Fotos capturadas com o Galaxy A50

Na parte frontal temos uma câmera de maior resolução no Galaxy A50 que também tem lente mais ampla, o que permite incluir mais pessoas nas selfies. A qualidade geral das fotos é melhor no modelo coreano. Há mais detalhes registrados da pele e melhor balanço de cores.

A qualidade cai ao tirar selfies à noite, porém não difere muito do que temos com a câmera do Note 8. Se você busca um celular para tirar fotos na balada, é bom sempre ficar perto de alguma fonte luz ou terá fotos muito granuladas em ambos.

Aqui vai mais um ponto para o Galaxy. Sua câmera é melhor para selfies.

Fotos capturadas com o Redmi Note 8

Para vídeos, o Note 8 tem a vantagem de filmar em 4K, enquanto o A50 fica limitado a Full HD. Porém, se você for filmar com a câmera ultra-wide no Xiaomi, terá que se contentar com Full HD ou até mesmo HD se preferir usar a câmera macro.

Os dois possuem estabilização eletrônica, mas o da Samsung treme um pouco menos. Além disso, a captura de áudio é um pouco melhor com o modelo coreano.

Quem leva a melhor em vídeos? Vamos dar um ponto para cada. O Xiaomi tem maior resolução e o Galaxy tem melhor estabilização e áudio.

Preço

Até aqui o Galaxy A50 está levando a melhor. Se você não se importa em abrir mão de ter garantia nacional, pagará menos no Redmi Note 8 que pode ser encontrado por 200 reais a menos que o rival da Samsung.

Caso decida importar, será possível economizar ainda mais e pagar menos de mil reais por ele, o que torna seu custo-benefício bastante interessante.

Assim, damos um ponto para o modelo da Xiaomi.

7.4 Hardware

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
6.2 Custo Benefício

Redmi Note 8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Ir de importado ou comprar um celular nacional? Se sua dúvida é entre o Galaxy A50 ou o Redmi Note 8, recomendamos o modelo da Samsung. Ele tem melhor tela, é mais rápido, passa menos tempo na tomada, tem melhor câmera, traz TV Digital e biometria na tela de diferenciais, e ainda oferece garantia de um ano custando pouco a mais que o modelo chinês.

O Redmi Note 8 também é um celular bacana e se destaca pelo design e acabamento melhor, som mais potente, filmadora que grava em 4K e preço mais acessível, ainda mais se for importá-lo. Se você ainda está em dúvida entre os dois, recomendamos comparar os dois lado a lado e ver qual tem mais a oferecer para você.

RESULTADO

Samsung Galaxy A50: 8 PONTOS

  • Biometria na tela
  • Ótima tela Super AMOLED
  • TV Digital como extra
  • Melhor desempenho
  • Menor tempo de recarga
  • Melhores fotos à noite
  • Selfies de boa qualidade
  • Melhor estabilização e áudio nos vídeos

Redmi Note 8: 6 PONTOS

  • Melhor acabamento
  • Som mais potente
  • Serve como controle remoto
  • Câmera macro como extra
  • Grava vídeos em 4K
  • Menor preço

E aí, você concorda? Gosta mais do Galaxy A50 ou do Redmi Note 8? Conta para nós nos comentários abaixo.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 19:36)

65

Comentários

Redmi Note 8 vs Galaxy A50: intermediário chinês ou coreano? | Comparativo
  • Até hoje eu pulo fora quando vejo o nome Samsung

      • Vai na ficha técnica oficial da xiaomi e vê se o bluetooth é 4.2

          • Engraçado que quando qualquer aparelho da Xiaomi perde em comparativos sempre aparece um monte de gebte dizendo que já teve os "dois aparelhos" e qur o Xiaomi é melhor....

            Porque alguém compraria dois intermediários em um pais em que a média de compra de smartphones gira em tordo de um aparelho a cada dois anos!?!?! Não seria mais inteligente juntar o valor dos dois intermediários e comprar um top de linha?%uD83E%uDD14%uD83E%uDD14%uD83E%uDD14

            • Não uso mais Samsung, já tive, s4, note2 tive 2, note 3, moto g, Moto x, fora os mais antigos, comprei um redmi note 5 pra mim a 2 anos e estou com ele até hoje, comprei um note 7 para minha esposa e sempre comparando hardware e sistema operacional e é claro preço, a xiaomi ganha em custo benefício, eu acho a miui melhor, e quanto a hardware é só pesquisar sobre os componentes e verão que vários aparelhos nacionais usam ou já usaram. Eu jogo muito no celular e garanto que muitos fãns de ambos os lados não utilizam metade da capacidade dos aparelhos, apenas querem poder falar que X é melhor que Y porque viu em tal lugar. Consertei muito aparelho e sempre que me perguntavam qual aparelho era bom, minha pergunta era: para que você usa o celular?
              Conheço gente pobre que compra iPhone x para usar Facebook, Instagram e tirar selfie, coisa que qualquer aparelho de 700 reais faz bem. Quanto a comparação não achei nada que puxe sardinha para nenhum lado, o diferencial é detalhe e gosto, pra mim só o que o Samsung ganha é por ter tv digital, para quem procura essa opção e o fator de desempate, no mais vai do gosto. Eu pagaria o note 8 porque passei a ter confiança na marca, na miui e é muito mais bonito, e também porque o legal é ser diferente, quanto a reposição de peças serão as mesmas para ambos, reposição é tudo paralelo, um monte fala que tem original da Samsung mas quando quebra 90% prefere pagar 300 na paralela do que 800,850 na original que custa quase o preço do aparelho.

                • Redmi note 8 tem tela IPS e além disso vários apresenta retenção de tela e o A50 tem tela amoled o processador é melhor apesar de no antutu empataram o pubg mesmo no a50 ele roda no extremo hdr e taxa de quadros no ultra já o redmi note 8 só roda no HD e alto

                    • Se não sabe, tela amo led e super amo led dão mais retenção de tela do que IPS LCD. Falo por experiência e por conhecimento de vários canais como Canaltech. Falar um ponto negativo do RND8 como se não tivesse no A50 é um tanto ridículo

                      • Melhor xiomi estou com meu not 8 Samsung trava muito já tive 2 dessa marca não me agradou xiomi até agora melhor se

                        • Design: prefiro o A50, ele se encaixa melhor nas mãos, pois o RN8 com aquele formato quadradão não é ergonômico.

                          Tela e som: empate, pois o que o A50 tem de tela, o RN8 tem de som. Uma troca justa

                          Recurso: o infravermelho é muito mais útil e Miui tem um sistema melhor que a OneUi.

                          Desempenho: o RN8 tem uma pontuação bem mais alta no Antutu e testes de vários canais na gringa já mostraram que o RN8 é mais rápido.

                          Bateria: A50, por carregar mais rápido e ter possibilidade de você controlar o gasto de bateria melhor pela tela ser amoled.

                          Câmera: RN8 por ter mais opções e ganhar na maioria dos cenários contra o A50, que só tem vantagem no modo noturno. Mas se você prefere uma câmera inferior em 80% dos cenários para ter um modo noturno melhor, fazer o que, né?
                          Ps: ambas as câmeras são estabilização digital, vai tremer pra burro.

                          Preço: RN8, lançamento e custando barato.

                          O meu resultado foi 5x3 para o RN8. Porém, não isenta ele de ser um grande erro por parte da Xiaomi. Se eu não levasse em conta o sistema operacional, iria de A50 com certeza, mas depois daquele comparativo tosco que fizeram do Mi9T com o A70, já prefiro tirar minhas próprias conclusões baseados no que eu analiso.

                          • Pergunta para os usuários da Samsung se dá para usar Gcam nós aparelhos deles kkkkkkkk

                            • Como assim? O meu 9t tem garantia de 1ano

                                • A tela do A50 é incrível super brilhante inclusive vc consegue enxergar sob o sol sem contar a garantia de um ano que vc perde ao comprar um chinês .

                                    • Eu particulamente prefiro as telas Super Amoled da Samsung, pois me incomoda o preto esbranquiçado das telas IPS, acho as telas de retina da Apple muito lindas, mas isso e gosto pessoal mesmo, o mais importante e o custo/beneficio que um aparelho entrega, pois valorizo mais meu dinheiro do que uma ostentação (diga-se de passagem, ostentação parcelado em 24x com dividas não é ostentação, é burrice).

                                        • Infelizmente aqui no Brasil há muito consumidor ignorante que acredita que Xiaomi é um celular xing-ling daqueles que eram falsificados de marcas conhecidas da Uruguaiana/25 de março. Acredito que é trauma desse povo ae. Pesquisem em sites não só brasileiros, mas sites gringos e vocês vão ver que o mundo e muito maior do que Samsung e Apple. Xiaomi ja se encontra em um patamar de igual com as gigantes de tecnologia e ela consegue entregar qualidade com preço justo a da Samsung e ainda mais do que da Apple.

                                          O mais importante é você pesquisar e comprar um aparelho que caiba no seu orçamento e que vai te atender qual não seja um objeto de ostentação, caso contrário isso te qualificará como mais um gado...

                                            • Isso tudo é no papel..
                                              Na prática meu Galaxy A60 trava demais. No início era fluido, depois de uns 2 meses de uso começou a ficar carregado. Suponho que aconteça o mesmo com o A50.

                                                • Depois de pesquisar muito, ver diversos comparativos do A50 com outros modelos (não apenas este), por já ter tido Samsung e por ter tido uma experiência não tão boa com um Motorola G4 Plus, resolvi voltar para o Samsung e, na segunda-feira, comprei meu A50. Só pela entrega dele agora... assistência, confiabilidade da marca no mercado, tecnologia atualizada, boas câmeras, boa bateria e beleza levaram-me a optar pelo referido aparelho.

                                                    • Iria de A50. Passo longe de produtos chineses.

                                                        • Os comentários são so melhores KKKKKKKKKK

                                                            • Samsung tenta ser competitiva, mas ainda não tá alcançando a xiaomi. Só ganharia meu respeito quando baixarem os preços no Brasil.

                                                                • Morrendo de rir com os comentários, é cada perola k

                                                                    • 200 reais de diferença

                                                                      • Já cansei de falar: techtudo e TudoCelular são os sites mais lixos e vendidos do país. Qualquer coisa que não seja Apple pra eles não é bom. Logo, quem pagar mais, óbvio que eles vão puxar a sardinha. Redmi note 8 é superior em tudo.

                                                                          • Superior em tudo kkkkk
                                                                            A50 tela super amoled
                                                                            A50 camera frontal melhor
                                                                            A50 Bluetooth 5.0 contra 4.2
                                                                            A50 carrega mais rápido
                                                                            A50 processador melhor e roda pubg no extremo redmi note 8 só no alto
                                                                            Tem garantia se for pegar o modelo de 128gb são 200 ou menos a mais
                                                                            O de 64gb esta na mesma faixa de preço
                                                                            Tem Dolby Atmos

                                                                          • Esses xiaominions são uns tapados, nenhum smartphone presta sem ser xiaomi, todo comparativo que perdem é comprado ... ridículos.
                                                                            Esses xings da xiaomi são feitos de restos, todos sabem .
                                                                            Essa linha A da Samsung veio bem acertada, bons recursos, preço baixo, garantia , melhor desempenho que os rivais .

                                                                            • Matéria ridícula , já usei ambos pra comparar e garanto , o A50 tem mais engasgos em muti tarefas e em jogos , é pouco ? Sim , mas tem .... Outro ponto , a câmera do note 8 é muito superior a do A50 , você provavelmente não soube usar e extrair todo o potencial dessa câmera.

                                                                              No geral Note 8 é 60/40 em relação ao A50 .

                                                                              Matéria tendenciosa pra fazer com que venhamos a evitar a compra de Xiaomi e continuar pagando caro em celular no Brasil.

                                                                              • Tem notícias PSL 383/2017.

                                                                                Coisa idiota da Leila do Vôlei pra acaba com jogos.

                                                                                  • Meu Xiaomi tem uma tela ruim também,para enxergar algo no sol e difícil,se fosse boa o smartphone seria pra mim ótimo, porém mesmo mais caro,entre os dois do post eu ficaria com o Samsung mesmo,por razões óbvias..

                                                                                      • sabe o que faz xiaominion ser desacreditado? reclamam que a matéria foi comprada mas não tem um UNICO argumento pra embasar isso, a vitoria foi dada por argumentos mostrados em cada topico, rebatam eles e talvez tenham alguma credibilidade...

                                                                                          • Samsung só da linha S que de resto...

                                                                                              • o engraçado que para os xiaominios todos celulares da xiaomi bate os concorrentes so pq sao mais baratos , SER MAIS BARATO NAO SIGUINIFICA SER MELHOR ,A QUALIDADE DOS CONPONENTES É REDUZIDA PARA ENTREGAR UM PRODUTO MAIS BARATO EAI ESTÁ A PROVA ,NEM SEMPRE VAI TER CELULAR DA XIAOMI MELHOR QUE O OUTRO SO PQ É MAIS BARATO ENTENDAM ISSO ! .

                                                                                                  • Então compra Samsung e deixa a gente comprar xiaomi! Vai lá espertao! Não vê que a matéria foi de longe paga!

                                                                                                      • em primeiro lugar , algum momento eu disse que nao é pra comprar xiaomi e que só é pra comprar samsung ? em segundo lugar ese a materia foi paga o que vc ta fazendo aqui entao?

                                                                                                          • https://youtu.be/55uaORvkW2I aqui na matéria diz que o Samsung ganhou em tudo! Basta dar uma olhada nesse link do Youtube que não foi feito por brasileiro que mostra exatamente o contrário! Matéria paga, e bem lembrado, não vou mais acompanhar a tudo celular! Querendo enganar os brasileiros descaradamente! Por dinheiro!

                                                                                                        • Redmi note 8, e os telefones da Samsung começam a engasgar bem mais cedo

                                                                                                            • Engraçado que vi comparativo em outros canais(pelo menos em 4 canais) e eles mostram vitória do Redmi note 8.
                                                                                                              Obs: não confiem nesse exynos

                                                                                                                • Aceitem Xiaominions... A Samsung levou essa como tinha levado do A30 x Note 7.

                                                                                                                  Adoro a Xiaomi. Tenho diversos gadgets da marca, mas essa linha A da Samsung veio pra quebrar as pernas da Xiaomi.

                                                                                                                    • onde? não é isso que eu vejo,a xiaomi vive quebrando as pernas da samsung,não só na índia como na eua também, samsung sempre foi lixo galaxy j8 com snapdragon 450 por 1.8k no lançamento, samsung so presta linha S e note , e uma analise do próprio tudo celular fala que o A 50 não é fluido e agora ele já é o supera sumo bom vai entender né.

                                                                                                                        • Quebrar as pernas? Pesquisa depois quantos aparelhos A50 foram vendidos e compara com qtos Redmi note 8. A Samsung virou café com leite perante a Xiaomi! Se não abrirem o olho, as empresas chinesas irão acabar com ela em no máximo 5 anos! Quem viver verá!

                                                                                                                            • sabe que a linha A foi a linha que mais vendeu da samsung esse ano né?e que a samsung ainda é a empresa que mais vende smartphones no mundo ne²? xiaominion as vezes da uma viajada(e eu nem gosto dessa linha A, tenho alergia a smartphone intermediario...to bem feliz com meu S8 e esperando black fraude pra um Note10/Mate30)...

                                                                                                                          • Rpz... Sei não, o Note 8 tá muito bom! Não recomendo a samsung frente ao note 8, preço, acabamento, câmera, tudo no note 8 tá show de bola, fora o desempenho dele, que está muito bom, eu gostava da samsung, mas sobre a xiaomi, me surpreendi com esse note 8

                                                                                                                              • Bate não po, os caras inventaram isso aí tudo zzzz

                                                                                                                                  • Se é xiaomi não pode perder ... pq se não o site foi comprado %uD83D%uDE34%uD83D%uDE34
                                                                                                                                    O melhor que os "acusadores" não usaram nem um dos smartphones kk

                                                                                                                                      • então neste caso eu posso dar a minha opinião como consumidor dos dois tipos de aparelhos, Pois já tiver os dois, Mais sendo franco o A50 não é um aparelho ruim , só que o custo benéfico dele acaba perdendo muito, fora que o custo de um tela dele não compensaria para um cliente , já o note 8 por outro lado tem uma tela mais barata , então resumindo são duas maquinas, mais acredito eu que a Xiaomi leva a melhor nessa !

                                                                                                                                        • note sem duvidas, melhor custo beneficio e sem conta que em processamento gráfico ele não perde em nada !!

                                                                                                                                            • Quanto a Samsung pagou pra essa matéria? Nem de perto o A50 bate no Redmi note 8! Kkk matéria paga!

                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                              Android

                                                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                              Windows

                                                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista