LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 11 Pro Max vs Note 10 Plus, OnePlus 7 Pro e iPhone XS | Comparativo de câmeras

24 de novembro de 2019 74

Depois de uma semana árdua de votação, chegou a hora de descobrir quem se saiu melhor no comparativo de câmeras entre iPhone 11 Pro Max, Galaxy Note 10 Plus, OnePlus 7 Pro e iPhone XS.

Vale lembrar que as fotos exibidas aqui foram submetidas a votação cega, com todos os detalhes sendo removidos para que tudo acontecesse da forma mais imparcial possível.

Especificações técnicas
iPhone 11 Pro Max Galaxy Note 10 Plus OnePlus 7 Pro iPhone XS
Resolução 12 MP + 12 MP + 12 MP
wide + tele + ultrawide
12 MP + 12 MP + 16 MP + ToF
wide + tele + ultrawide
48 MP + 12 MP + 16 MP
wide + tele + ultrawide
12 MP + 12 MP
wide + tele
Abertura f/1.8 + f/2.0 + f/2.4 f/1.5-2.4 + f/2.1 + f/2.2 f/1.6 + f/2.4 + f/2.2 f/1.8 + f/2.4
Tamanho do pixel 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 0.8 µm 1.4 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 12 MP, f/2.2 10 MP, f/2.2 16 MP, f/2.0 7 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação cega pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

77.8 x 158 x 8.1 mm
6.5 polegadas - 2688x1242 px
77.2 x 162.3 x 7.9 mm
6.8 polegadas - 3040x1440 px
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
75.9 x 162.6 x 8.8 mm
6.67 polegadas - 3120x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - HDR

A maioria dos celulares vem com HDR ativado por padrão que busca compensar o excesso de exposição e corrigir partes escuras de um cenário. Aqui colocamos os quatro para fotografar uma modelo contra a luz e fica claro que os celulares chineses ainda sofrem em entregar um bom balançado dinâmico. O Galaxy Note 10 Plus foi o mais votado e isso já era esperado, afinal ele entregou o melhor resultado. Em seguida tivemos o iPhone 11 Pro Max.

Foto 2 - Macro

Sabe quando você quer tirar foto de algo muito próximo para registrar o máximo de detalhes, como o olho humano? Muito celular acaba perdendo o foco facilmente ou exagera no pós-processamento. Aqui vemos o iPhone XS decepcionar como o pior dos quatro, enquanto o 11 Pro Max registrou a melhor macro.

Foto 3 - Retrato

Modo retrato se tornou obrigatório em qualquer celular. Aqui todos fazem um bom trabalho, e apesar dos dois iPhones terem sido os mais votados na avaliação popular, provavelmente pela qualidade da imagem no geral, avaliamos o OnePlus 7 Pro como aquele que entregou o melhor resultado no quesito recorte, que era o ponto principal a ser avaliado aqui. O efeito de desfoque é maior e ele conseguiu desfocar na área entre os braços da modelo, coisa que os demais falharam.

Foto 4 - Selfie Retrato

Com a frontal temos uma disputa maior. O iPhone 11 Pro Max apresentou a melhor selfie dos quatro, porém a luz do sol refletiu na lente, o que não aconteceu com os demais. O mais votado pelos leitores foi o Note 10 Plus, possivelmente pelas cores mais saturadas, mesmo com o sacrifício dos detalhes da pele com seu efeito de embelezamento. Mas novamente no voto técnico o OnePlus 7 Pro leva a melhor, por entregar o efeito retrato com menos falhas.

Foto 5 - Contraste

Aqui foi a vez do Galaxy Note 10 Plus se destacar, conseguindo entregar uma imagem muito mais equilibrada que os concorrentes, algo notado especialmente no céu ao fundo. O OnePlus 7 Pro também não fez feio, enquanto os iPhones deram preferência para clarear mais o assunto principal, mesmo que isso acabasse por estourar o fundo.

Foto 6 - Normal 1

Ótima disputa entre iPhone 11 Pro Max e Galaxy Note 10 Plus aqui, ainda que as imagens estejam bem diferentes. As cores mais quentes do modelo da Apple agradaram muita gente, enquanto o maior equilíbrio entre as áreas claras e escuras levou muitos pontos para o da Samsung.

Foto 7 - Ultrawide 1

Ao abrir o campo de visão com a ultrawide a situação continua, com iPhone e Galaxy disputando a preferência do público. Dessa vez o modelo sul-coreano levou a melhor com até certa vantagem.

Foto 8 - Normal 2

Com o cair da noite era esperado que a disputa mudasse, mas a verdade é que iPhone 11 Pro Max e Galaxy Note 10 Plus não deram chances para o OnePlus 7 Pro. Novamente o modelo da Apple acabou levando a melhor, mesmo com os tons quentes.

Foto 9 - Ultrawide 2

Em nossa segunda cena com a ultrawide o Galaxy Note 10 Plus reforçou sua superioridade frente aos demais, ganhando novamente com uma certa vantagem frente ao iPhone 11 Pro Max. Como você já deve ter imaginado, o iPhone XS foi excluído destas cenas por não ter uma câmera ultrawide, por isso perdeu por W.O.

Foto 10 - Anoitecer

O Galaxy Note 10 Plus levou mais uma em foto de paisagem ao anoitecer, conseguindo recuperar bastante informação sem granular ou perder a atmosfera de Sol poente. O iPhone 11 Pro Max ficou novamente em segundo, com OnePlus 7 Pro e iPhone XS nas últimas posições.

Foto 11 - Selfie Noturna

O cenário muda e a câmera também, mas ainda assim as posições dos aparelhos no ranking permanecem as mesmas. Temos o Galaxy Note 10 Plus agradando mais na selfie noturna, com o iPhone 11 Pro Max vindo na sequência.

Foto 12 - Noite

Para fotos noturnas a briga também foi pesada entre Samsung e Apple. O modelo da Maçã tem melhor registro de cores, especialmente ao anoitecer. O Galaxy, por outro lado, entrega menos ruídos em locais mais escuros. No geral o modelo da Apple acabou ficando com a primeira posição.

Foto 13 - Modo Noturno

O iPhone 11 Pro Max foi o mais votado no geral e isso é compreensível. Ele não só registra as fotos mais claras, como também mantém a qualidade da foto acima dos rivais. Ao ampliar a imagem é que vemos o quanto o modelo da Samsung perde a qualidade em pontos mais distantes. O OnePlus não fica muito atrás do modelo coreano, mas sofre com aberração cromática.

Foto 14 - Interno

Em nosso comparativo em ambiente interno com baixa luz, tivemos um resultado curioso. O público votou na foto do 11 Pro Max como a melhor, mesmo estando com nitidez inferior e com excesso de ruídos, apenas pelo fato de ser uma imagem mais clara. O Note 10 Plus registrou foto mais escura, porém com qualidade superior. E convenhamos: é muito simples arrumar o brilho em qualquer aplicativo de edição ou até mesmo no Instagram. Por isso o Galaxy levou a melhor na avaliação técnica.

Foto 15 - Zoom 5X

Todos os modelos aqui possuem lente teleobjetiva para usar zoom sem comprometer a qualidade. Buscamos aproximar um objeto em 5x, o que mescla o zoom óptico do aparelho com o digital. O que apresentou a menor perda de qualidade foi o iPhone 11 Pro Max, sendo também eleito pelos leitores do TudoCelular como o melhor. O Galaxy registrou menos ruídos, porém sacrificou todas as texturas do cachorrinho de pelúcia.

Fotos

Somando todas as cenas, incluindo voto dos leitores e da equipe TudoCelular, ficamos com o Galaxy Note 10 Plus em primeiro no quesito fotos, demonstrando que o modelo da Samsung se sai melhor (ainda que ligeiramente) em diversas cenas. O iPhone 11 Pro Max também não fez feio, sendo muito bom especialmente no macro e modo noturno, além de perder menos qualidade no zoom.

Por ser consideravelmente mais barato que os demais, o OnePlus 7 Pro também merece seus méritos, entregando um modo retrato mais consistente quanto ao recorte, o que vai ajudar a tirar suas fotos de cenas mais difíceis. Por fim, a decepção fica para o iPhone XS, que mesmo sendo o mais antigo ainda é consideravelmente caro nos dias atuais, e de forma alguma justifica isso com suas câmeras.

Vídeos

Samsung sempre se destacou em vídeos, mas nesta geração a Apple veio competindo forte e entrega qualidade superior ao filmar em 4K. Controle de exposição, equilíbrio de cores e texturas estão melhores no iPhone 11 Pro Max. Dos quatro, ele também é o que tem o sistema de estabilização mais eficiente e o foco mais ágil.

O Note 10 Plus registra vídeos mais claros à noite, porém a custo de imagens com bastante granulados. O OnePlus 7 Pro é o melhor para filmagem com a frontal à noite, porém no restante fica abaixo dos concorrentes, apenas o foco automático que é quase tão ágil quanto do iPhone 11 Pro Max.

O iPhone XS não sofre tanto com filmagens em locais mais escuros e sua câmera frontal também não fica muito atrás dos demais. A estabilização, por outro lado, é a mais limitada e temos vídeos mais tremidos com ele.

Os modelos da Maçã e da Samsung captam áudio de ótima qualidade, deixando o modelo chinês em último. No geral, o iPhone 11 Pro Max é o que entrega uma experiência mais completa com vídeos, ainda mais por ser o único a gravar em 4K a 60 fps com todas as câmeras, o que gera uma experiência mais homogênea. Em seguida temos o Note 10 Plus como a segunda melhor opção.

Conclusão

Podemos chegar à conclusão que a disputa realmente foi acirrada entre Apple e Samsung. O modelo mais recente da Maçã leva a melhor em macro, modo noturno, fotos com zoom e captura de vídeos. Já o rival sul-coreano se destaca pelo HDR melhor, câmera ultra-wide com qualidade superior, melhores selfies à noite e fotos com menos ruídos em locais fechados. E o OnePlus 7 Pro leva a melhor com seu modo retrato mais eficiente.

Muitas vitórias para o Galaxy e para o iPhone, mas qual tem a melhor câmera afinal? Podemos desempatar da seguinte forma: se você se preocupa apenas com fotos, terá uma melhor experiência com o Galaxy Note 10 Plus. Se vídeos também são algo que você considera importante, então vá de iPhone 11 Pro Max.

Os dois realmente impressionam e entregam qualidade próxima para fotos e vídeos. Fica notável a evolução da Apple comparado ao iPhone XS, que ficou em último em muitos cenários. Já o modelo chinês até consegue tirar boas fotos, mas a OnePlus ainda tem um longo caminho a percorrer para chegar no nível entregue por Samsung e Apple.

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 00:02)

74

Comentários

iPhone 11 Pro Max vs Note 10 Plus, OnePlus 7 Pro e iPhone XS | Comparativo de câmeras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista