
Samsung 20 Mar
O Zenfone 6 chegou tarde ao mercado nacional, porém veio com preço bastante agressivo. Mesmo sendo um aparelho recente, ele custa menos que rivais que foram lançados no começo do ano, como o Galaxy S10 Plus. E daí surge aquela dúvida: qual entrega o melhor custo-benefício atualmente?
Vamos te ajudar listando os prós e contras de cada um para ver qual vale mais o seu dinheiro. Preparado? Só acompanhar pelo índice abaixo para pular diretamente para a parte do comparativo que te interessa.
Vamos começar com o que os dois têm em comum: corpo de metal com traseira em vidro. Eles são quase do mesmo tamanho, porém as bordas mais finas do Galaxy o deixam um pouco mais compacto. O Zenfone, por outro lado, é mais gordinho e pesado.
A qualidade de construção é similar e ambos ostentam vidro com proteção Gorilla Glass. O Galaxy tem tela mais curva nas bordas, o que não agrada todo mundo. O Zenfone 6 tem design mais exótico com sua câmera flip.
Por ser mais barato, não espere um pacote recheado de tecnologias no ASUS. Ele abre mão de certificação IP68 para proteção contra água e também carregamento sem fio. O leitor biométrico é tradicional e fica localizado na traseira, enquanto o S10 vem com biometria na própria tela. Pelo menos os dois ainda trazem entrada padrão para fones de ouvido.
Nenhum aqui aposta em entalhe tradicional. O Galaxy tem dois furos na tela que causam estranheza no início e podem até atrapalhar o uso em alguns momentos. O Zenfone tem painel limpo sem cortes e isso vai agradar a maioria.
Por isso daremos um ponto a cada. O Zenfone agrada com visual mais limpo e o Galaxy tem seus extras.
A única coisa em comum na tela dos dois é o tamanho. Samsung investiu no seu painel Super AMOLED com resolução Quad HD, enquanto a ASUS foi mais conservadora e apostou em tela IPS LCD apenas Full HD. Vendo assim, parece que o Galaxy leva a vitória fácil, mas vamos analisar mais a fundo.
A tela do S10 alcança brilho mais alto e por ter contraste superior torna mais agradável o uso fora de casa, mesmo que o vidro curvo reflita mais luz. Se você é fã de cores mais vibrantes, também vai preferir a tela do Galaxy.
A imagem exibida pelo Zenfone 6 está longe de ser ruim, mas não tem a mesma boa calibração do rival coreano. Você pode ajustar usando os perfis da Zen UI, mas o branco sempre tende para o tom frio.
Em som a disputa é mais acirrada. Os dois oferecem alto-falantes estéreo com bastante potência e claridade. Mesmo com o volume no máximo é difícil perceber alguma distorção. Ouvir músicas com fone de ouvido também é uma experiência prazerosa em ambos.
O S10 Plus leva um ponto pela tela melhor, já na parte sonora os dois empatam.
Quem possui o melhor software, Samsung ou ASUS? A ZenUI já foi bastante criticada, mas a empresa está aprendendo e trouxe uma interface mais limpa com o Zenfone 6. A coreana, por outro lado, ainda aposta em sua One UI bastante agressiva e com muitos recursos que você nem deve acabar usando.
O Zenfone 6 foi o primeiro a receber Android 10 aqui no Brasil, já Samsung ainda vem testando esta versão do sistema em seu flagship e por mais que a novidade ainda saia este ano para o aparelho lá fora, aqui no Brasil ainda deve demorar um pouquinho.
Em termos de experiência notamos que o Zenfone engasga um pouco menos, apesar dos dois serem bastante rápidos. É o preço a se pagar para ter diversos recursos rodando em segundo plano no Samsung.
O Galaxy traz mais funcionalidades, porém o Zenfone está recebendo atualizações mais rápidas. Aqui daremos empate.
Quanto menor o tempo melhor
O Zenfone 6 vem equipado com Snapdragon 855, a mesma plataforma presente no Galaxy S10 Plus em alguns países. A versão nacional veio com Exynos 9820, que é um pouco menos potente e consome mais bateria.
E isso foi percebido em nosso teste de velocidade. O Zenfone saiu na frente, tanto na abertura de apps quanto no multitarefas. A verdade é que a diferença é pouca e muitos nem devem reparar nisso, mas se você quer o mais rápido, o Zenfone 6 seria a escolha.
Ele também consegue pontuação maior em benchmarks. Se você se importa com números altos no AnTuTu, este será mais um diferencial do ASUS. E em jogos? Aqui você terá ótima fluidez mesmo em títulos mais pesados, não importa qual escolha.
E o ponto vai para o Zenfone 6, por ser mais rápido no uso real e também em benchmarks.
Quanto maior o tempo melhor (exceto recarga)
ASUS foi mais generosa com o Zenfone 6 e incluiu bateria de 5.000 mAh, enquanto Samsung apostou apenas em 4.100 mAh. E como esperado, o Galaxy tem autonomia inferior, mas ainda é capaz de entregar bateria para o dia inteiro em uso moderado.
Se você não larga o celular um minuto ou não quer ter o trabalho de recarregar a bateria todos os dias, vai acabar preferindo o Zenfone 6. Ainda mais pelo fato de que os dois levam quase o mesmo tempo para ter a bateria completamente cheia.
Aqui a vitória vai para o Zenfone 6.
O Zenfone vem com sensor de 48 MP, o mesmo Sony IMX586 que equipa uma infinidade de intermediários chineses e até alguns top de linha. Ele é um bom sensor, capaz de tirar fotos de qualidade, mas sozinho não faz toda a mágica. E aqui que entra o bom trabalho da ASUS.
Dos modelos que testamos com este sensor, o Zenfone 6 é o que entrega as melhores fotos e consegue competir de igual com o rival da Samsung. Até mesmo em cenários mais escuros, que sempre foi o fraco da ASUS, não chega a ser um problema aqui. Porém as fotos tiradas com a ultra-wide são um pouco melhores no Galaxy.
O HDR funciona bem nos dois, há ruídos controlados em locais fechados e o foco automático é bastante ágil. Em alguns cenários o Galaxy registra mais detalhes, enquanto em outros deixa as fotos mais saturadas. De extra, o S10 Plus ainda tem a lente teleobjetiva com zoom óptico de 2x.
Os dois mandam bem em fotos, mas o Galaxy tem câmera mais completa.
O Zenfone 6 não tem câmera frontal, o ele que faz é girar a câmera dupla na traseira na hora que você precisa tirar uma selfie. ASUS alega que isso faz com que ele tenha uma das melhores câmeras para selfies da atualidade, e temos que concordar.
As fotos tiradas saem melhores que o conjunto duplo frontal do S10 Plus. E você ainda pode tirar benefício da lente ultra-wide para tirar fotos da turma toda, enquanto o rival da Samsung traz apenas um sensor de profundidade para o efeito retrato. O efeito de desfoque sai mais suave no Zenfone, mas o resultado é muito bom.
Para selfies, o Zenfone 6 leva a vitória.
Os dois gravam vídeos em 4K a no máximo 60 fps. A qualidade das filmagens é ótima em ambos. O Galaxy tem dupla estabilização, mas ao gravar a 60 fps apenas a eletrônica fica disponível. No geral, o Samsung faz um melhor trabalho ao cuidar dos tremidos.
A vantagem do Zenfone fica para a possibilidade de filmar com a mesma resolução voltada para a frontal, enquanto o S10 possui maior limitação. E ainda temos o flash para ajudar nas filmagens em locais mais escuros. Já na captura de som, o Galaxy registra áudio mais limpo.
Aqui daremos ponto para os dois.
O Zenfone 6 é o mais barato dos dois, custando 2.600 atualmente. Porém, este é o valor da versão de 64 GB. Se esta quantidade de memória é pouca para você, terá que pagar 3.400 pelo modelo com o dobro de armazenamento, sendo este o mesmo preço do Galaxy S10 Plus.
Se a diferença na quantidade de memória é irrelevante para você, então vale mais a pena economizar e ir de Zenfone.
Com isso, damos um ponto para o top de linha da Asus pelo melhor custo-benefício.
ASUS acertou ao trazer o Zenfone 6 mais barato que os modelos mais avançados da concorrência. Ele entrega bom conjunto com acabamento caprichado, tela sem entalhe ou furos, ótimo desempenho, bateria que dura dois dias e câmera flip que tira ótimas fotos e selfies.
O Galaxy S10 Plus tem IP68, leva a melhor em tela, sai em vantagem com a câmera ultra-wide e teleobjetiva, apesenta melhor estabilização em vídeos e captura som mais limpo, e traz o dobro de memória na versão mais básica, porém cobra bem mais caro por isso.
Se você busca o melhor custo-benefício entre os dois, a nossa recomendação é o Zenfone 6.
ASUS Zenfone 6: 8 PONTOS
Samsung Galaxy S10 Plus: 6 PONTOS
Você prefere a câmera flip ou os furos na tela para fazer selfies? Escreve aí no espaço para comentários.
Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular
TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular
Comentários