LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A50 vs Multilaser H: o nacional tem força pra brigar com a Samsung? | Comparativo

12 de janeiro de 2020 75

Em 2019 a linha A da Samsung passou por uma transformação e trouxe aparelhos que continuam sendo muito bem vendidos, sendo um desses exemplos do Galaxy A50. No mesmo ano, a Multilaser lançou um smartphone que realmente impressionou.

O Multilaser H é equilibrado, tem bom preço e nossa análise mostrou que a empresa está em um bom caminho para oferecer celulares competitivos no mercado nacional. Mas será que todo o esforço feito pela brasileira é o suficiente para bater de frente com uma multinacional do tamanho da Samsung?

Colocamos o A50 para ser comparado com o Multilaser H e ver quais são os prós e contras de cada smartphone, ajudando você a decidir o melhor para você. Confira todas as nossas observações agora, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A50

Multilaser H

Para trazer um preço competitivo, a Multilaser teve que fazer alguns cortes no H, e um deles é justamente na construção. Seu corpo é todo em plástico, e não há vidro reforçado contra quedas, e nem proteção contra água ou poeira.

Esse último também não está presente no A50, que também é em plástico, mas traz um visual que lembra vidro e traz ao menos Gorilla Glass 3 na frente. Nesse Samsung também temos sensor biométrico abaixo da tela, que mesmo não sendo dos melhores ainda é mais interessante que o sensor traseiro do H, que também não é muito rápido.

74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
74.4 x 156.4 x 8.1 mm
6.3 polegadas - 2220x1080 px
Ir para página de comparação

Os dois são dual SIM e aceitam cartão microSD, mas o Multilaser H é híbrido, deixando menos opções para o seu usuário. Na frente, ambos resolvem a câmera com um notch em formato de gota e trazem bordas finas e queixo pequeno. Eles têm quase o mesmo tamanho, e a diferença de peso é de apenas quatro gramas.

O primeiro ponto é do Galaxy A50 por ser mais caprichado na construção.

Melhor construção Galaxy A50
Slot é hibrido ou não? Galaxy A50
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Galaxy A50
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Nossos dois concorrentes têm virtualmente o mesmo tamanho de tela, aproximadamente 6.3 polegadas com definição FullHD+ e aspecto 19,5:9, mas enquanto o Multilaser H traz IPS LCD, o Galaxy A50 conta com AMOLED.

Isso traz sim diferença e uma superioridade para o A50, mas o celular da Multilaser não relaxou no display, que é um bom IPS com cores equilibradas e bom brilho. No aproveitamento de corpo, o A50 também leva a melhor por ocupar mais espaço frontal com a tela.

Temos mais um ponto para o Galaxy A50.

Melhor tecnologia de tela Galaxy A50
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A50
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A50

Som


No áudio o Multilaser se recupera um pouco. O som de nenhum dos dois é indicado para quem curte música ou filmes com mais profundidade. Eles não são estéreo e embora entreguem boa potência, trazem pouca clareza no A50 e distorção em volume máximo no H. No som Bluetooth, o Multilaser H conta com suporte a AptX HD para fones sem fio.

Para usar a conexão P2 com que ambos contam, há fones de ouvido na caixa. Os da Multilaser são bacanas, embora não ideais, mas os da Samsung são os mesmos que estão presentes na caixa da linha M da empresa, e não estão de acordo com o que se espera de aparelhos mais caros, entregando até um som pior que o da linha mais econômica.

Contando os detalhes gerais, esse ponto fica com o Multilaser H.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Multilaser H
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


Esses dois Androids possuem diferenças em seu sistema, graças à interface escolhida por cada empresa. Os dois vêm de fábrica com o Android 9 Pie, mas no caso do A50 temos a interface OneUI, enquanto que no H há uma interface mais próxima da idealizada pelo Google.

O Android 10 com a OneUi 2.0 já está em testes para o A50, devendo chegar ainda esse semestre, enquanto que a Multilaser não falou nada sobre a atualização de seu atual smartphone. Como ela não tem costume de realizar atualizações, não há muita esperança aqui.

O Multilaser H tem sistema simples e de fácil aprendizado para quem não entende muito de tecnologia, enquanto a OneUI é bonita e tem passado por recorrentes evoluções, apresentando mais recursos e também mais aplicativos instalados na memória.

Nas conexões, apesar de apresentar todas as básicas necessárias, nenhum dos dois traz NFC, mas contam com rádio FM e o A50 tem o extra de contar com o ANT+ para gadgets esportivos e TV Digital.

Outro ponto para o Galaxy A50.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A50
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy A50
Faltam conexões? Sobram? Galaxy A50

Desempenho

Em uma de suas jogadas mais ousadas, a Multilaser trouxe ao H um Snapdragon 710 com 6 GB de RAM. Não é o processador mais novo dessa série, mas é interessante para um celular nacional. Já no A50 a Samsung aposta em sua própria linha de processadores, com um Exynos 9610 com 4 GB de RAM embarcados. Ambos

E como eles se saem nos testes de desempenho? Para os benchmarks o maior destaque do smartphone da Multilaser leva a melhor, sendo bem superior nos números. Nos nossos testes de abertura o H chega a mais de 30 segundos a menos, cravando sua superioridade. Os dois chegam com 128 GB de armazenamento, mas o A50 tem versões em 64 GB.

Isso mostra que os 2 GB de RAM a mais fazem diferença, e que a Multilaser acertou bem na otimização do sistema. E, na verdade, a própria Samsung não acertou muito a mão nesse novo Exynos que chegou com o A50. Para jogos é a mesma coisa, e o H roda sem problemas qualquer título, enquanto o A50 também roda, mas não é o mais fluido aqui.

O Multilaser H é mais poderoso e equilibrado, ficando com o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Multilaser H
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Multilaser H
Quem tem melhores números de benchmark? Multilaser H
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A50
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Multilaser H
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Chegamos a números iguais no quesito bateria. São dois aparelhos com 4.000 mAh, mas uma pequena diferença pode chamar sua atenção. A bateria do Multilaser H é de íons de lítio, enquanto que a do A50 é de íons de polímero, mais maleável, leve e segura que a primeira.

Dito isto, os testes padronizados do TudoCelular mostram que o Multilaser H, assim como no desempenho, leva a melhor e dura duas horas a mais que a mesma bateria do A50. Em tempo de tela a mesma diferença se repetiu.

Na recarga, porém, o carregador de 15W mais rápido do Multilaser H não foi páreo para o de 10W do A50, e uma diferença de meia hora na recarga pôde ser vista, mas ambos passam um mínimo de quase duas horas na tomada. os dois celulares passam um dia tranquilo fora da tomada e não possuem carregamento sem fio.

Mais bateria é sempre um ponto forte, e ele fica com o Multilaser H.

Qual tem mais bateria?1 Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A50
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Multilaser H
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

Na câmera, temos um conjunto triplo nos dois concorrentes. Os dois contam com câmera de 8 megapixels (ultrawide para o A50 e teleobjetiva para o H) e um sensor de profundidade de 5 megapixels, mas as câmeras principais se diferencia: 25 megapixels com abertura f/1.7 e PDAF para o A50 e 16 megapixels com abertura f/1.8.

Na hora do que interessa, os dois aparelhos tiveram destaques em categorias distintas. O HDR do H é muito bom, assim como a qualidade geral e cor de suas fotos. Já seu modo noturno é ruim, e o A50 se sai um pouquinho melhor nessa tarefa, e traz desfoque de fundo muito bom.

A teleobjetiva funciona muito bem no Multilaser H, enquanto a ultrawide do A50 é boa, mas deve ser evitada em ambientes de pouca luz.

No fim, os destaques são maiores no Multilaser H, que fica com o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A50
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Multilaser H
Melhores fotos noturnas Galaxy A50
Melhores fotos externas Multilaser H
Melhores fotos internas Multilaser H

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A50

Se nas fotos o H se sai bem, o mesmo não pode ser dito sobre as gravações em vídeo. Ele possui suporte a 4K, mas um bug no app da câmera limita as capturas a FullHD. A estabilização existe, mas não é boa, assim como a captura de áudio.

Já o Galaxy A50 não é nenhum destaque em vídeos, mas consegue gravar vídeos legais e com boa captura de áudio, junto a uma estabilização eficiente.

O ponto do vídeo vai para o Galaxy A50.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Galaxy A50

Fotos tiradas com o Multilaser H

Nas selfies, o Galaxy A50 também traz um sensor principal de 25 megapixels, enquanto o Multilaser H conta com um de 16 megapixels, também como sua câmera principal. E aqui também o Galaxy A50 manda muito bem, com melhores fotos.

No H há alguma perda de nitidez e fotos em locais fechados não são ótimas. O A50 não sofre com nada disso e ainda evita o céu estourado em locais abertos, como acontece com muitos aparelhos, alguns até mais caros.

O ponto das selfies é do Galaxy A50.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy A50
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy A50

Preço

Atualmente, o preço mínimo dos dois é bem parecido, na casa dos R$1.400. O preço médio encontrado em nossa ferramenta de preços é de R$ 1.745 para o Galaxy A50 e de R$ 1.375 para o Multilaser H.

O preço de lançamento de cada um deles aqui no Brasil foi de R$ 1.999 para o A50 e de R$ 1.399 para o Multilaser H, ou seja, este último baixou bem pouco desde que foi lançado em novembro, e ainda deve ter alguma queda de valor nos próximos meses. Lançado em abril, o A50 já teve muito de sua queda esperada.

Eles empatam aqui, já que estão com preços bem parecidos.

Qual teve melhor preço de lançamento? Multilaser H
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A50
7.4 Hardware

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Quase tivemos um empate, mas na verdade é possível ver que cada aparelho se sobressai em alguma coisa. No caso do Galaxy A50, temos um aparelho com melhor acabamento e tela, além de sistema com mais recursos, incluindo TV Digital. As selfies e vídeos também são do A50.

Mas se o seu foco é desempenho e bateria, o Multilaser H não vai te deixar na mão, e se saiu melhor em nossos testes também na câmera principal. Se você não se importa tanto com estética e selfies e quer mais poder de fogo, ele é uma melhor escolha.

São ambos escolhas interessantes para a faixa dos R$ 1.500, basta decidir quais são as suas prioridades. Os dois são vendidos no Brasil e possuem garantia, resta saber se você quer apostar em uma marca nacional que lança poucos aparelhos por ano ou em uma marca que traz dezenas de novos celulares e é a mais vendida.

RESULTADO

Samsung Galaxy A50: 6 PONTOS

  • Ótimos detalhes de construção
  • Melhor tela
  • Recheado de recursos, mais chances de atualização
  • Melhor para vídeos
  • Melhores selfies
  • Bom custo benefício

Multilaser H: 5 PONTOS

  • Melhor qualidade de som
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Bom custo benefício

Você concordou com esse comparativo? Acha que o Multilaser H chega tão perto assim do Galaxy A50? Acredita que o processamento do A50 dá conta sim de um aparelho nacional? Queremos saber o que você pensa, deixe seus comentários abaixo!

(atualizado em 18 de abril de 2024, às 18:08)

75

Comentários

Galaxy A50 vs Multilaser H: o nacional tem força pra brigar com a Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista