LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A50 vs A51: põe de um lado, tira do outro | Comparativo

18 de março de 2020 14

Continuando a rodada de renovações na linha Galaxy A, a Samsung trouxe, além do Galaxy A20s e do Galaxy A30s, os Galaxy A51 e Galaxy A71. Todos eles têm como destaque o aumento no número de câmeras, entre outros detalhes.

Um dos intermediários mais interessantes de 2019 lançados no Brasil, o Galaxy A50 chegou caro, mas atualmente está por um preço mais de acordo com o que oferece. Agora, com o lançamento do A51, talvez você esteja interessado em saber se o upgrade valeria a pena.

Quer ver como ficam estes celulares lado a lado? Quer saber se vale pagar um pouco a mais no Galaxy A51 ou se é melhor economizar e ir de A50? Acompanhe agora o nosso comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A50

Samsung Galaxy A51

Nada de muito inovador aconteceu de uma versão para outra aqui. Os cantos arredondados estão um pouco mais redondos, mas ainda há plástico na traseira e molduras. É possível dizer que houve uma pequena modernização, e sai o furta cor para um efeito visual de faixas.

74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
73.6 x 158.5 x 7.9 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

A maior diferença está no módulo da câmera, que dobrou de tamanho e chama muito mais atenção, além de estar um pouco mais saliente. O tamanho é muito parecido e o peso aumentou em menos de 10 gramas. O notch marca a moda dos anos para que foram lançados: um entalhe em U para o A50 e um de furo para o A51.

A saída de som, conexão P2 e USB-C estão nos mesmos lugares, assim como botões e berço de chips, que é duplo e tem lugar exclusivo para os cartões de memória. Não há proteção contra água ou poeira e os dois trazem biometria óptica abaixo da tela, que ainda não é muito eficiente.

No geral, não há mudanças significativas para apontar evolução ou involução, então eles empatam.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Se é possível apontar alguma mudança mais relevante na cara dos A50, é a borda da tela, que está mais fina, assim como o queixo, coisa que possibilitou o crescimento da tela de 6.4 para 6.5 polegadas sem alteração no tamanho e melhor aproveitamento de tela.

A tecnologia é Super AMOLED, e com o aumento de pixels os ppi não sofreram redução. A proporção mudou de 19.5:9 para 20:9, mas a intensidade de brilho e qualidade se mantiveram as mesmas, e ambas as telas ficam bem em qualquer ambiente.

Temos uma vantagem para o Galaxy A51 aqui, que melhorou sua tela em alguns aspectos.

Melhor tecnologia de tela Ambos
Melhor resolução de tela Galaxy A51
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A51
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Ambos

Som


O áudio não é o destaque de nenhum dos dois aparelhos deste comparativo. Eles possuem um áudio decente em potência, mas perdem em clareza e detalhes. É um som mono, que chega a ser inferior aos dos Galaxy M30.

Há fones na caixa, mas eles são os mesmos entre si e os mesmos encontrados em smartphones de entrada da Samsung há alguns anos. Também possuem um som razoável, mas não aproveitam a qualidade de áudio que a conexão pode oferecer.

Eles empatam nesse quesito.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


Em matéria de recursos, eles também serão muito similares. Embora o Galaxy A50 tenha sido lançado com o Android 9 Pie, a Samsung acaba de disponibilizar o update para o Android 10 com a OneUI 2 para este smartphone.

Mas o A51 deve ter mais uma atualização, ainda, enquanto no A50 isso já é bem mais incerto.

O Galaxy A51 já sai da caixa na última versão do sistema e da interface, que é mais voltada para a atual moda das telas grandes. É um sistema cheio de recursos, com suporte a modo escuro e temas, por exemplo.

Uma das coisas interessantes é que a maior parte dos recursos presentes nos topos de linha estarão nestes dois também, e ainda há o extra de contarem com TV Digital. Nas conexões, eles possuem praticamente as mesmas, incluindo Bluetooth 5 e WiFi dual band, mas apenas o A51 tem NFC.

Por alguns extras, o ponto é do Galaxy A51.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A51
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Galaxy A51

Desempenho

Nenhum dos dois aparelhos chega despreparado para a briga. O Galaxy A50 traz o Exynos 9610 com 4 GB de RAM e versões de 64 GB e 128 GB de espaço. O Galaxy A51 conta com um processador ligeiramente atualizado, o Exynos 9611, junto a 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

São processadores que ficam apenas um pouco abaixo dos mais potentes da Samsung, e em benchmark são exatamente o que você espera: o A51 se sai melhor do que o A50. Porém, em nossos testes de abertura de apps, o modelo mais antigo se saiu 15 segundos mais rápido.

Essa discrepância deve acontecer pelo fato de a memória do A50 ser mais rápida que a do A51, e principalmente, por falta de otimização no celular mais novo. E esse já era um problema do A50 também na época de seu lançamento, em relação aos concorrentes.

Nos jogos, os dois vão rodar tudo o que você pensar em instalar, mas prepare-se para manter títulos mais exigentes como PUBG e Call of Duty com gráficos mais simples no A50. O A51 consegue rodar PUBG em HDR, até.

Por ter conjunto mais recente, o ponto fica com o Galaxy A51.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A50
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy A51
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A51
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Nenhum
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Ainda não chegamos nas câmeras, o verdadeiro motivo de uma nova geração desse aparelho, então mais uma vez temos itens parecidos. Aliás, iguais. Mesmo com processador mais novo, tela uma coisinha maior e mais câmeras, a Samsung optou por manter os mesmos 4.000 mAh.

O resultado é que, nos testes oficiais de bateria do TudoCelular, o Galaxy A50 durou mais do que seu sucessor, passando de meia hora extra longe da tomada. Para compensar, o Galaxy A51 fica menos tempo na recarga, embora sejam apenas 6 minutos a menos.

O ponto fica com o Galaxy A50, porque mais tempo de carga é sempre mais tempo de carga.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A51
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy A50
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Finalmente, o sentido de ser do Galaxy A51. A Samsung já começou com ele e com o A71 a renovação da linha, assim como vemos com os Galaxy A20s e Galaxy A30s, e a principal mudança em todos eles está na câmera.

Aqui, não apenas temos mais sensores, como também estão mais potentes. O conjunto do A50 é uma wide principal de 25 megapixels e abertura f/1.7 com PDAF, uma ultrawide de 8 megapixels e uma de profundidade de 5 megapixels.

O conjunto do Galaxy A51 conta com uma wide principal de 48 megapixels e abertura f/2.0 e PDAF, uma ultrawide de 12 megapixels, uma nova macro de 5 megapixels e uma de profundidade de 5 megapixels.

A abertura piorou na principal do A51, mas com a nova macro, aumentam as possibilidades de fotos criativas. E se já tínhamos o Galaxy A50 como um smartphone intermediário com ótimas fotos, isso ficou melhor no A51.

Uma das melhorias está na grande angular, que teve nitidez e detalhes aprimorados. A faixa dinâmica também está substancialmente melhor, sendo uma das melhores câmeras entre os intermediários, e a macro, apesar do foco fixo, é um dos melhores entre concorrentes.

O HDR não é muito bom para o A50, a não ser quando usado em interiores, e no modo noturno, apesar de o A51 se sair melhor, os dois tropeçam, trazendo muitos ruídos, como esperado em intermediários.

O ponto é do Galaxy A51, mas seu antecessor não faz feio também.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A51
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Galaxy A51
Melhores fotos noturnas Galaxy A51
Melhores fotos externas Galaxy A51
Melhores fotos internas Galaxy A51

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A50

Para vídeos, o Galaxy A51 também manda melhor. Apesar de não ter estabilização óptica como o A50, traz a eletrônica de forma exclusiva. Além disso, apenas o A51 faz vídeos em 4K, mesmo que apenas em 30fps, também na ultrawide e na frontal. O A50 fica apenas em Full HD para gravações.

No A50 a gravação não é ruim, a estabilização é boa, mas tudo melhora no A51. O destaque fica para o sistema de estabilização que realmente acaba com os tremidos, mas não funciona no 4K. Já a captura de áudio é muito boa em ambos.

Esse ponto também é do Galaxy A51.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Galaxy A51

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A51

O que vimos nas outras áreas se repete aqui. Em selfies o Galaxy A50 é muito bom, não estoura o céu ao ar livre e traz poucos ruídos em locais fechados. No A51 temos isso e também a compressão de quatro pixels em um para capturar mais detalhes da sua pele. Como esperado, de noite nenhum eles será um destaque.

Ponto final das fotos para o Galaxy A51.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy A51
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy A51

Preço

Vamos então ao preço. Por aqui o A51 chegou em 2020, mas lá fora chegou no mesmo ano em que o A50, com 10 meses de diferença. Nesse tempo entre um e outro, mudou muita coisa no preço?

O A50 chegou ao Brasil por R$ 1.800, enquanto que o A51 foi lançado aqui por R$ 2.100, bem mais caro. Ainda assim, passados poucos meses, é possível dizer que o A51 já pode ser encontrado pelo preço de lançamento do A50. Mas o A50 já está com uma média de R$ 1.400.

Como esperado, o Galaxy A51 ainda deve ter uma queda maior de preço por ser mais novo, porém, por enquanto, o A50 pode ser encontrado por até 300 reais a menos.

Nosso último ponto é do Galaxy A50.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A50
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A50
7.4 Hardware

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware

Samsung Galaxy A51

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Galaxy A51 recebeu muitos pontos por causa da câmera, e sem isso talvez ficasse mais equilibrado. O A50 é um produto muito bom de 2019, e só foi criticado porque chegou a um preço de lançamento bem elevado. Atualizado para o Android 10, ele ainda é uma boa escolha.

Se você curte Samsung e apreciaria uma câmera melhor, o Galaxy A51 é uma melhor pedida, e ele ainda terá um update para o Android 11. Ele perde em bateria e desempenho, mas não é algo significativo que o desabone.

Podendo gastar um pouco mais, é uma melhor pedida pegar um processador mais novo e um aparelho com sistema já atual de fábrica. Se realmente precisar economizar, o A50 terá também boas coisas.

RESULTADO

Samsung Galaxy A51: 8 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor tela
  • Som razoável
  • Recheado de recursos
  • Desempenho mais vantajoso
  • Melhor câmera traseira
  • Vídeos bons
  • Boas selfies

Samsung Galaxy A50: 4 PONTOS

  • Boa construção
  • Som razoável
  • Maior duração de bateria
  • Bom custo benefício

E você? Acha que essa atualização da linha A da Samsung valeu a pena? Deixa o seu comentário!

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 10:34)

14

Comentários

Galaxy A50 vs A51: põe de um lado, tira do outro | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista