LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Note 10 Lite vs Note 10 Plus: ir no mais barato acaba com a experiência? | Comparativo

21 de março de 2020 40

Samsung lançou no começo do ano o Galaxy Note 10 Lite aqui no Brasil. Ele promete trazer a experiência da linha Note por um preço mais acessível, mas em troca você levará hardware antigo. Será que vale a pena economizar e investir na novidade ou é melhor pagar um pouco a mais e ir no Note 10 Plus? É isso que este comparativo do TudoCelular.com vai te ajudar a descobrir.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy Note 10 Lite

Samsung Galaxy Note 10 Plus

Os dois são quase do mesmo tamanho. Se você está buscando um celular com tela grande vai curtir qualquer um, mas o Note 10 Plus acaba sendo um pouco mais compacto por ter bordas mais finas.

Outra vantagem do Plus está no acabamento: ele tem traseira em vidro com proteção Gorilla Glass. O Note 10 Lite traz um policarbonato espelhado que Samsung chama de “Glasstic”. Tem cara de vidro, mas é o mesmo plástico da linha Galaxy A. A lateral de ambos é construída em alumínio com qualidade similar.

76.1 x 163.7 x 8.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
77.2 x 162.3 x 7.9 mm
6.8 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

Na parte frontal há furo centralizado na tela, sendo um pouco menor no Lite. Na traseira temos as câmeras agrupadas em linha vertical no Plus e organizadas em bloco saltado no Lite. Qual você prefere? Temos três câmeras nos dois, com direito a ultra-wide e teleobjetiva, mas o Plus ainda traz um sensor ToF que ajuda com realidade aumentada.

O Note 10 Plus é um celular mais completo com certificação IP68 para proteção contra água e poeira, carregamento sem fio e também reverso, suporte a Wi-Fi de sexta geração e conexão USB mais rápida, além de suporte ao Samsung DeX que transforma o celular em um PC. Já o Lite tem de vantagem apenas oferecer entrada P2 para fones de ouvido.

O Note 10 Plus começa levando o primeiro ponto.

Multimídia e recursos

Tela e som


Os dois possuem tela AMOLED, mas não é exatamente o mesmo painel. No Plus temos 0,1 polegada a mais e resolução Quad HD+, enquanto no Lite a resolução fica limitada a Full HD. Os dois aparelhos entregam brilho alto, porém a tela do Plus reflete mais contra luz devido à curvatura nas bordas.

Com relação à reprodução de cores a história já muda. Se você é do tipo que gosta de ver na tela do celular o mundo exatamente como ele é, então vai preferir o Plus por ter melhor calibração. Além disso, há suporte a HDR10+ que tira melhor proveito de filmes e séries compatíveis com o padrão máximo do HDR.

Na parte sonora o Plus também sai na frente por ter três alto-falantes. Além daquele padrão ao lado da entrada USB com temos no Lite, há também o de chamadas que serve com canal secundário para o efeito estéreo e mais um que fica no topo sendo dedicado para os graves. Isso tudo ajuda a oferecer um som mais equilibrado e envolvente que ainda conta com a calibração por parte da AKG.

O fone de ouvido que acompanha o Note 10 Plus também é melhor. E se você é do tipo audiófilo que quer sentir todo o potencial do fone de ouvido caro que você investiu, não vai querer se contentar com a potência sonora limitada do Lite. Para músicas o Plus entrega a melhor experiência com direito a codecs de áudio mais avançados.

Aqui daremos dois pontos ao Note 10 Plus por ter melhor tela e som.

Recursos


Os dois vêm acompanhados da canetinha stylus da Samsung, a S Pen. A do Plus é um pouco mais avançada e permite controlar o celular via gestos. Já no Lite você tem exatamente os mesmos recursos presentes no Note 9. Dá para usar o botão da S Pen como controle remoto da câmera para ajudar na hora de tirar uma selfie, mas é basicamente isso.

Todo a parte de multitarefas, edição e criação de conteúdo é similar entre os dois. A S Pen realmente é um extra bacana que pode fazer diferença na vida de algumas pessoas, mas o Note 10 Plus vai além disso.

Com o suporte ao Samsung DeX você pode baixar um aplicativo para Windows e Mac, plugar seu celular via USB e usar o Android em interface adaptada para desktop. Ele também permite usar a câmera ToF para mapear objetos e criar versões tridimensionais.

Com relação ao Android, o Plus chegou com Pie e recebeu o Android 10, mesma versão que já veio com o Lite. É garantido que ambos recebam o Android 11 em 2021, mas não há certeza se teremos outras atualizações além dessa.

O Note 10 Plus faz tudo que o Lite faz e mais um pouco, e por isso leva mais um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Os dois aparelhos possuem hardware da própria Samsung. No Lite temos o Exynos 9810 lançado em 2018 e no Plus o Exynos 9825 que é de 2019. E como já esperado, o mais recente é mais potente e econômico.

Em nosso teste padronizado de velocidade, o Plus chegou a ser 22 segundos mais rápido que o Lite. Já no dia a dia alguns podem nem perceber a diferença na velocidade, mas as animações são mais ágeis no Plus, assim como o conteúdo dos apps que carrega um pouco mais rápido.

Em benchmarks a diferença nas pontuações não chega a ser grande. No caso do AnTuTu tivemos uma diferença de apenas 22 mil pontos. Isso mostra que o hardware da Samsung não evolui tanto de um ano para o outro.

A GPU do Plus também é mais potente, mas por outro lado precisa lidar com resolução maior, o que acaba nivelando o desempenho dos dois nos jogos. Você pode reduzir a resolução de tela para Full HD, o que também ajuda a reduzir um pouco o consumo de bateria.

O Note 10 Plus leva mais um ponto por ser mais rápido.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto bateria)

O Note 10 Lite tem 200 mAh de bateria a mais e você já poderia esperar autonomia superior devido à resolução de tela mais baixa, certo? Isso iria acontecer se o hardware mais antigo dele não consumisse mais energia e isso acabou nivelando as coisas.

Em nosso teste padronizado de bateria, a diferença entre a autonomia do Lite e do Plus foi de menos de 10 minutos, o que podemos declarar um empate. Ou seja, ambos oferecem carga para o dia todo, desde que você não pegue pesado.

A vantagem do Plus fica para o tempo de recarga. Mesmo que venham com carregador que entrega os mesmos 25W de potência, a entrada USB mais avançada permite que mais energia seja enviada à bateria, fazendo com que passe menos tempo na tomada. E outro diferencial do modelo mais avançado é ter suporte a carregador de 45W que é vendido separadamente.

E não esqueça que o Plus pode ser usado como power bank para recarregar outros dispositivos, seja via USB ou mesmo sem fio.

E mais uma vez o Note 10 Plus leva mais um ponto.

Câmeras

Em câmera, quem leva a melhor? Temos sensor de 12 MP em ambos. O diferencial do Plus é que ele traz abertura variável que se ajusta de acordo com o nível de luz do ambiente. Em fotos tiradas durante o dia temos poucas diferenças entre os dois, já que o Lite traz mesma qualidade de câmera do Note 9.

Em cenários mais escuros vemos vantagem no Plus por ter maior abertura focal e melhor pós-processamento de imagem, o que garante texturas com qualidade superior e menos ruídos. Ambos oferecem modo noturno que traz resultados similares.

A câmera ultra-wide apresenta melhor qualidade no Note 10 Plus e tem menos distorção de lente. A teleobjetiva sofre menos em locais mais escuros, mas a qualidade do zoom é similar. Enquanto o efeito retrato tem o mesmo nível de acerto em ambos.

O Note 10 Plus leva ponto por ter câmera um pouco melhor.

Fotos capturadas com o Galaxy Note 10 Lite

Na parte frontal há uma câmera de 32 MP no Note 10 Lite que comprime quatro pixels em um só resultando em imagens de 8 MP, enquanto o Plus fica limitado a um sensor de apenas 10 MP. Isso quer dizer que o Lite é melhor para selfies? Nem tanto.

Por não ter foco automático no Lite é preciso acertar exatamente a distância de foco ou você terá selfies levemente borradas. Já o Plus permite que você tire selfies de qualquer distância sem se preocupar com isso. Modo noturno também está presente nos dois e ajuda a reduzir ruídos e melhorar textura da pele contra luz.

Mais um ponto para o Note 10 Plus.

Fotos capturadas com o Galaxy Note 10 Plus

A filmadora de ambos grava na resolução 4K até 60 fps. Já com a frontal temos a mesma resolução, porém limitada a apenas 30 fps. A qualidade dos vídeos do Note 10 Lite é muito similar à do Note 9, como visto nas fotos. A verdade é que não houve um salto tão grande de uma geração para outra, mas o Note 10 Plus grava com um pouco mais de qualidade.

A diferença maior fica nas filmagens noturnas com menos ruídos e maior nível de detalhes no que está distante. Ambos possuem ótima estabilização que controla bastante os tremidos. A captura de som é estéreo e de ótima qualidade em ambos.

E o Note 10 Plus leva mais um ponto em câmera.

Preço

Se você quer ter os diferenciais da S Pen e não está disposto a pagar mais caro no Plus, então o Lite seria o modelo ideal por trazer muitos dos recursos da canetinha presentes no Note 10 Plus, ficando de fora apenas os gestos.

A diferença de preço não é tão grande entre os dois. O Note 10 Lite faria sentido se ele custasse menos de R$ 2,5 mil, mas a verdade é que seu preço vai cair nos próximos meses e sempre estará abaixo da versão Plus.

Por ser o mais acessível, Lite leva o seu primeiro ponto.

8.4 Hardware

Samsung Galaxy Note 10 Lite

Comparar Aviso de preço
9.1 Hardware
6.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 10 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Este foi um dos maiores massacres que vimos nos comparativos do TudoCelular e o Galaxy Note 10 Plus quase que leva todos os pontos. A verdade é que ele é um celular melhor, mais completo e que custa um pouco a mais. Você tem melhor acabamento, tela e som superiores, desempenho mais ágil, menor tempo de recarga, câmeras melhores e S Pen mais completa.

As vantagens para o Note 10 Lite ficam apenas para a entrada P2 para fones de ouvido (que alguns sentem falta) e o menor preço. O Lite só valeria a pena se a diferença no valor dos dois fosse mais de mil reais. Como este não é o caso atualmente, indicamos o Note 10 Plus como uma melhor compra.

RESULTADOS

Samsung Galaxy Note 10 Lite: 1 PONTO

  • Mais acessível

Samsung Galaxy Note 10 Plus: 9 PONTOS

  • Melhor acabamento e mais completo
  • Tela AMOLED superior
  • Som mais potente
  • S Pen mais completa
  • Desempenho superior
  • Recarrega mais rápido
  • Melhor câmera para fotos
  • Melhores selfies
  • Filma com qualidade superior

Você acha que o Galaxy Note 10 Lite faz sentido? Ele é pior em tudo que o Note 10/10 Plus e custa quase o mesmo. Deixe seu comentário abaixo.

(atualizado em 31 de março de 2020, às 11:30)

40

Comentários

Galaxy Note 10 Lite vs Note 10 Plus: ir no mais barato acaba com a experiência? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 159 mortes em 4.579 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

Android

Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena